quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Adeus do Comandante

Está noticiado e foi anunciado em coletiva que Celso Roth não é mais o técnico do Grêmio! Afirmativa ERRADA!!! Celso ainda é o treinador tricolor até 31/12/11, data do término do seu contrato.

Coloco isso porque não consigo entender como as pessoas falam que Roth não deveria estar à beira do gramado do Beira-Rio no domingo, dia 04 de dezembro, para comandar o Grêmio frente ao seu maior rival, o Inter.

É de me espantar que as pessoas achem que o profissional, por não ter o seu contrato renovado ou estendido, vai fazer corpo mole ou descaso no término de suas atividades no clube. é incompreensivo para mim que tal profissional venha a público declarar que está muito grato pela recepção que teve e pelo tempo que trabalhou e ainda assim não haja com profissionalismo na sua última apresentação frente à uma parcela de sua torcida.

Temos que deixar de subjulgar as ações de todos pelas atitudes de alguns. Se alguma vez alguém agiu de má vontade mesmo ainda tendo contrato com empresa ou clube de futebol, não é digno de vestir a camiseta em outra oportunidade.

O salário está sendo pago, as férias, 13º, fundo de garantia e todas as vantagens que um trabalhador com carteira assinada tem (abrindo um parêntese: será que o celso ganha Vale-transporte?) então que se cumpra o que está acordado. Se é até o dia 31, é até o dia 31 e não se fala mais nisso.

Tratar o assunto de forma a colocar o técnico de encontro com a torcida só prejudica o clube e o time. Façam o seguinte: quem vai ao estádio, apoie. Deixe para colocar sua raiva e ira depois da partida. Ou melhor, fique em casa e desconte no travesseiro!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ficou para a saideira...

E eu que achei que as emoções do Brasileirão iriam acabar neste final de semana que passou. Não é que me enganei. O Campeonato Brasileiro está ficando extraordinariamente emocionante a cada ano que passa e para melhorar ainda mais no quesito emoção, todos os jogos da rodada de encerramento do Brasileirão serão clássicos regionais entre os maiores rivais de cada estado.

Todos os jogos da próxima rodada valem alguma coisa. Alguns valem a Taça, outros vaga na Libertadores e também tem jogo que vale a salvação e manutenção do clube na Série A de 2012. De todos os jogos, vou colocar uma lista dos 5 mais emocionantes, em ordem de importância, da disputa ao título até a saída da zona do rebaixamento.

1- Corinthians x Palmeiras: Vale o título para o Timão, que só depende dele para ser campeão. Uma vitória ou um empate dão ao Corinthians seu 5º título nacional. Já o Palmeiras, garantido na Sul-Americana só tem uma função na partida: azedar a festa do seu maior rival!

2- Vasco x Flamengo: Vale o título para o Vasco e uma vaga na Libertadores 2012 para o Flamengo. As combinações que podem acontecer são: uma vitória do Vasco só dá o titulo ao clube carioca caso o Corinthians não ganhe ou empate com o Palmeiras. Flamengo consegue uma vaga na Libertadores se vencer ou empatar o jogo. em caso de derrota rubro-negra, só se classifica se Inter, Coritiba ou Figueirense um deles não ganhar seu jogo.

3- Inter x Grêmio: O clássico Gre-Nal vale a vida para o Inter e nada para o Grêmio. O colorado se classifica para a Libertadores 2012 com uma vitória sobre o tricolor ou um empate tendo outras combinações de resultados. Empatando, o Inter torce por tropeços de Coritiba e Figueirense nos seus jogos, ou de no máximo um empate de São Paulo e Botafogo. Já o Grêmio, assim como o Palmeiras, está garantido na Sul-Americana do próximo ano e sua função na partida é colocar água no chopp da festa dos colorados.

4- Atlético Paranaense x Coritiba: O jogo dos opostos!!! Vale vaga na Libertadores para o Coritiba e fuga do rebaixamento para o Atlético. Coritiba só depende dele para concretizar sua terceira participação na Libertadores  da América - a primeira foi em 1986 e a segunda em 2004. Uma vitória coloca o time paranaense na competição em 2012. Se classifica também com um empate ou derrota desde que Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam seus jogos. O atlético tem a missão de sair da zona do rebaixamento com uma vitória sobre o Coxa e ainda assim precisa que Ceará ou Cruzeiro não vençam seus jogos. Empate ou derrota levam o rubro-negro paranaense para a Série B de 2012.

