sábado, 30 de abril de 2011

Pra quem tá esperando...

Pra quem tá esperando um post novo (se é que tem gente lendo isso aqui...) podem ter certeza de que sai mais um post depois do resultado da partida de amanhã.   Tem Gre-Nal e isso pode acabar mudando a vida de todos.   Tanto para recuperar o Grêmio, quanto para afundar de vez.   Também pode funcionar como uma forma de afirmação do time colorado, pela boa fase que se encontra, mas pode acabar por trazer para Falcão a sua primeira derrota como técnico do clube vermelho
Se podemos colocar vantagens na partida de domingo, o Grêmio tem a vantagem de ser campeão com um resultado favorável neste jogo.   O lado desfavorável é o baixo momento que se encontra, tanto na competição regional quanto na Libertadores da América.   No Gauchão, tem passado de fase com alguns problemas no setor defensivo e na Libertadores não se mostra tão candidato ao título quanto no início da competição.
Já no lado colorado, a vantagem é ter conseguido um resultado expressivo na partida contra o Peñarol do Uruguai, empatando fora de casa. Poderia ser melhor face a grande superioridade que foi o time do Inter na partida de ida da Libertadores.   A desvantagem é ter a necessidade de fazer dessa partida o início da decisão do Gauchão.   Para ser campeão, precisa superar o Grêmio no jogo de domingo e com isso forçar mais duas partidas contra o seu maior rival para definição da taça da competição.
É só aguardar mais um pouquinho e com certeza sai mais um post nesse blog.
Só precisamos esperar o apito final do jogo de domingo.   E  que os corações resistam...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Simplesmente um lance.

Este post vai ser uma simples homenagem a um jogador fantástico e um dos melhores que eu já vi jogar bola - como a gente falava quando era na infância.
Vou postar aqui duas pinturas em forma de um vídeo.
Quem conseguir me explicar com é que a bola fica colada no pé dele eu agradeço.
Apreciem sem moderação!


Será que vem outro DVD? Ou só mais um Gre-Nal?

Ainda não consegui entender o que aconteceu com o time do Grêmio no jogo de ontem.   Quer dizer, eu sei o que aconteceu e não quero aceitar, pode ser?
O time do Grêmio é um time bom, mas muito limitado.   Ponto.  Ele tem uma grande dependência de peças fundamentais que, se elas não rendem o esperado ou não estão presentes nos jogos, o time afunda num mar sem fim.    Douglas fez muita falta no jogo contra o Oriente Petrolero.   Não atuou e o time não tinha nenhum armador.   A criação do tricolor foi zero.   Rodolfo, por sua vez, fez muita falta ontem, na primeira partida das oitavas de final da competição - foi expulso contra o Oriente Petrolero.
Não que o Grêmio tenha sentido a saída prematura do atacante Borges contra os chilenos, mas ele ficando em campo, pelo menos poderia ser substituído.   Não o fez.   E acabou enterrando a chance do tricolor de ir para o jogo no Chile com alguma vantagem.   Claro que a culpa não é só dele.   Mas se estava difícil jogar contra um time bem armado e rápido com onze jogadores, com dez eu nem cogito reação.
E para minha surpresa a equipe conseguiu mostrar alguma força no gramado do Olímpico.   Os atletas que ficaram em campo se desdobraram em milhões para suprir a falta do atacante.   Arrancaram um empate que já se tornava heróico.    Mas quando o time se atira para o ataque em busca de um resultado que está adverso, é inevitável que a zaga fique descuidada.   E foi o que aconteceu.
Em um lance que lembra muito um jogo-treino, a Universidad Católica chegou ao segundo gol e  sepultou as chances do Grêmio.
Só que eu já vi tanta superação e tanto milagre feito por esse time que não duvido de uma classificação histórica no Chile.   Já vi nessa Libertadores o Fluminense fazer o milagre da multiplicação dos gols no jogo contra o Argentino Júniors e se beneficiar da incompetência do Nacional do Uruguai que perdeu a classificação em casa.   Já vi também o Grêmio vencer numa batalha épica contra o Náutico no Estádio dos Aflitos.   Tudo bem que era decidindo um título de segunda divisão, mas a façanha foi memorável e até virou DVD.
Ou também pode não acontecer nada disso e o Grêmio ser desclassificado na partida de volta contra o Universidad e ficar fora da Libertadores 2011. Sendo assim, as chances de acontecer o que eu tentei prever no post anterior vão por água abaixo.   Pode acontecer só mais um Gre-Nal.   É só o Grêmio vencer o jogo de domingo e se tornar o campeão gaúcho que os dois jogos da disputa final não acontecem.   E é só o Grêmio perder para os chilenos, que o sonho de cem por cento dos gaúchos de haver confronto entre azuis e vermelhos pela competição Sul Americana também se acaba.
Está tudo nos pés dos jogadores tricolores.   E nas suas atitudes dentro de campo...

