quarta-feira, 30 de março de 2011

ROGÉRIO 100NI

É fato. O cara é um dos melhores goleiros que já atuaram no Brasil até hoje - que eu me lembre...
Sempre fui muito fã dele e sempre achei que uma vaga na Seleção Brasileira era obrigação. Pena que os treinadores que passaram por lá não tenham pensado o mesmo que eu.
Aliás, já ganhou algumas chances, mas nada que se concretizasse como o titular da Amarelinha.
E tem demonstrado ao longo desses anos todos atuando pelo MESMO clube como profissional o que é um jogador identificado com a camisa que veste.
Poucos atletas são tão ligados ao clube como ele. Temos também o exemplo do goleiro Marcos do palmeiras que a muitas temporadas vem defendendo a camisa do Verdão do Palestra Itália.
Como goleiro é um cara excepcional, seguro nas bolas aéreas - com algumas falhas contra o Internacional que já lhe renderam uma perda de título da Libertadores da América e uma outra desclassificação da mesma competição.
Como batedor de faltas, vi poucos jogadores conseguirem a façanha que ele conseguiu. Tem uma precisão espetacular e sabe bem o que é deslocar o goleiro. Algumas referências que possam ser comparadas a precisão de Rogério Ceni tenho na minha lembrança Zico, Júnior, Juninho Pernambucano, Ronaldinho Gaúcho, Petkovic e Nelino. Se esqueci de alguém,. me lembrem... Mas que a qualidade dele é inegável isso é.
Parabéns Rogério pelo feito e pela sua demonstração de AMOR pelo clube que defendes até hoje.

terça-feira, 29 de março de 2011

A Polêmica da Vez

Que o técnico do Grêmio Renato Portaluppi é polêmico isso já sabemos a muito tempo.
E pra não ficar de fora das rodas de conversas sobre futebol, política e religião ele me aparece com mais umas de suas decisões que geram um misto de revolta e aprovação por parte dos torcedores tricolores.
Quando renovou com Grêmio, apresentou seu contrato com o clube sem prazo de término e sem nenhuma multa rescisória.
Alguns até pensaram que isso poderia ser mais um duro golpe na torcida, tão mal tratada pelas novelas Ronaldinho Gaúcho e Jonas, mas não.
Ao que tudo indica ele está feliz com o clube e com o trabalho.
Só que pra não perder o costume, acaba levando a público sua insatisfação em viajar com a delegação do Grêmio para os jogos no interior do estado, alegando que seriam muitas viagens e pouco tempo para se concentrar no trabalho e preparação da equipe para a Libertadores.
Direção achou por melhor - e com toda a razão - tratar o assunto internamente e a cada jogo em específico. Ficou resolvido que Renato viaja com o grupo para onde ele for. Nem que seja até Cacimbinha do Norte pra disputar um amistoso com o time juvenil da paróquia.
E paramos por aí? Claro que não...
Em meio a participação do Grêmio na  Libertadores da América surge uma suposta entrevista via telefone com um jornalista do centro do país que levanta suspeitas da ida de Renato para o Fluminense - até então sem técnico devido a saída de Muricy Ramalho.
Nesta gravação Renato coloca com sendo grande a possibilidade de ele vir a treinar o clube das Laranjeiras, mas que não se comentasse isso com ninguém. (foi o que ficou subentendido nas entrelinhas...)
Polêmica instaurada e pseudo-crise nas internas do clube. Para desmentir o fato é mais fácil falar que foi trote e todo mundo acredita, certo?!
Errado! A torcida do tricolor já não aceita mais desculpas e perdões por causa dos últimos acontecimentos desastrosos para o clube com relação aos seus contratados.
Vamos colocar isso em pratos limpos!!! E surge a explicação que ameniza a situação constrangedora criada. Houve uma entrevista sim, ele falou tudo aquilo sim, mas está bem feliz no clube e satisfeito com a diretoria e o grupo de jogadores. Ponto. Até que passa, mas o pessoal não esquece...
E agora a polêmica instaurada é sobre um tal de Mundialito de Futvôlei.
Para Renato, são só 2 ou 3 dias de afastamento de Porto Alegre em períodos determinados.
Para a Direção é uma oportunidade de marketing para o clube com a imagem do ídolo e atual treinador em uma "competição" de visibilidade internacional.
Para a torcida é só mais um motivo para Renato estar onde ele mais gosta: as areias das praias do Rio de Janeiro.
E todas essas versões só estão neste patamar de comparação porque o Grêmio já está na final do Gauchão 2011 e com a classificação praticamente encaminhada à próxima fase da Libertadores.
Seria diferente se o Grêmio precisasse de resultados mais expressivos?
Acredito que sim.
Ou espero que fosse...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Contrato de Alto Risco