5- Avaí x Figueirense: Para o Avaí já rebaixado, cumprir tabela e tirar do Figueira da chance de disputar a Libertadores são as razões para o jogo de domingo. O Figueira ainda busca uma chance de participar pela primeira vez da Libertadores e essa vaga só será conquistada com uma vitória sobre o rival combinado com tropeços de Flamengo, Coritiba ou Inter. Em caso de empate, só se classifica se Coritiba, Inter, São Paulo ou Botafogo não vencerem seus jogos.

Missão difícil para qualquer clube que está envolvido em alguma disputa. No caso de Botafogo e Fluminense, não mencionei pela grande complexidade de resultados que colocariam o Botafogo na Libertadores. Fluminense já está com a vaga garantida na competição.

Domingo que vem cheio de emoções e torcidas, tanto contra quanto a favor de seus clubes. É o Brasileirão mostrando que uma disputa por pontos corridos pode ser sim fantástica.

sábado, 26 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Luiz Ademar Jr.

Tô de volta com o Entrevista no Crônicas. Chega sábado e minha obrigação com vocês é colocar uma nova  entrevista para que o pessoal possa conhecer um pouco mais das personalidades do jornalismo esportivo do estado e também do país.


O entrevistado de hoje é o jornalista Luiz Ademar Jr., comentarista SPORTV e PFC. Foi eleito em 2011, o 3º colocado na categoria Comentaristas de TV por Assinatura e também 2º colocado como Melhor Blog Esportivo pela ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.
Curtam abaixo a entrevista com ele.
Luciano Coimbra: Na profissão de jornalista, as diversas áreas de atuação tem suas particularidades. Como passar aos leitores, credibilidade em uma matéria de jornal?
Luiz Ademar: Trabalhei 17 dos 20 anos de profissão na imprensa escrita. Estou na TV há 3 anos. Credibilidade vai do que você apura, escreve, fala e passa para o leitor, ouvinte ou telespectador. O importante é checar sempre com mais de uma fonte. Ouvir todos os lados. Apurar detalhadamente e jamais tomar partido, independente de quem seja, ou melhor, de qual clube seja. Tratar com respeito todos o clubes. Tratando o jornalismo com respeito diariamente, a credibilidade será eterna. Afinal, os entrevistados perceberão, mesmo quando não gostarem da matéria ou da opinião, que ela é isenta e honesta.

L.C.: Acompanhar as partidas do Brasileirão ajuda no estudo dos clubes antes das partidas?
L.A.: Claro que sim. Faz parte da rotina dos cronistas esportivos. O importante é ler as principais notícias diárias dos clubes. No meu caso, todos os clubes das Séries A e B. E, ao ser escalado para determinada partida, estudar muito os dois clubes, com noticários, informações dos treinadores e jogadores.

L.C.: Qual o fascínio que tem o futebol no interior dos estados?
L.A.: Entendo que o fascínio é maior porque no interior dos estados os torcedores não estão acostumados com a presença diária dos ídolos. E quando os jogadores estão em determinadas cidades, todo mundo quer autógrafo, fotos e marcar presença ao lado da delegação do seu clube de coração.

L.C.: Tua ligação com o esporte veio através da profissão?
L.A.: Sempre pratiquei diversos esportes, especialmente o futebol. Joguei futebol de salão e depois campo nas categorias de base do São Palo Futebol Clube. Fui emprestado para o São Bento, de Sorocaba, mas teria de deixar os estudos e morar, por minha conta, no interior de São Paulo. Não tinha como me manter financeiramente e fiz a opção de me federar no salão, no Nacional, da Comendador Souza. Prossegui com os estudos pensando em jornalismo esportivo e consegui atingir a minha meta.

L.C.: Quais as opções de programa nos momentos de lazer?
L.A.: Gosto de passear e viajar com a família. Jantar fora, curtir shows e cinema e, claro, um futebolzinho também.


Luis Ademar Jr.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eu morro e não vejo tudo...

Sabe aquele velho ditado " Eu morro e não vejo tudo" ??? Cabe bem para este início de final de semana - gostaram da enrolação??? Ontem me aparece o caso do "suposto" vídeo íntimo do R10, uma foto publicada pelo empresário do Damião com o presidente do Barcelona, hoje a notícia de que Andrés Sanches agora é diretor de Seleções da CBF. Como diria Jack o Estripador: - Vamos por partes!!!