domingo, 24 de abril de 2011

Começando a sessão Gre-Nal...

Eu tentei avisar no post anterior, mas não me deram ouvidos.    Está começando a sessão Gre-Nal!    Não sei ainda se serão três ou cinco Gre-Nais.    Mas que as semanas que se seguem vão ser mais emocionantes, isso vão.    Como o pessoal deve notar por eu escrever sobre futebol, gosto bastante do assunto.    Eu ouvi o jogo do Grêmio ontem e assisti o jogo do Inter hoje.    Não faço aquele crime maior de só assistir ou ouvir jogos dos times que torço - se é que posso falar assim, pois já fui muito mais apaixonado por algum clube na vida do que sou hoje.
Assisto e ouço futebol por si só.    Minha esposa que brinca, ser passar na TV o jogo da 5ª divisão do futebol do Acre, eu assisto, ou se estiver na praça com o filho, estarei escutando.    Futebol é um dos esportes que eu gosto.    Gosto também de handebol, vôlei, basquete, fórmula-1, e por aí vai...    Já assisti até o Mundial de Curling - a bocha dos magnatas que moram onde neva bastante.    Mas não foi pra falar de esportes que escrevi este post.
Foi pra falar do momento mais tenso do ano para as torcidas de Grêmio e Inter.    Já falei antes que não sei se é melhor perder pro rival ou nem chegar a jogar com ele.    Pelo que vi ontem e hoje, o próximo Gre-Nal vai ser a disputa caseira de dois Leandros.
O Leandro do Grêmio, menino habilidoso e que não tem o peso de ser um medalhão dentro do clube.    Joga fácil e parece que já nasceu com uma bola colada no pé.    Tem a malandragem de um boleiro e a idade de um menino que mal saiu do colégio, jogando contra os gigantes do futebol gaúcho.
Já o outro Leandro é o chamado Damigol.  Fez jogada de gênio hoje.    E faz isso a bastante tempo.  só o Celso Roth que não via - e isso eu também já tinha falado aqui no blog (acho que tá na hora de eu ir trabalhar na TV).     É o artilheiro do Gauchão e tem todas as condições de decidir o jogo a favor do Colorado assim como o garoto Leandro tem condições de desequilibrar para o Tricolor.
Semana para passarmos na farmácia e renovarmos os estoques de remédio para hipertensão e anti-depressivo.    Semana de teste para cardíaco - como diz Galvão Bueno.    Semana de cornetas de lado a lado.    Semana de aceitar e ser aceito.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é pior? Cair agora ou mais tarde?