Adriano agora virou mais um "louco".
Ou será que "louca" está a direção do Timão em querer a presença do Imperador no seu elenco?
Ficou acertada a ida de Adriano para o Corinthians até o final de 2012. E as cifras do seu contrato podem chegar a exorbitância de R$ 550 mil/mês, incluindo salário e publicidade.
Aí eu fico pensando (e olha que eu nem me esforço tanto  pra fazer isso) se vale a pena um clube investir essa Babilônia de dinheiro em um jogador que a tempos não vem dando o resultado esperado nos clubes  que passou.
Tá, já sei que vão falar que ele deu o Título Brasileiro para o Flamengo em 2009, mas não fez isso sozinho e nem conseguiria.
Adriano é um jogador que precisa do grupo todo jogando em função dele. Assim como era com Jardel no Grêmio, Bira no Brasil de Pelotas e outro atletas que precisam ser servidos e municiados pelos seus companheiro senão o rendimento é bem abaixo do esperado.
E o Imperador é um ilustre pertencente a este grupo.
Quanto tempo a torcida do Timão vai aguentar as fracas atuações de Adriano quando ele não estiver no seu melhor estado de espírito?
Qual vai ser a primeira crise de depressão que o levará de volta ao Rio de Janeiro em busca de suas "origens"?
Até que ponto a figura dele dentro do elenco do Corinthians trará valorização para o clube?
Todos nós sabemos de seus histórico de confusões e conflitos internos e isso pode acabar pesando para a imagem do Timão e sua apaixonada Fiel.
E por falar na Fiel, qual será o tamanho da paciência deles para com as peripécias do Imperador?
Será que a "loucura " que move a torcida vai ser o suficiente para aceitar as suas atitudes?
Aguardem as cenas dos próximos capítulos...

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Brasil com mais cara de gente grande.

Faz tempo que eu estou para escrever sobre o Xavante de novo.
Recebi por e-mail uma foto do novo ônibus que a equipe do Brasil de Pelotas irá usar nas suas viagens durante a disputa da Segundona Gaúcha.
O ônibus pertence a Associação Cresce Xavante, e será cedido para que a delegação do clube viaje em suas partidas fora da cidade de Pelotas.
Mais uma vez só foi possível a realização desse sonho com o apoio de empresas de Pelotas e dos torcedores Rubro-Negros.
O veículo foi doado pela Empresa Expresso Embaixador e toda reforma e acertos necessários na documentação foram concluídos com a colaboração do torcedor. Simplesmente um luxo para poucos.
Dos clubes do interior do estado, não tenho conhecimento de algum com um meio de locomoção próprio similar ao Possante Rubro-Negro.
Posso até estar fazendo uma colocação errada, mas acredito que é um conforto merecido para os jogadores Xavantes, depois do pesadelo ocorrido no início de 2009.
Posto abaixo algumas fotos que consegui na internet da maravilha que é o ônibus Xavante.
Bem como escrevi no título do post, agora o Brasil está com mais cara de gente grande.



Ainda bem que alguém viu...

Ainda bem que alguém viu. E esse alguém não foi Celso Roth.
Acabou por ser Mano Menezes. O homem mais poderoso do futebol brasileiro hoje, pelo simples motivo de ser ele o técnico da Seleção Verde e Amarela
O mesmo que aconteceu com Jonas do Grêmio, acaba de acontecer com Leandro Damião do Inter.
Uma chance na Seleção Canarinho. O sonho de consumo de 10 entre 10 atletas do esporte mais popular do Brasil.
E mesmo com essa convocação para a Seleção Brasileira, aposto que Leandro Damigol, como está sendo chamado no Beira-Rio, ainda vai ter muito o que provar para que Roth se convença de que ele é o camisa 9 da equipe colorada.
Ainda não consegui compreender o que Celso Roth tem contra os jogadores que fazem o seu time avançar nas competições.
Foi assim com Giuliano na Libertadores e Brasileiro de 2010, com o próprio Damião no Brasileiro de 2010 e no início de 2011 e será com mais algum craque que pintar nos gramados do Beira-Rio daqui para frente.
E mesmo que as estatísticas provem o contrário, a teimosia continua.
Ainda bem que não são todos os treinadores que pensam assim. Senão os clubes do Brasil estariam recheados de volantes e homens de marcação.
Atacar, pra que??
Não é necessário...
Até porque desde que a gente não perca, fazer gols é um mero acaso.
Que os pensadores e escritores do futebol coloquem suas ideias e suas opiniões para fora.
Pode ser que assim os retranqueiros de plantão revejam seus conceitos.