O Caso do vídeo íntimo do R10: pensem comigo... Se o vídeo é íntimo, como é que o cara me filma na web cam com uma pessoa que supostamente ele nem sabe quem é? Amadorismo puro!!! Não vou tirar a culpa e "malandragem" de quem postou o vídeo sem autorização de R10. O jogador confiou na pessoa e ela se aproveitou deste Momento Inocência do meia flamenguista. Mas cá pra nós: R10 é meio sem noção ou tava querendo aparecer mesmo? (OBS.: antes que perguntem, NÃO, EU NÃO VI O VÍDEO!!!)

O Caso da foto do empresário: Outra declaração assinada e registrada em cartório de amadorismo puro!!! Como é que um empresário de jogador de futebol, com seu time disputando uma vaga na maior competição da América Latina me posta uma foto com o presidente de um dos maiores clubes do Mundo? e depois vem me dizer que a reunião produtiva foi no lado pessoal e não profissional... Me poupe!!!

Aí abre o precedente para fazer o que fez o barcelona. Publica Nota Oficial dizendo que não tem nenhuma tratativa com o empresário e que ele se apresentou como um fã comum e pediu uma foto. Queimação total com o atual clube do seu jogador e também com todos os outros clubes do Mundo que viram a foto e as declarações do Barça. É mais fácil acreditar em quem: no empresário novato ou no presidente do BARCELONA? Fica a questão...

Para fechar o dia com chave de ouro o Caso Andrés Sanches: Nada mais me espanta no futebol brasileiro. Eu disse, NADA!!! Qual é o maior alvo de suspeitas de fraudes e maracutaias que tem dentro da CBF? O presidente Ricardo Teixeira. O que ele faz? coloca o presidente do Corinthians - um dos clubes que mais ajuda ganha na face da terra, tanto dentro quanto fora dos gramados... - como novo Diretor de Seleções da CBF.

Vamos esclarecer melhor. Há alguns dias, foi apurado por um jornalista investigativo da BBC de Londres que Ricardo Teixeira teria recebido propina no valor de U$ 10 milhoes, da ISL, empresa falida, detentora dos direitos de comercialização das Copas de 2002 e 2006. Caso ele seja obrigado a deixar o cargo vitalício que ele detém na CBF, nada melhor do que colocar um amigo no seu lugar. E as coisas começam assim... Primeiro diretor de Seleções, depois diretor de PONE (todo mundo sabe o que é, né?!) até chegar ao cargo máximo da entidade.

São coisas assim que me deixam envergonhado do futebol brasileiro. Mas como funcionava na Roma Antiga, pão e circo para a população que assim eles pensam estar tudo bem...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Deu Saudade...

Assistindo a final da LIGA FUTSAL ontem no canal SPORTV, confesso que deu saudade dos tempos que eu vestia a camisa 15 do meu querido Colégio Gonzaga. E o 15 era escolha pessoal mesmo. Não sei de onde tirei de usar esse número, mas no Futebol de salão - na época era assim que se chamava o FUTSAL de hoje - sempre usei a mesma numeração pelos clubes que passei em Pelotas.

Comecei minha "carreira" amadora jogando no Fraldinha do Clube Brilhante, clube com grande prestígio no FUTSAL da cidade e reconhecido no estado. Ganhei alguns Campeonatos Citadinos pelo esmeraldino de Pelotas e quando completei o segundo ano de Fraldinha fui convidado a jogar no extinto CEPEL. Lá fiquei por 2 anos jogando os dois anos de Pré-Mirim e também atuando no Mirim, mesmo sendo de uma categoria abaixo.

Pelo CEPEL ganhamos torneios regionais disputados em São Lourenço e Pelotas e se a memória não falhar, também ganhamos um citadino. Quando chegou a idade de passar para o Mirim, saí do CEPEL e fui atuar no também extinto TrilhoOtero - tá, eu sei que os times todos que eu joguei já não existem mais. Pode parar de rir agora...

Naquela época, o TrilhoOtero estava formando uma divisão de base para dar seguimento no projeto principal da equipe profissional. Pança era o goleiro na época e o maior rival era a toda poderosa Enxuta, de Caxias.

Joguei todo meu tempo de Mirim no TrilhoOtero e a parceria infelizmente acabou, sendo fechado o Departamento Profissional da equipe. Fiquei jogando apenas na equipe do Colégio Gonzaga até terminar a idade da categoria Infantil.

