domingo, 30 de outubro de 2011

O camisa 10 veio?

Escrevi que o domingo do dia 30 de outubro era para Redenção. E foi. O dia realmente estava bonito para aproveitar o Parque da Redenção, em Porto Alegre. Mas não era disso que eu estava falando...

Era dia de lotar o Olímpico e empurrar o time do Grêmio para cima do Flamengo. Particularmente o jogo tinha um ingrediente a mais: Ronaldinho Gaúcho. E ainda não consegui descobrir se ele veio a Porto Alegre para a partida.

No primeiro tempo, o Grêmio estava muito preocupado em acabar com as jogadas do R10 e isso deixou espaços no lado direito de ataque do Flamengo. E foi por lá que sairam os dois gols da equipe carioca. Em duas falhas de passe, o time rubro-negro aproveitou as oportunidades e marcou um 2 x 0 que preocuparia se ficasse assim.

Mas a torcida não deixou que o jogo se tornasse a Redenção de R10. Uma vitória do Flamengo mostraria que ele é um jogador diferenciado e com condições de resolver a partida e deixaria a torcida a mercê da sua habilidade. A torcida tricolor tratou de empurrar ainda mais o time para cima do Flamengo e com garra conseguiu fazer um golzinho que salvaria toda tarde.

Virando 2 x 1 para o Fla, era a única chance que o Grêmio teria de sair vencedor, mas para isso a equipe precisava mostrar algo mais. E o fez! Num segundo tempo majestoso, e comandado pelo seu camisa 10, Douglas, o Grêmio foi pra cima e amassou o adversário no seu gramado, sem dar espaço para a criação de R10. Ele passou a ser um mero espectador de luxo, assistindo o jogo dentro de campo.

Com uma mudança de atuação, a equipe tricolor fez três gols e matou o que restava de esperança para a torcida rubro-negra que veio a Porto Alegre acompanhar o seu time. Um 4 x 2 histórico, com o olímpico calando R10 e a torcida do Fla e mostrando que a Redenção trocou de lugar por alguns instantes, saindo do Bom Fim e indo parar na Azenha...

Entrevista no Crônicas - Valdir Espinosa

Trago para vocês mais um entrevistado no meu blog e hoje tenho novidades!!!
Sempre procuro alguém que seja  ligado ao jornalismo esportivo ou ao futebol. O entrevistado desta edição é Valdir Espinosa, treinador de futebol que já passou por diversos clubes brasileiros e também no Japão, Arábia e Paraguai.
Confiram abaixo o bate-papo que tive o prazer de trocar com esse experiente treinador.
Luciano Coimbra: A profissão de treinador de futebol requer muito esforço da família para se acostumar com mudanças e viagens?
Valdir Espinosa: A dificuldade  para a família é  maior quando da profissão de jogador (quando as crianças são ainda pequenas e ficam trocando de escola seguidamente), mas como treinador já não há tanto problema e todos acabam lucrando com novas formas de cultura.

L.C.: Dos clubes que você já atuou, qual o mais organizado em termos de estrutura e direção?
V.E.: Cada clube tem sua peculiaridade e em relação à estrutura física, o que mais me impressionou foi o Verdy Kawasaki, no Japão.

L.C.: Na sua passagem pela Arabia Saudita, Paraguai e Japão, quais foram as maiores dificuldades encontradas e onde você se sentiu mais adaptado?
V.E.: A  grande dificuldade é depender de um intérprete,posto que é necessário não somente a tradução, mas a interpretação como um todo. No Paraguay  tudo foi mais fácil, até mesmo pelo idioma e cultura semelhante.

L.C.: Nas suas experiências como comentarista, qual a vantagem que se tira, tendo trabalhado como treinador ?
V.E.: Há  uma observação mais tática em relação ao que está acontecendo na partida .

L.C.: Dentre os campeonatos que disputou e os títulos que você conquistou, qual ficou faltando na prateleira?
V.E.: A busca de títulos  é uma constante e dos disputados no Brasil, falta o Brasileiro e este é um desafio que ainda será conquistado!

L.C.: Como fazer para motivar um jogador que está em desconforto com a torcida?
V.E.: Em primeiro lugar deve-se passar a ele a confiança de que  ele não está só e que a resposta será dada diante do seu empenho e dedicação, nos treinamentos e jogos. Enfatizo: o jogador tem que acreditar que o treinador está realmente junto a ele, para obter a resposta positiva.

L.C.: Após a sua passagem pelo Duque de Caxias, trabalhar como treinador está aposentado de vez?
V.E.: De forma alguma. Esta foi uma volta que somente aumentou meu desejo de  voltar a vencer desafios e obter novas conquistas. No Duque de Caxias houve falta de planejamento e falha na execução diretiva.