Todo mundo deve estar pensando no que é pior hoje.
Perder pra um time uruguaio ou chileno e não enfrentar o co-irmão ou ser eliminado da maior competição da América do Sul justamente pelo maior rival?
Essa perguntinha estava me martelando a cabeça durante o banho e resolvi escrever o que penso aqui para vocês.
Acredito que tanto Inter quanto Grêmio não querem perder a chance de conquistar o Tri da América em um cruzamento com o rival.
Por mais que os dirigentes não assumam - e não vão assumir NUNCA - seria melhor ser eliminado logo nas oitavas de final da Libertadores do que ver o sofrimento aumentar com uma chance jogada no lixo justamente perdendo a vaga para Inter ou Grêmio.
Mas o destino achou pertinente fazer o que fez com Real Madrid e Barcelona.
Tá certo que a minha comparação está mais para Big Mac e um Xis do Amarelinho (pra quem é de Pelotas, sabe o que eu tô falando...) ou um Bauru do Cavanhas (pronto povo de Porto Alegre, achei uma comparação daqui...). Não tem como comparar, guardadas as devidas proporções.
Real e Barça já decidiram a Copa do Rei e deu Real. Agora vão decidir uma vaga na final da Champions League - a Libertadores deles - e o sofrimento só vai ser maior se o Braça perder de novo.
E tudo isso pode acontecer aqui na Província do Rio Grande.
Dependendo dos resultados deste final de semana, pode dar um Gre-Nal na final do segundo turno do Gauchão. e ganhando o Inter, tem mais dois, eu disse DOIS Gre-Nais para decidir o título do Campeonato Gaúcho (a Taça do Rei deles lá...).
Como se não bastasse, pode haver ainda mais DOIS Gre-Nais decidindo uma vaga nas quartas de final da Libertadores. É só o Grêmio ganhar do Universidad Católica e o Inter passar pelo Peñarol.
Tarefa fácil? Pra nenhum dos dois!
Os clubes que enfrentam azuis e vermelhos fizeram uma forte competição. Peñarol é multi-campeão da competição em questão e o Universidad tem o segundo melhor aproveitamento da competição.
E eu achando que a tal rivalidade dos azuis e vermelhos se restringia as disputas caseiras ou talvez quem sabe nacionais no máximo.
Mas não. Os Deuses do futebol resolveram ampliar essa briga toda e colocar mais pimenta no clássico.
É esperar pra ver o que dá e torcer pra não acontecer o pior com o seu time.
E eu o que faço? Rezo pra ter um assunto melhor pra escrever aqui do que a eliminação precoce de qualquer um deles. Assim o meu blog pode deslanchar de vez com essa disputa toda.
Abraço

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Posts mais curtos, mas com conteúdo...

Pessoal!!!
Vocês não sabem como fico feliz em ver que minhas escritas são admiradas e apreciadas por vários leitores e leitoras.
Isso é o que me inspira a escrever mais e mais, mas uma pena que o tempo não seja todo destinado a este blog aqui.
Claro que faço o maior esforço possível de abastecer o espaço com posts que me agradam e que possam agradar a quem por ventura os lê.
Reitero o pedido de quem por aqui passar, que deixe um comentário, uma crítica ou até mesmo um elogio.
Isso é uma forma de eu saber se ainda estou agradando ou se as visitas são de pessoas que vem e não voltam mais... hehehe
Abraço para aqueles que lêem e um seja bem vindo para quem está só começando a apreciar meus textos.
Valeu!

Será que foi Lesão de Craque ?

Pai... se o que estão dizendo por aí é verdade, tu pode te considerar um baita jogador de futebol.
Mesmo que eu saiba, que tu saibas e que todo o resto do mundo saiba que nos teus áureos tempos de guri ( e já faz bastante tempo...) a habilidade com a redondinha não era o teu forte, tens algo em comum com o Imperador.
Lesão de craque é aquela em que o jogador se machuca exercendo o seu trabalho, que é jogar futebol e quando é um alvo para os carniceiros de plantão de outros clubes.
Ruptura dos ligamentos do joelho, estiramento muscular, entorce de tornozelo grau 2, isso sim podemos considerar lesões facilmente sofridas por craques da bola.
Agora ruptura dos ligamentos do calcanhar, ou tendão de Aquiles, francamente!!!
Tá mais pra lesão de quem tá com uns quilinhos a mais - e no caso do Imperador BEM a mais - do que propriamente  um atleta.
Meu pai, que citei no início do post, nunca jogou bola na vida - a não ser no tempo do colégio e mal pra caramba - quando tava com uns quilinhos a mais, teve uma ruptura parcial do tendão de Aquiles.
E vou falar pra vocês... pra quem conhece o "véio", foi difícil aguentar ele em casa com gesso no pé.
Será que o Imperador vai ter a paciência e os cuidados necessários para essa recuperação?
Ou isso já é o começo da aposentadoria e futuramente uma parceria com R10 nos bares cariocas?
Não sei porque os clubes brasileiros ainda insistem em contratar ex-atletas. É um mal que se repete com uma frequencia inimaginável.
Será que ninguém vê que quando um jogador do porte de Adriano, Ronaldo, Ronaldinho "Gaúcho", Roberto Carlos sai de um clube europeu e não tem mercado pra ele por lá é sinal que a decadência se inicia?
Falta um pouco de visão empresarial para os clubes e menos decisões passionais nas contratações.
Fica a dica...