terça-feira, 15 de março de 2011

Até quando?

Até quando a torcida do Inter vai ficar passiva frente às teimosias de Celso Roth?
Essa era uma pergunta que eu me fazia e que a resposta eu já descobri mesmo antes que alguém me diga.
Esse tempo de passividade da torcida colorada já passou faz horas...
Só que a teimosia do treinador ainda continua e com a complacência da diretoria.
Li por aí que ele aponta com uma um tanto quanto retrancada e estou sendo até um tanto quanto sutil na minha colocação.
Mesmo que se jogue fora de casa em uma competição como a Libertadores da América e que se tenha até uma pequena, eu disse PEQUENA, pretensão de ser campeão, uma equipe do porte e da grandeza do Internacional não pode se acovardar diante de um adversário de menor expressão.
Já sei... Muitos vão falar que aqui mesmo eu já escrevi sobre os times grandes que são eliminados pelos pequenos e coisa e tal...
Só que o Inter se apresenta como o detentor do título do torneio.
E só isso basta para que o Seu Jorge da Bolívia tenha mais medo do que respeito pelo Colorado.
Mas não é isso que aparenta quando ouvimos comentários aqui e ali sobre o meio campo do Inter.
Giñazu, Mathias, Bolatti e Tinga. Quem será o responsável pela armação de jogo nesse meio? Zé Roberto mais atrás fazendo uma ligação ou Leandro Damião abandonado no ataque?
E sobre Leandro Damião eu tenho mais a escrever...
Já fez em todo o primeiro trimestre de 2011 mais do que Alecsandro em todo o ANO de 2010.
Mas Roth insistia em deixar ele no banco de reservas. Se ele tivesse sido titular no Mundial FIFA as coisas não poderiam ter sido diferentes?
Espero que a teimosia dele não custe aos Colorados uma sofrida classificação para a próxima fase da Libertadores.
Do contrário, seus dias a frente do Internacional começam a ser contados a partir de agora: 1...2...3...

sábado, 12 de março de 2011

Obrigado pelo Acesso

Pessoal
Este post não tem nada a ver com futebol nem com Dupla Gre-Nal.
Estou escrevendo para agradecer aos acessos no meu blog e que isso me deixa muito feliz em saber que as coisas que eu escrevo terão ao menos um leitor que não seja eu mesmo.
No início fica aquela insegurança... Será que vai ter acessos?? Será que o pessoal vai gostar??? Tô escrevendo decentemente???
Ainda tenho poucos comentários e o espaço é livre para críticas e elogios.
Sei que tenho bastante a melhorar e que o caminho é longo até chegar ao nível de cronistas de renome no estado e no país, mas minha busca pela perfeição naquilo que faço é incessante.
Valeu por terem lido, valeu por ainda lerem e continuem acessando que a cada dia que passa isso me motiva mais e mais.
Abração para todos
Luciano

quinta-feira, 10 de março de 2011

Se o Renato tivesse lido o meu blog...