L.C.: Fora das quatro linhas, qual atividade você tem como hobby?
V.E.: Jogar Tênis e trabalhar no meu blog www.valdirespinosa.zip.net


Valdir Espinosa

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Programa de Fim de Semana

Poderia ser um convite para um passeio pelo Parque da Redenção, Parcão ou até mesmo uma voltinha na ENCOL em Porto Alegre, mas não é. Estou falando da rodada do final de semana pelo Brasileirão. 
Azuis e Vermelhos vão em busca de uma vitória que possa apagar a má impressão que ficou da rodada passada. Mesmo depois de estarem vencendo seus jogos até os minutos finais, conseguiram entregar o jogo, empatando contra América Mineiro e Corinthians.
E as motivações para buscar a vitória são diferentes, mas não menos importantes.
O Inter está atrás de uma vaga no grupo que classifica para a Libertadores da América e dependendo dos resultados paralelos, não se descarta também a disputa pelo título. Um reforço importantíssimo é Leandro Damião, que  retorna após um período afastado por lesão muscular. E sua volta é muito comemorada no Estádio Beira-Rio, uma vez que acontece antes do período previsto – e isso eu já tinha adiantado para vocês aqui no blog, no post Retorno à Jato.
Já na equipe tricolor, a motivação extra atende pelo nome de Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho. Sua presença no gramado domingo é o combustível que move os torcedores do Grêmio na busca por ingressos, que por sinal já estão esgotados. Depois da novela envolvendo a contratação do meia no início do ano, será a primeira partida dele no Olímpico após sua saída também conturbada em 2001
A direção gremista reitera o pedido de respeito ao jogador e que as manifestações fiquem apenas nas vaias, já que as faixas estão proibidas pelo Estatuto do Torcedor.  Qualquer outra maneira de hostilização, pode acabar punindo o clube em seus futuros jogos no Brasileirão e em outras competições. Jogar objetos em campo, xingamento racistas e ataques violentos podem acabar prejudicando o clube e o torcedor também é passível de puinição.
Inter jogando fora de casa e Grêmio atuando no Olímpico, ambos tem a missão de lutar em busca da vitória. Desde que não se repita o filme da rodada passada…

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Outra chance

Depois de marcar amistoso para a seleção brasileira contra potências mundiais do futebol como Gabão e Egito, Mano Menezes convoca a seleção para os amistosos. Contendo algumas novidades e nenhum jogador que atue no Brasil, o técnico abre novamente as portas para Kaká.

Depois de passar mais de um ano sem vestir a "amarelinha", o jogador ganha nova chance com Mano Menezes. Após a Copa do Mundo de 2010, Kaká passou por seguidas lesões e sua recuperação não deixava ele aparecer como o atleta referência do meio campo brasileiro.

Ele vem sendo aproveitado como titular no Real Madrid e demonstra estar confiante com a oportunidade que aparece. Desta vez ele ganha a vaga de jogador experiente que até então vinha sendo de Ronaldinho Gaúcho. Em meio a volta do meio campista do time Merengue, aparecem quatro novidades. Bruno César e Willian, ex-jogadores do Corinthians que atualmente jogam pelo Porto e Shakhtar Donetsk, Dudu, ex-Cruzeiro e atualmente jogador do Dinamo de Kiev e Alex Sandro, ex-Santos e contratado pelo Porto são convocados pela primeira vez.

Mano Menezes optou por não convocar os atletas que atuam no Brasil para não desfalcar os clubes e atrapalhar a reta final do campeonato nacional. A convocação iria afastar os jogadores de seus clubes pelo período de 7 a 15 de novembro, podendo afetar de duas a três rodadas.

Outros atletas poupados são Robinho e Julio Cesar. O atacante Milanês está recuperado de uma lesão e vem atuando pela equipe de Milão. Já o goleiro se lesionou na última quarta pelo Campeonato Italiano no empate da Inter de Milão com o Atalanta.

Confira abaixo a convocação de Mano Menezes:



GOLEIROS: Neto (Fiorentina), Diego Alves (Valencia)
LATERAIS: Alex Sandro (Porto), Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona), Fabio (Manchester United)
ZAGUEIROS: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Luisão (Benfica)
VOLANTES: Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Sandro (Tottenham), Fernandinho (Shakhtar), Elias (Sporting)
MEIAS: Bruno César (Benfica), Hernanes (Lazio), Kaká (Real Madrid), Willian (Shakhtar), Dudu (Dínamo de Kiev)
ATACANTES: Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Kléber (Porto)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Opostos iguais

Dupla Gre-Nal não consegue passar uma rodada sem tropeçar nas próprias pernas. Já escrevi sobre o Grêmio aqui: http://cronicasde1fan.blogspot.com/2011/10/precisa-falar.html e hoje vou falar sobre o Inter.