Caiu um Ídolo. Será que Cai Mais?

E não é que escrevi cedo de mais sobre os ídolos nos seus clubes... Acho que foi premonição de que algo iria acontecer e precisava ficar registrado o assunto e o trabalho dos treinadores que citei num dos meus post anteriores.
Hélio Vieira não é mais o treinador do Brasil de Pelotas, meu querido Xavante.
Uma pena, pois vinha com uma campanha muito boa na segundona, mas como futebol é aquela máxima de que os resultados são mais importantes do que o processo do trabalho...
Perdeu em casa, foi pro saco!!!
Chega pra treinar o clube Beto Almeida. Conhecedor do co-irmão Esporte Clube Pelotas.
E já chega fazendo solicitações de contratação e mudanças na equipe.
Tem a idéia de que tava com o grupo carente e foi atrás.
Boa sorte para ele e toda nova comissão técnica do G. E. Brasil.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Maior Clássico na Maior Competição do Continente

Se alguém acha que vou falar da possibilidade de dar um Gre-Nal nas oitavas de final da Libertadores da América está muito enganado.
Até que renderia um post bem legal, mas vou deixar isto para quando esta possibilidade se concretizar.
O que me trouxe a escrever foi o Super Clássico. Um dos maiores clássicos e de maior rivalidade do Mundo.
Chegou ao ponto de não se tocar tal música porque é de uma cantora que namora um jogador do time adversário. Até censura musical vale no clássico Real Madrid e Barcelona.
Vão estar frente a frente o maior jogador de futebol da atualidade contra o maior técnico de futebol da atualidade, na minha modesta opinião.
Falar de Lionel Messi é chover no molhado. Todo mundo conhece e sabe da categoria do jogador que brilha muito no seu clube, mas tem atuações apagadas na seleção argentina.
Sua carreira começou quando pequeno, aos 13 anos no próprio Barcelona, após ser observado por um olheiro do clube. Sua transferência da Argentina para a Espanha se deu em conjunto com a família, uma vez que o garoto era menor de idade.
Foi eleito o melhor do mundo pela FIFA nos anos de 2009 e 2010.
E José Mourinho tem uma história curiosa.
Sua carreira como treinador começou depois de passar um bom período sendo tradutor do técnico Boby Robson no Sporting de Portugal. Acompanhou o treinador nas suas transferências para o Futebol Clube do Porto e também para o futebol espanhol onde, por ironia do destino, foi auxiliar técnico de Boby no Barcelona.
Em 2000 sua primeira chance como treinador no Benfica de Portugal e de lá pra cá, vem acumulando títulos e uma vasta experiência dentro do Futebol Mundial.
Claro que não podemos esquecer que tem brasileiros envolvidos com o jogo.
De um lado, Daniel Alves, titular na seleção brasileira treinada por Mano Menezes, e Adriano, defensor que surgiu no Coritiba e chegou ao Barça em 2010.
Pelo lado merengue, nada mais nada menos que Kaká, um dos melhores jogadores do mundo e que está recuperando o seu melhor futebol depois de um período de recuperação de uma cirurgia no joelho e o jogador Marcelo, lateral esquerdo presente nas convocações de Mano Menezes.
Clássico que irá decidir quem avança à final do maior campeonato do continente europeu, a Liga dos Campeões da UEFA.
Para muitos uma final antecipada. Para outros mais um espetáculo a ser assistido e admirado em qualquer canto do planeta.
Para mim a oportunidade de contemplar um belo jogo de futebol em dose dupla. Pela categoria de Messi e pela inteligência tática do Mourinho.
Se não vou falar de Cristiano Ronaldo, posso até deixar algumas linhas do meu post para ele.
Agora que o seu futebol chama menos a atenção do que suas caretas e poses dentro de campo isso ninguém contesta. Não que ele seja um jogador sem qualidade, muito pelo contrário, agora que sua marra atrapalha o seu desempenho isso sim...