Vamos dividir o post em duas partes.
Primeiro vou falar de um post mais antigo, onde coloquei a força das equipes do interior do estado frente à Dupla Gre-Nal. Lá mesmo alertei aos "clubes grandes" de que o pessoal da turma dos "pequenos" estava crescendo em um ritmo avassalador e até tivemos um episódio de eliminação de um "Golias" para um "Davi" na competição.
Pois bem, ontem não foi diferente. O Caxias entrou no Estádio Olímpico com cara e futebol de finalista do 1º turno do Gauchão. E jogou pra cima do Grêmio sem medo e sem vergonha.
Apavorou a torcida tricolor ao fazer 2x0 em plena casa do rival e com chances de fechar a fatura ainda no 1º tempo. Não soube fazê-lo. E também não soube se colocar em campo com a vantagem em suas mãos.
A melhor maneira de se ganhar um jogo e de se manter um resultado vitorioso é continuar atacando a agredindo o adversário, fazendo assim com que ele se preocupe mais em defender do que em contra-atacar.
Só que a história se mostrou diferente ao iniciar o 2º tempo da partida.
E aqui começa a segunda parte do post...
O Grêmio veio com tudo e o Caxias, por falta de preparo físico ou por temor, se acanhou e abriu todos os espaços para que o tricolor atacasse e acuasse o time grená em seu próprio campo.
Resultado: o Caxias funcionou como um saco de feijão dentro da panela de pressão. Aos poucos foi amolecendo e se entregando a força imposta pelo Grêmio. Mostrou-se fraco ao encenar várias lesões sem gravidade aparente, achando que não seriam punidos com uma prorrogação do tempo regulamentar. E isso foi feito pelo árbitro Marcio Chagas.
8 minutos de acréscimo para a partida. Com isso o gol de empate era questão de tempo.
Só que o tempo passava e a bola teimava em não entrar. Destino? Ou castigo por ter subestimado a força do adversário?
Foram chances perdidas e bolas defendidas pelo goleiro André, até que um zagueiro vindo da reserva e ganhando chance em função da saída de um companheiro para o exterior resolveu fazer o que não se conseguia: Colocar a bola na rede.
E o fez!!!
Redenção da torcida gremista quando do empate nos acréscimos do tempo normal e as penalidades máximas definiriam o Campeão do Turno.
A confiança era tamanha no seu goleiro. Mas não um simples goleiro...
- Victor é Seleção!!! Victor é Seleção!!! entoava a massa tricolor no estádio, e com toda razão.
Nas mãos de um dos mais importantes jogadores do elenco foi resolvido o campeonato. Ironia? Victor havia falhado nos 2 lances de gol  do Caxias no tempo normal e defendeu 2 cobranças dos jogadores do Caxias.
Precisava ser assim??? Tem que ser sofrido??? Para alguns isso mostra a Imortalidade do Grêmio.
Para outros nada mais é do que uma demonstração de que o time tem fragilidades e que pode ser superado.
Se o Renato tivesse lido o meu blog há alguns dias atrás, quem sabe a história teria sido mais tranquila e com um final igualmente feliz...
Mas sem sofrimentos!!

sábado, 5 de março de 2011

Arbitragem Sul-Americana - Um caso a parte

Acompanhando as partidas da Libertadores da América, tenho notado que a arbitragem da competição anda um tanto confusa.
Todo jogo que assisto tem alguma influência da arbitragem no resultado da partida.
Já recorri a esse assunto aqui no blog, mas achei que era pelo início da competição e pela adrenalina que toma conta da figura do árbitro antes de cada partida.
Já fiz parte dessa classe, mesmo que não tenha sido profissionalmente e sei o quanto é ruim ouvir que "o juiz roubou" ou "favoreceu a Fulano ou Ciclano". Só que os erros que estão acontecendo não são por favorecimentos ou por compensação.
A qualidade do pessoal do apito anda muito em baixa ultimamente e está ficando mais claro nos jogos do principal campeonato Sul-Americano.
Nos jogos de Grêmio e Inter, já tivemos uma série de erros a favor e contra os clubes do RS.
Pra citar alguns, no jogo do Inter contra o Emelec, não foi marcado um penalty escandaloso sobre Sorondo, a favor do Inter (isso quando a partida ainda estava 0x0).
No jogo do Grêmio contra o Oriente Petroleiro, a goleada só começou a ser escrita depois da marcação de um penalty inexistente a favor do Tricolor.
Nem vamos comentar a falta de critérios quando a aplicação dos cartões amarelos e vermelhos e na marcação de faltas, pois seria necessário mais uns 4 ou 5 posts sobre o assunto.
Sabendo de tudo isso eu me pergunto: Qual é mesmo a qualificação MÍNIMA exigida para comandar uma partida de Libertadores da América? - Ter um escudo FIFA aplicado no uniforme.
E será que isso é sinônimo de qualificação e competência para desempenhar tal função??
Vamos rever os conceitos de arbitragem antes que o barco afunde de vez...