Colorado com toda a chance do mundo de subir ainda mais na tabela e se aproximar do G5. Tem um jogo chato por todas as circunstâncias que o cercavam - para quem não lembra, em 2005 o Inter foi literalmente assaltado em um jogo contra o Corinthians e com isso ficou sem o título brasileiro daquele ano.

Fazendo uma partida perfeita, com chances de gol a todo instante e para completar, Alessandro, lateral direito do Timão é expulso por entrada violenta ainda o PRIMEIRO TEMPO. Não que isso seja um facilitador, mas para quem está enfrentando o líder da competição, ficar com um jogador a mais durante boa parte do jogo é uma vantagem considerável.

E o Inter soube aproveitar a chance que teve. Em uma bola alçada na área pelo lado direito da defesa do Corinthians, Nei completou de cabeça dando a vantagem numérica no placar para o colorado.

Só que do outro lado tinha um velho conhecido. Alex, exímio cobrador de falta e um grande armador, hoje vestindo as cores do time paulista.E quando se tem um ótimo cobrador de faltas na equipe adversária o que NÃO se deve fazer? Falta nas proximidades da área.

O setor defensivo colorado abusou de dar chances para que Alex complicasse o resultado da partida. E num lance que acabou com a expulsão de D'Alessandro pelo segundo cartão amarelo, num chute despretensioso e com a barreira mal formada, veio o castigo para o Internacional.

Um gol aos 45 minutos do segundo tempo tirava a chance de aproximação da equipe do Beira-Rio ao grupo dos classificados para a Libertadores 2012. Mesmo que a rodada tenha colaborado, com resultados negativos de Fluminense e Botafogo e com empates de São Paulo e Flamengo, a briga pelo título ficou cada vez mais distante para o clube.

Libertadores é ainda um sonho bem possível de ser alcançado, mas para isso o Inter precisa, acima de tudo, se ajudar...

sábado, 22 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Fabiano Baldasso

Pessoal

Chego a minha décima Entrevista no Crônicas muito feliz com a repercussão do espaço criado e da credibilidade que me é dada por aqueles que eu entrevisto.

O entrevistado da vez é o repórter e apresentador da BAND AM 640 e BAND TV, Fabiano Baldasso

Agradeço pela colaboração e por colocar suas opiniões e suas experiências para serem compartilhadas com os leitores do blog.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: Quando surgiu a vontade de ser jornalista, pensavas em trabalhar com jornalismo esportivo?

Fabiano Baldasso: Sempre gostei de futebol...cursava jornalismo, na UNISINOS,  e em 1996 surgiu a oportunidade de um estágio na Rádio Gaúcha. Desde então me apaixonei por rádio também.


L.C.: Trabalhando no meio esportivo, qual evento ainda não cobriu e tem vontade de fazê-lo?

F.B.: Nenhum... cobri o que gostaria de cobrir. Meu evento mais marcante foi a final da Libertadores de 2007. O que a torcida do BOCA faz não existe.


L.C.: O futebol brasileiro se encontra neste baixo nível técnico por culpa dos dirigentes, dos atletas ou dos dois?

F.B.: Não considero baixo nível técnico. Acho que passamos por um momento de transição. Os bons jogadores surgidos nos últimos anos têm condições de chegar ao mesmo nível dos melhores da história.


L.C.: Que outros esportes você já fez transmissão? Algum mais complicado ou diferente?

F.B.: Sempre adorei cobrir futsal. Para o repórter é um aprendizado imenso. É tudo muito rápido.


L.C.: Longe dos microfones, como aproveita os momentos de lazer?

F.B.: Cinema, música, meus gatos, meu cahorro e, principalmente, minha esposa, a Renata e o nosso filho que está vindo, o Antonio.

Fabiano Baldasso

Precisa falar?

Como bem definiu o dirigente do Grêmio Paulo Pelaipe, a atuação da equipe em Sete Lagoas foi CATASTRÓFICA. Chega a ser vergonhoso colocar que o Grêmio, com um jogador a mais em campo desde os 32 minutos do PRIMEIRO TEMPO, não conseguiu vencer o lanterna do Brasileirão.

E para piorar tudo, saiu perdendo e a vitória parcial só foi achada no segundo tempo. Aí veio a desgraça por completo. O tricolor conseguiu entregar de bandeja uma partida ganha pela falta de criatividade do setor de meio campo.

Douglas foi substituído por cansaço e dores musculares e o setor criativo do Grêmio foi por água abaixo - junto com a forte chuva que caia em Minas Gerais. O banco de reservas tricolor não possui peças de reposição à altura daquelas que estão escaladas como titulares. A direção não definiu ainda - pelo menos publicamente - qual será o treinador do clube em 2012.

E é bom começar a pensar no planejamento do ano que se aproxima. Vaga na Libertadores da América, só em sonho. Realidade para o clube é Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, dois atalhos considerados mais fáceis para se chegar a maior competição continental. E para que isso se concretize, direção precisa admitir que o Ano Novo chegou mais cedo no Olímpico...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pra enganar quem...??