Quando chegou o tempo de virar gente grande dentro do esporte, ou seja, passar para o Juvenil, me surgiu um convite para atuar pelo Clube XV de Julho, também em Pelotas. O que acabou atrapalhando a minha "carreira" no esporte da bola pesada, como era conhecido o Futebol de Salão foi a distância entre o clube e a minha casa.

Acabei por abandonar o FUTSAL e me dedicar ao outro esporte que eu levava em paralelo: o Handebol. Voltei a jogar só pela equipe da faculdade em Jogos de Integração dos Cursos Educação Física do estado. Nessas andanças por clubes e pela equipe do colégio, também surgiu um convite para participar do time Infantil de futebol de campo do E.C. Pelotas.

E o burro aqui fez o que??? Claro que não foi!!! Pensamento de apaixonado pelo xavante, nunca na vida eu iria atuar pelo maior rival do meu time do coração. Mal sabia eu que depois de formado acabaria por trabalhar um ano inteiro como auxiliar técnico e preparador físico das categorias de base do Áureo-Cerulio.

Poderia hoje estar aposentado e com os bolsos atolados de grana. Ou não. Como iremos saber... O que ficou foi uma paixão grande pelo esporte, em especial pelo Futebol de Salão, que aprendi a gostar desde muito pequeno.

Ah! Quanto ao jogão de ontem, só tenho uma coisa a dizer. Aquela adrenalina toda de ginásio cheio, decisão, garra, oportunidades e gols decisivos (eu era o cara das decisões, mesmo que vocês pensem que não...) deu saudade. Ah!! Se deu...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Taça em Preto e Branco ou em Cores?

Lá no dia 17 de outubro eu escrevi um post sobre as chances de o Brasileirão 2011 terminar em Preto e Branco. As chances ainda continuam, mas agora apareceu como um furacão - não se assustem, não é o Atlético Paranaense que resolveu subir na tabela - uma possibilidade de a Taça mais cobiçada do segundo semestre terminar colorida em Grená, Verde e Branco.

Naquela data, coloquei que o matemático Tristão Garcia apontava como fortes favoritos à conquista do título brasileiro o Corinthians, o Vasco e o Botafogo. Os três clubes somavam 83 por cento de chances de um deles acabar o campeonato como melhor time do Brasil.

Neste meio tempo, o Botafogo fez a maior força do mundo para que isso não acontecesse, perdeu várias chances de se tornar líder da competição, sofreu derrotas inexplicáveis como perder para as duas equipes que já estão rebaixadas à Série B de 2012 e ainda demitiu seu treinador faltando três rodadas para acabar o campeonato.

Claro que isso tudo não teria como acabar bem e o Fogão está completamente fora da disputa pelo caneco. Voltando as contas, após a rodada deste final de semana que passou, as chances da competição terminar em Preto e Branco ainda são grandes.

Corinthians e Vasco somam hoje 96 por cento de chances de serem campeões - Corinthians tem 79 por cento e vasco tem 17 por cento - mas em se falando de Fluminense, tudo pode acontecer. O clube foi considerado rebaixado em 2009 e mesmo tendo apenas 1 por cento de chances de escapar da decadência pela segunda vez - o clube já foi rebaixado para a Série C e conseguiu voltar à elite pela "porta dos fundos" - terminou a competição apenas um pontinho fora da zona do rebaixamento e no ano seguinte realizou a façanha de sagrar-se campeão brasileiro.

Vamos deixar a matemática de lado, mesmo sendo ela uma ciência exata. Já conseguimos notar que dentro dos gramados a única matemática que funciona m,esmo é a que aponta um vitorioso por marcar mais gols que o adversário. Quando ainda tiver uma possibilidade de tudo ser modificado, no futebol esta pontinha de surpresa não pode ser desprezada.