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ídolo no Banco de Reservas

Faz tempo que eu não escrevo e nesse período muita coisa aconteceu.
Mas o assunto que me trás a escrever hoje é sobre os ídolos dos clubes no banco de reservas.
Não os ídolos atuais, mas sim aqueles que marcaram uma história dentro do seu clube do coração.
Que levantaram taças ou não, que marcaram épocas vencedoras ou não, que trazem lembranças boas e também ruins aos torcedores dos seus clubes.
Falo de Renato no Grêmio, de Falcão no Inter e não posso deixar de falar de Hélio Vieira no meu querido Xavante de Pelotas.
Renato no Grêmio fez parte de uma história onde o clube deteve os seus maiores títulos que o futebol mundial pode trazer para um clube brasileiro. Campeão da América e Campeão do Mundo em 1983.
Hoje ele faz parte de uma nova história dentro do Tricolor gaúcho. Uma história que se alicerça em vitórias e numa recuperação espantosa no Brasileirão 2010. De candidato certo ao rebaixamento - de novo - a postulante ao título por algumas rodadas, essa meteórica campanha do Grêmio passa pelas mãos e pelos trabalhos feitos por Renato.
Falcão está entrando novamente na história do Inter. Já fez parte do time que mais conquistas trouxe para o clube. Não nas suas grandezas, uma vez que são somente títulos brasileiros e regionais, mas são títulos de grande expressão pela maneira que foram conquistados. Na bagagem, ele fez parte da equipe campeã brasileira invicta. Uma façanha que até hoje não foi batida e acredito que nunca seja.
Está com a faca e o queijo na mão para tornar o elenco atual do Inter como um time vencedor, diferente do seu antecessor.
Com a classificação praticamente garantida na Libertadores da América de 2011, tem tudo para avançar longe dentro da competição.
Agora maior trabalho está enfrentando Hélio Vieira. Tem uma torcida fanática aos seus pés e a missão de elevar novamente o nome do clube que o trouxe para o badalado mundo da bola.
Capitão do Grêmio Esportivo Brasil em uma de suas maiores temporadas, quando levou o time ao 3º lugar no Campeonato Brasileiro, hoje ele tem o projeto de trazer o Xavante ao seu lugar de origem: a Primeira Divisão do Futebol Gaúcho.
Com o clube afundado em um imenso poço após o acidente de 2009 quando o ônibus voltava de um amistoso, aquela temporada foi de derrotas e mesmo assim de muita bravura. Não foi possível evitar o inevitável.
A queda para a segundona gaúcha era dada como certa e realmente aconteceu.
Em 2010 na primeira chance do clube de voltar à elite do futebol do RS não foi de muito êxito, permanecendo no purgatório das chacotas e gracinhas feitas por torcedores do Esporte Clube Pelotas, seu mais tradicional rival.
Mas este ano é o ano da virada! Hélio tem um grupo forte e batalhador.
E com jogos truncados e disputados como são aqui no Pampa, o time Xavante está se saindo muito bem, como líder da chave e com a classificação praticamente assegurada ao segundo turno da disputa.
Agora é só torcer para que os ídolos consigam fazer fora das quatro linhas o que realizaram com tanto sucesso dentro delas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tô em falta com Vocês...

Pessoal
Sei que quando a gente se propõe a escrever um blog, por mais que isso seja informal, as pessoas que nos apreciam esperam que a gente escreva sempre.
Só que isso tem sido uma coisa meio impossível para mim nessa última semana.
Sempre tive a vontade de escrever todos os dias, mas já notei que quando a gente não trabalha pra isso sempre aparece outras tarefas que nos consomem o tempo todo...
E quando se tem filho então, nem se fala.
este post não tem nada a ver com a proposta do blog,mas é só uma satisfação para aqueles que perdem seus tempos lendo minhas "crônicas".
Podem ter certeza que estou com algumas coisas novas na cabeça para escrever e que vocês possam prestigiar.
Abraço e obrigado pela atenção ao meu blog.