Ficou definido que Copa das Confederações em Porto Alegre, só pela TV. Jogos aqui só se a FIFA resolver, por um aborto da natureza, retirar de algum outro lugar e trazer à Porto Alegre. Mas veremos pelo lado bom, terá jogo da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. Lado bom? Qual?

Já explico o meu questionamento. O que teria de bom se os jogos sediados em Porto Alegre fossem entre Irã e Colômbia? Nada contra os dois países, mas quais turistas iriam vir à Porto Alegre para assistir uma partida dessas? Tá bom, teremos mais quatro jogos além desse suposto jogo que citei.

Mas apenas UM jogo terá o cabeça de chave jogando em solo gaúcho. O grupo F terá seu jogo entre o cabeça de chave e a 4ª seleção sorteada deste grupo. Rezemos para que Uruguai ou Argentina sejam cabeças de chave deste grupo. Só assim a invasão dos turistas se daria no estado.

Depois dessa "tragédia" de receber só jogos sem maiores expressões da Copa do Mundo e de não fazer parte das cidades-sede da Copa das Confederações, fica cada vez mais claro que a suposta força política dos governantes gaúchos não está tão segura assim.

Fortaleza, Recife e Salvador estão bem a frente de Porto Alegre nos quesitos "escolhidos" pela FIFA. Será que as obras por lá estão tão adiantadas quanto as nossas? Ou melhor, será que Porto Alegre é mais pólo turístico do que as cidades citadas acima? Claro que não!!!

Sem bairrismo, já deveríamos saber que a Copa do Mundo não seria essa maravilha toda que se pintava. Vai trazer vantagens para a economia? Acho que sim, mas não tudo que se esperava. E benefícios indiretos? Onde se na Copa o metrô vai estar em fase de construção ainda... Obras viárias? Já deveriam ser feitas mesmo sem Copa, já que o trânsito está se tornando um caos a cada dia que passa.

Uma pena que todas as coisas no Brasil só andam quando tem pressão. Melhor seria se os governantes honrassem seus compromissos e suas "promessas de campanha"... Sonho meu.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma troca e suas vantagens

Acabo de ler que Palmeiras e Grêmio estariam entrando em negociações par que o atacante Kléber venha jogar no tricolor gaúcho em 2012.

Afastado do grupo do Verdão pelo técnico Luis Felipe Scolari, Kléber é um atacante que desperta o interesse de vários clubes pela sua garra dentro de campo e sua eficiência nas conclusões. Só que o seu temperamento explosivo tanto nos gramados como fora dele, podem acabar atrapalhando as negociações com qualquer clube do Brasil.

Havendo interesse por parte do Grêmio em contar com o atacante em 2012, o Palmeiras abriu negociações com relação aos 50 por cento de direitos federativos que possui. Os outros 50 por cento pertencem ao cruzeiro que deu sinal positivo para que a transação seja feita.

Se forem considerar que o Palmeiras está interessado em vender a sua parte, o valor da negociação chega perto de 6 milhões de Euros, ou 14 milhões de Reais. dinheiro este que o tricolor não possui para que seja fechado o negócio.

A intenção é colocar jogadores que primeiramente não serão aproveitados pelo clube no ano seguinte na transação. Nomes como Leandro, atualmente no Vasco, Gabriel e Miralles foram cogitados para que a troca fosse efetuada.  Só que para o Verdão, quem realmente interessa é o meia Douglas.

Se a diretoria do Grêmio já está buscando um atacante que resolva os problemas de gols perdidos e ainda está atrás de mais dois meias para compor o grupo, não vejo como vantajosa a troca entre os dois clubes.

Sabendo que os negociações estão em fase inicial, algumas conclusões podemos tirar: a direção está carente de jogadores no elenco e busca por reforços de "peso". Mas, trazendo jogadores qualificados em troca dos poucos jogadores "ditos titulares" que compõe o atual grupo, acabo por não saber onde isso se torna vantajoso.

Mesmo sendo bastante contestado pela nação tricolor, Douglas ainda é o jogador diferenciado que a equipe tem. É mais uma novela que se apresenta para a torcida gremista.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Brasileirão em Preto e Branco

Que o Brasil é todo baseado na diversidade a gente não discute. Miscigenação racial, diversidade de imigrantes, de culturas, religiões... Poderia ficar listando várias facetas de um país movido pela diversidade.

Só que no Brasileirão de 2011, o que domina é Preto e Branco. Ao final do campeonato, o funil está apertando e cada vez menos clubes possuem chances de conquistar a tão sonhada  taça de campeão. Faltando oito rodadas para o término da competição, de acordo com o matemático Tristão Garcia, sete são os times com chances reais de chegar ao título.