Para sabermos realmente qual a cor da Taça do Brasileirão 2011, só depois da próxima rodada ou até mesmo depois da rodada do dia 4 de dezembro. Matemáticos e torcedores, fiquem no aguardo...

domingo, 20 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Carlos Cereto

Passou o sábado e não coloquei o Entrevista no Crônicas na rede porque minha garganta não deixou. Mas como tenho um compromisso de trazer para vocês mais uma entrevista a cada final de semana, aqui está. O entrevistado de hoje é o repórter e editor do Arena SPORTV, Carlos Cereto.
Cereto é paulista de Itapira e começou sua carreira em 1994, tendo passagens por rádios do interior e da capital paulista. É repórter SPORTV e PFC São Paulo desde 2001.
Como curiosidade, Cereto foi o único repórter a transmitir ao vivo, via Premiere Esportes, o drama do jogador Serginho, do São Caetano, que faleceu em campo contra o São Paulo, no Brasileirão de 2004.
Confiram abaixo a entrevista dele.
Luciano Coimbra: Na escolha pela profissão de jornalista, você esperava trabalhar no ramo esportivo?
Carlos Cereto: Sempre pensei em trabalhar no jornalismo esportivo. Escolhi o jornalismo porque sou apaixonado por futebol e por esportes de um modo geral. Sempre quis estar perto dos principais eventos. É a realização de um sonho

L.C.: Trabalhar no rádio é aprendizado para a televisão?
C.C.: Considero o rádio a grande escola do jornalismo esportivo. Rádio e Televisão tem linguagens completamente diferentes, mas o rádio pela questão do improviso te dá muita base para trabalhar na TV, sobretudo nas transmissões e links ao vivo.

L.C.: Na editoria do Arena SPORTV, como encaixar as notícias que chegam de última hora?
C.C.: Depende da importância e ineditismo da notícia. O Arena é um programa em rede nacional e a visão jornalística precisa atingir essa amplitude. Mas é mais simples do que se imagina. É só dar importância ao que realmente tem importância.

L.C.: O futebol brasileiro aderiu aos pontos corridos desde 2003. Qual a sua opinião com relação a essa fórmula de disputa?
C.C.: Todo sistema de disputa é bom desde que haja equilíbrio entre os participantes. Gosto mais do mata-mata. Gosto de uma final.No entanto, reconheço que esse ano o campeonato de pontos corridos está sensacional. O campeonato de pontos corridos é o mais justo, mas nem sempre é o mais emocionante. Perde a graça se alguém disparar na frente, mas nesse ano o equilíbrio é muito grande.

L.C.: Nos horários de folga, qual é a prioridade de lazer?
C.C.: Jornalista esportivo não tem folga. Não “desliga nunca”. Mesmo quando não estou trabalhado vejo futebol o tempo todo. Mas às vezes procuro relaxar, leio livros, vou ao Cinema, brinco com meu filho, etc

Na foto: Maurício Noriega, Carlos Cereto, Marco Aurélio Sousa e Milton Leite

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Vergonha de um Craque.

O que a gente espera de uma pessoa que é exemplo para vários garotinhos que ainda sonham em um dia poder fazer aquilo que seu ídolo faz? O que a gente espera de um jogador de FUTSAL que é reverenciado por muitos, inclusive eu, como um dos maiores jogadores que já atuaram até hoje?

A gente só espera que suas atitudes sejam condizentes com o status de ídolo maior e craque para uma geração que está aprendendo a amar o FUTSAL. e não foi o que se viu ontem na primeira partida da final da LIGA FUTSAL - o Brasileirão das quadras.

Falcão, o capitão e craque da equipe do Santos, não conseguiu assimilar que nem sempre se ganha. Ainda mais em um esporte onde o coletivo é o que impera. Após sofrer o revés de estar ganhando o jogo por 2 x 0 da equipe da ACBF em Carlos Barbosa e ver o placar virar para 4 x 3 para os donos da casa, Falcão ao final da partida, insinuou em forma de gestos que os árbitros estariam "roubando" para a equipe mandante.

Foi o suficiente para que fosse expulso mesmo com a partida já encerrada. Não contente, tentou acertar um chute em um dos árbitros. A explicação do atleta: - Estava tão nervoso que perdi a cabeça e nem me lembro o que eu fiz. Estou errado pelo o que eu fiz, mas eles apitaram com má intenção. É triste para o esporte. Quando vi que esses dois juízes seriam escalados, sabia que seríamos prejudicados. Acabou que tivemos o nosso trabalho inteiramente prejudicado por dois árbitros tendenciosos. Eu só fui falar com ele e ele me expulsou - de acordo com o site globoesporte.com


Tudo bem que a gente sabe que não é bom perder nem em palitinho ou jogo de video-game, agora usar o nervosismo como "desculpa" para uma atitude dessas não cabe a uma figura que é conhecida no meio esportivo e que arrecada milhares de fãs por onde passa.