E desses sete, três clubes estão entre os maiores candidatos ao caneco. O que eles têm em comum? Todos são clubes com o Preto e o Branco como cores principais. Corinthians, Vasco e Botafogo entram na briga somando 83 por cento de chances de se sagrar o maior vencedor do ano.

Ainda temos outros quatro clubes que dividem os 17 por cento de chances que restam. Flamengo. Fluminense, São Paulo e Inter acreditam que o quadro possa ser revertido. Uma vez que se tem 1 por cento de chance, nada pode ser descartado.

Basta esperar as próximas rodadas e veremos se os postulantes ao título serão diversificados na cor ou não. O que nos resta é torcer, cada um do seu jeito. Cada um com sua cor.

sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Chico Garcia

Pessoal

Mais um final de semana e como de costume, estou publicando outra entrevista aqui no blog.

O entrevistado de hoje é o repórter, apresentador e comentarista de arbitragem da BAND AM 640 e BAND TV, Chico Garcia.

Agradeço a disponibilidade de ceder seu tempo para batermos um papo descontraído e poder trazer à público suas opiniões e sua trajetória.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: O esporte surgiu na tua vida antes da profissão de jornalista ou trabalhar com o jornalismo esportivo foi algo que apareceu durante o curso?

Chico Garcia: Na verdade surgiu antes, não como vontade ou objetivo, mas quando criança, o fato de gostar muito de futebol, faz com que a gente se interesse e acabe entendendo um pouco mais. Na profissão, as coisas meio que se confundiram, pois eu comecei a trabalhar na Rádio RGS 1300AM, da LBV de Poa, em Janeiro de 2001 e meu primeiro dia de aula do primeiro semestre de jornalismo foi em Fevereiro. Eu comecei a Faculdade e já trabalhana como jornalista esportivo.


L.C.: Qual das transmissões mais te realizou profissionalmente?

C.G.: A Copa do Mundo de 2010. Não fiz in loco, fiz do estúdio e foram quase todos os jogos. Acredito que uns 55. Eram 3 jogos por dia, começando às 8h e terminando às 18h. Analisei árbitros do mundo todo e eram grandes jogos. Foi uma cobertura muito intensa, quando ainda estava na Rádio Gaúcha.


L.C.: Existe alguma que fica como "sonho de consumo"?

C.G.: Acho que o sonho de todo jornalista esportivo é cobrir uma Copa do Mundo e ainda tenho esse sonho, de cobrir in loco.


L.C.: Falando um pouco de arbitragem, o que explica o atual momento dos árbitros em geral, no Brasil?

C.G.: Nem vou falar na falta da profissionalização, mas o mínimo que se espera é comando, comprometimento e organização de uma entidade tão importante como a Comissão de Arbitragem da CBF. São várias coisas que contribuem. Os árbitros no Brasil precisam cuidar da sua preparação física, alimentação, preparação teórica, viagens, hotéis, tudo por conta própria. Não existe nenhuma assistência e nenhuma reciclagem. Eles erram, não sabem porquê erraram, não recebem respaldo e muitas vezes, são punidos, retirados da escala, sem nenhuma conversa prévia. É preciso instrução, acompanhamento e estrutura para serem cobrados como são. Não dão a devida assistência e exigem como se dessem. Aí fica complicado, afinal eles são responsáveis por um espetáculo que gera bilhões em todo o mundo e são tratados como amadores.


L.C.: Para os momentos de tempo livre, o melhor a fazer é...?

C.G.: Ficar longe do futebol...risos Procuro me distrair com seriados, como "How I met your mother" e "Friends". Lógico, ficar com a família e com a namorada. Relaxar, ficar de bobeira e curtindo as redes sociais, como o twitter.

Chico Garcia

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Retorno à jato

Damião está voltando! E para a torcida do Inter essa notícia é a melhor que se ouviu nestas últimas semanas. Depois de sair de São Paulo com um empate sem gols contra o tricolor paulista, o retorno do Camisa 9 é mais esperado que Papai Noel pelas crianças em final de ano.

Sua recuperação está se mostrando bem acima do esperado. o atleta já corre pelo gramado suplementar do Beira-Rio mesclando trotes leves com arrancadas mais puxadas. Sem proteção na coxa, Damião passará a treinar com o professor Élio Carravetta e na sequência estar entregue à preparação física e ao técnico Dorival Júnior.

Sem histórico de lesões desde a chegada ao time principal do Inter, Damião tinha uma parada prevista de 40 dias para recuperação de uma lesão muscular de grau 2. Isso o deixou abalado no momento inicial, tanto pela lesão em si quanto pela perda da oportunidade de se firmar ainda mais na Seleção Brasileira.

Sua convocação para os jogos contra Argentina, Costa Rica e México era dada como certa pelo técnico Mano Menezes e seu momento no futebol o credenciavam ao posto de titular da camisa 9 amarelinha. Depois de lamentar e admitir que passou do limite, sua vontade é de retornar aos gramados o mais rápido possível.

E irá acontecer... A força de vontade de Damião e sua disciplina no tratamento estão sendo importantes na antecipação do seu retorno aos gramados.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quem não se ajuda...

Em um campeonato bastante disputado como está o Brasileirão 2011, toda ajuda é necessária. Principalmente se a ajuda for do próprio time.

E hoje não foi o que acabou acontecendo com a Dupla Gre-Nal. Grêmio conseguiu perder em casa para a equipe do Figueirense, que não é uma das melhores equipes do campeonato. Mas é concorrente direto à uma vaga na Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. E além de perder em casa, não mostrou segurança no sistema defensivo, amplamente treinado durante esta semana.

Já o Inter, foi à São Paulo com uma missão bem mais complicada. Trazer três pontos de um jogo contra o São Paulo, fora de casa, não é para qualquer equipe. E o Colorado fez de tudo para conseguir um êxito nesta rodada. Até porque a equipe já perdeu pontos valiosos ao longo da competição e pode fazer falta na reta final do campeonato.

Ajudas estão aparecendo a toda hora. Favoritos que perdem, jogos difíceis se transformam em "barbada", e aos poucos o campeonato se torna mais empolgante. Só não dá para os times gaúchos deixarem de marcar pontos em partidas com equipes diretas nas suas ambições. Ao final da competição, pode custar caro...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um novo espaço

Pessoal

Quando comecei a escrever no blog, não tinha noção da dimensão que toma quando se publica algo na internet nos dias de hoje. Minha intenção era colocar aqui neste espaço, um pouco das minhas opiniões sobre futebol, dupla Gre-Nal, dupla Bra-Pel e outras coisas ligadas ao esporte mais popular do país.

No meio do caminho, criei o Entrevista no Crônicas, uma forma de iniciar, mesmo sem os conhecimentos básicos de um jornalista, uma nova trajetória em outra carreira.

E não é que uma oportunidade está se abrindo no meu caminho. Aceitei o convite de colocar minhas palavras no site A Dupla Grenal, um espaço destinado as nações tricolor e colorada.

Mas não se preocupem que não vou esquecer deste espaço que tanto me orgulha e me motiva. Um espaço que criei sem pretensões e hoje já contabilizo mais de 4.500 acessos. Isso mesmo 4.500 ACESSOS desde a criação do blog.

E tudo isso eu devo a vocês, que me incentivaram de uma forma ou de outra, com comentários ou somente visitas, indicando ou seguindo este espaço, lendo ou as vezes só deixando de lado aquele link que chegou por e-mail, mas mesmo assim participando desta nova etapa que se inicia.

Continuem acessando o blog e passem a acessar o meu novo espaço no site www.aduplagrenal.com.br . É desta forma que se alcança aquilo que se busca, fazendo com amor e dedicação.

Grande abraço

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Igual ao colégio

Todo mundo passou pelo colégio e sabe bem qual é o maior temor da escola: o tema. Tinha vezes que fazer a lição de casa era como um suplício para mim. Só que tema não feito era dia sem treino. E para não perder o que eu mais gostava na escola, fazia o dever de casa.

No futebol é igual. é preciso fazer o dever de casa para que não se perca a melhor parte da competição - aqui lê-se as melhores posições na tabela. E neste quesito, nossos clubes do Rio Grande estão cumprindo com suas funções.

Grêmio e Inter tem feito a lição de casa com louvor, nas últimas rodadas. Ganhar em casa é uma "obrigação" dentro de um campeonato tão disputado quanto o Brasileirão. E isso a nossa Dupla está fazendo.

Mas qual o motivo de não termos uma boa campanha dos clubes gaúchos? Falta fazer o dever também na "casa dos amiguinhos". Ganhar pontos fora de casa é essencial para uma boa campanha e neste caso andamos tropeçando em clubes sem tanta expressão dentro do campeonato.

Está mais do que na hora de começar a marcar os pontos fora de casa que podem fazer falta ao final da competição. Uma vaga à Libertadores se decide no detalhe e qualquer pontinho faz a diferença.

domingo, 9 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Fernando Becker

Quando chega sábado, meu compromisso com vocês, que prestigiam este blog, é colocar mais uma entrevista em forma de post. Neste final de semana não consegui fazer isso no dia "marcado".

Por isso peço desculpas à todos que esperam para ler este espaço que criei no Crônicas de 1 Fã.

E o entrevistado da vez é o repórter da RBS e TVCom, Fernando Becker.

Como curiosidade, Fernando já foi atleta de futebol e conhece bem o outro lado do microfone.
Ao final da entrevista, algumas fotos do tempo de jogador.

Agradeço mais uma vez pela confiança no trabalho e a disponibilidade em me conceder este pequeno bate-papo.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: Sua opção pelo jornalismo esportivo iniciou na faculdade ou tem alguma ligação anterior com o esporte?


Fernando Becker: Iniciou bem antes da faculdade. Sempre fui uma pessoa ligada aos esportes. Na época do colégio, pratiquei vôlei, basquete, futebol de campo, futebol de salão e handebol, participando das equipes da escola que participava de competições. Aventurei-me no surf e bicicross. Mas meu forte é o futebol. Joguei dos 12 aos 20 anos nas categorias de base do Esporte Clube Guarani. Convivia com jogadores profissionais do clube, onde comecei a fazer alguns trabalhos não remunerados para a Rádio Venâncio Aires. Paralelamente a isso, dos 17 aos 23 anos fui atleta amador de futebol, atuando por clubes de Venâncio Aires e Mato Leitão. Popularmente falando: futebol de varzea.


L.C.: Qual o evento esportivo você ainda não trabalhou e tem vontade de cobrir?

F.B.: Copa do Mundo.


L.C.: Dentro de uma transmissão esportiva, qual a melhor forma de abordar o atleta perdedor?

F.B.: Da forma mesma forma que você o aborda na vitória. De maneira simples e direta. Não podemos diferenciar o momento.


L.C.: Você tem o costume de assistir as matérias que faz como forma de auto-avaliação?

F.B.: Quando tenho tempo, sim. Mas, como geralmente eu mesmo edito minhas reportagens, acabo vendo e revendo-as várias vezes e ai sempre encontro alguma coisa que não ficou bom. Sou muito auto-crítico com meu trabalho. Raras vezes gosto de alguma coisa que faço.


L.C.: Quais suas preferências no que se refere ao tempo livre?

F.B.: Praticar esportes. Atualmente estou viciado em corridas. Recentemente participei da primeira prova de rua e já estou inscrito na segunda. Outra atividade que não abro mão é a "peladinha" com amigos. Outra atividade é cuidar do meu filho, e brincar com ele também.


Conforme coloquei acima, as fotos do jogador Fernando Becker:

  Fernando na escolinha do Guarani de Venâncio Aires (1985)


No júnior do Guarani de Venâncio Aires, sob o comando de Mano Menezes (1993)

Fernando Becker

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sorte ou azar?

Vai entender como as coisas se desenrolam.
No jogo contra o Santos, Douglas levou o terceiro cartão amarelo e desfalca o Grêmio para a partida contra o Coritiba.
Miralles entra como uma opção para ser o substituto do camisa 10 gremista.
É a chance que ele está esperando desde que chegou ao Grêmio.
Mas o que ocorre?     Sente uma lesão no joelho e fica fora do grupo que viaja para a capital Paranaense.
Sorte? Azar? Destino?
Quaisquer palavras que se diga para definir o acontecimento não explica e nem  diminui o episódio.
Para Celso Roth, diminui um pouco a sua dúvida para a escalação do meio campo tricolor.
Com Miralles fora, restam três alternativas: Adilson, Gilberto Silva e Diego Clementino - Isso mesmo que você leu, CLEMENTINO. E não, ele não foi embora do clube, estava só em uma quarta ou quinta opção para o ataque...
Dependendo da escolha, Roth muda ou não o esquema de jogo do time.
Uma coisa é certa.     Miralles deve estar se pensando: o que foi que eu fiz para ter uma passagem como essa no clube???

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

4 em 1

Brasileirão virou um aglomerado de mini-campeonatos.     Já explico.
Na Série A, de tão parelho e competitivo que está o Campeonato Nacional de 2011, as disputas estão se regionalizando.
Temos quatro mini-grupos que disputam competições paralelas.
O primeiro deles é formado pelo eixo Rio-São Paulo e está disputando, nada mais nada menos que, o título da competição.
Em um segundo grupo, se encontram os times da parte Sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - buscando alguma vaga na Libertadores ou ainda na Sul-Americana.
Claro que não são só os clubes destes estados que fazem parte deste grupo.
Ainda encontramos um clube Goiano, um Cearense, dois Paulistas e um Baiano.
E no terceiro grupo, o campeonato mineiro domina a disputa para fugir da "zona da degola".
Em nenhuma edição do Brasileirão, três clubes de um mesmo estado lutaram para não cair para a Série B.
e mais, existe uma forte possibilidade de que todos os clubes mineiros que disputam a Série A acabem caindo para a Segunda Divisão do maior Campeonato Nacional.
Vocês deves estar se perguntando: Onde está o 4 em 1 que ele falou no título do post?
Agora eu explico: a quarta disputa em questão acabou se acirrando depois que o Grêmio igualou o número de jogos com as outras equipes da tabela.
E isto inclui o arqui-rival Inter.
Virou uma disputa interna no Rio Grande do Sul para saber qual clube terminará na frente o certame de 2011.
E até mesmo se um deles irá conquistar uma vaga na Libertadores e o outro não.
Bairrismo pura que acaba por me deixar até constrangido.
Há não muito tempo atrás, os dois clubes gaúchos eram protagonistas da disputa pelo título maior do futebol nacional.
E hoje se contentam em saber quem chegará na frente e quem conseguirá vaga na Libertadores.
De onde provém isso?     Das más administrações dos dois clubes.
Muita preocupação com coisas pequenas e focar no principal, que é o time, acabou por entrar em segundo plano.
Reflexão para os próximos anos...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alguém quer?

Brasileirão 2011 está tão disputado que duvido alguém arriscar hoje qual será o campeão.
No início do campeonato, as equipes que despontam como favoritas à conquista do título são sempre as mesmas.
As duas equipes do Rio Grande do Sul, as duas de Minas Gerais, as equipes do Rio de Janeiro e também as equipes de São Paulo.
Só que as reviravoltas que andam ocorrendo durante as rodadas já não trazem mais a segurança de que algum desses times levantem o caneco ao final da competição.
Times como Atlético Goianiense, Figueirense e Coritiba mostram que o Brasileirão é a competição mais disputada do mundo.
Apontam como azarões na busca por vaga na Libertadores e, quem sabe, até na luta pelo título.
Isso faz com que o campeonato se torne atrativo para o torcedor até a última rodada.
E não podemos esquecer que a rodada de encerramento do Brasileirão será composta de clássicos regionais.
Qual clube vai querer fechar o ano perdendo para o seu arqui-rival?
É esperar o desfecho do melhor campeonato dos últimos anos e sonhar com o sucesso do seu clube ou o pesadelo do rival...

sábado, 1 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Milton Leite

Pessoal

Chegou a hora de mais um Entrevista no Crônicas.     Projeto do blog que busca trazer entrevistas com jornalistas ou pessoas ligadas ao esporte.

O entrevistado da vez é o narrador do Canal SPORTV, Milton Leite.

Com seus famosos bordões, Milton Leite traz um pouco de descontração nas suas narrações.

Agradeço desde já, a disponibilidade e confiança em me conceder este bate-papo que irá mostrar o lado do narrador que não aparece nas transmissões.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: Seu começo de carreira foi no rádio. Qual das transmissões, na sua concepção, é mais fácil, o rádio ou a TV?

Milton Leite: Transmiti muito pouco futebol em rádio, só quando eu ainda morava em Jundiaí, no interior do São Paulo. Mas considero o grau de dificuldade de transmitir no rádio muito maior do que na TV, porque você precisa "mostrar" para quem ouve o que ele não está conseguindo ver.


L.C.: Nas transmissões de TV, alguns jogos são narrados a partir de um monitor no estúdio e outros diretamente da cabine do estádio. Existe alguma diferença para o narrador?

M.L.: Claro, transmitir no estádio é muito melhor. Afinal você sente o clima que envolve o jogo, a torcida, além de ver coisas que as câmeras não mostram. Sem contar que a visualizar os jogadores em campo é muito mais fácil no estádio do que pela TV.


L.C.: De todas as transmissões que você já fez, qual delas foi a mais dramática e qual a mais emocionante?

M.L.: Difícil escolher depois de mais de 20 anops transmitindo esportes. Posso citar duas, que nem sei se são "as mais"... teve o jogo da Copa da África do Sul, entre Uruguai e Gana. O time africano teve um pênalti a favor no final da prorrogação que levaria a equipe para a semifinal. Perdeu e os uruguaios venceram nos pênaltis. Da forma como aconteceu, foi uma das partidas mais dramáticas que já acompanhei. No plano das mais emocionantes posso lembrar a coqnuista da medalha de ouro pelo César Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim.


L.C.: O bordões que você utiliza nas transmissões surgiram naturalmente? Há quanto tempo você faz o uso deles?

M.L.: Nem me lembro quando eles começaram, mas foi ainda na época da ESPN-Brasil. Normalmente são frases ou expressões que utilizava no meu dia-a-dia, nas conversas com os amigos, nas brincadeiras. Um dia usei numa transmissão, quase sem perceber e as pessoas gostaram., foram ficando. Mas não considero essa a melhor parte do meu trabalho. São apenas uma pequena parte. Acredito que mais importante do que usar bordões engraçados é transmitir direito os jogos, ser crítico e tudo mais.


L.C.: Nos períodos em que você não está à trabalho, quais suas preferências de lazer?

M.L.: Gosto muito de ler. Além disso, adoro viajar, ir a cinema, teatro. Eu e minha mulher curtimos muito numa cidade como São Paulo poder buscar sempre lugares novos pra conhecer, restaurantes.

Milton Leite