Já fui jogador de FUTSAL, no tempo que ainda era Futebol de Salão e tive o prazer de conviver com o lado profissional quando atuei nas categorias de base da equipe do TrilhoOtero, em Pelotas. O exemplo que os atletas do profissional nos passavam era de muita responsabilidade e acima de tudo caráter, tanto dentro quanto fora das quadras.


Exemplos iguais a esse do jogador Falcão não devem ser seguidos por ninguém. Os ídolos de qualquer esporte não podem esquecer que suas atitudes são mais marcantes do que suas palavras. É o que diz aquele velho ditado: "Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parece capítulo final de novela...

Estou ouvindo a entrevista do Kléber para o São Paulo Acontece, transmitida pela Band AM 640. E o cara resolveu atirar tudo que tinha na lata do lixo dentro do ventilador. Entrevista está podendo esclarecer mais um pouco da demora que o jogador está tendo em fechar ou não com o Grêmio.

Uma situação que está pesando muito é a questão das filhas do jogador. Ele coloca que as meninas já perguntam se o Papai vai viajar de novo... Se vão ficar longe dele... As crianças estão colocando a pulga atrás da orelha do jogador. Aí surge a pergunta: porque as filhas não acompanham ele na vinda a Porto Alegre? Por que a guarda das crianças é sob responsabilidade da mãe.

Palavra de Pai. já deixei de trabalhar mais um turno em uma academia onde eu atuava para poder ficar mais tempo com minha filha que já faleceu. E isso pode ter feito a diferença nas horas mais difíceis.

O que precisamos nos dar conta é que o dinheiro não supre certas carências da vida. E não acompanhar o desenvolvimento de um filho é algo que, para alguns pais, não agrada. eu sou um desses que prefere a companhia dos filhos a ter um caminhão de dinheiro e só ver as crianças quando já estão dormindo.

Complicado não saber o que seu filo gosta de comer, qual o desenho favorito, se o choro é de manha ou verdadeiro... Isso tudo pode pesar na decisão do Kléber e eu não o condeno. Agora que as coisas estão colocadas em pratos limpos, fica mais fácil entender os pedidos de prorrogação do prazo para a resposta.

E com isso, a porta se abriu para o Timão. Se o Corinthians fizer uma proposta razoavelmente parecida pelo atacante, ele assina na hora  pelo simples fato de ficar mais perto das filhas. Outra forma de ele não vir para o Grêmio é o técnico Luis Felipe Scolari deixar o Verdão. Ficaria no clube e ainda continuaria em São Paulo.

Aguardemos os próximos dias e a repercussão desta entrevista bombástica do jogador. Desdobramentos virão...

domingo, 13 de novembro de 2011

Tudo 4

Inter acabou de desperdiçar a segunda chance de chegar ao G5 ou bem próximo dele. E digo isso baseado só nessas últimas duas rodadas. Se a gente for estender a comparação para o restante do campeonato ia faltar espaço no post.

Na rodada passada, o colorado tinha a chance mais clara de todas de entrar no G5 e conseguir se firmar na disputa pela vaga só que conseguiu perder para o Fluminense em pleno Beira-Rio. Tá Bom! Vamos contabilizar que ainda temos cinco rodadas a contar desta.

E o Inter entra em campo hoje para disputar uma das cinco partidas que restam antes do final do Brasileirão. O jogo é contra o Cruzeiro, time que luta para não ser rebaixado. As chances de subir na tabela já dependem de combinações nos outros jogos da rodada.

E não é que para o Inter a rodada não foi das piores? Só que mesmo assim o time não consegue se ajudar e perde o jogo para o quase rebaixado Cruzeiro. Falando em ajudar, com a derrota acaba ajudando a equipe mineira a sair da Zona Maldita.

Tá, cheguei até aqui e não falei nada do título do post. Pois bem, completo os meus escritos resumindo a posição do clube na tabela hoje:
4 pontos o separam da zona da Libertadores;
4 times conseguiram se colocar entre Inter e Botafogo, o 5º colocado e dono da última vaga no G5;
4 jogos restam para que o Brasileirão acabe  e para finalizar,
4 vitórias é a meta nada fácil para um clube que desperdiçou mais de 4 chances de se colocar entre os melhores do campeonato.

sábado, 12 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Paulo Pires

Sei que deixei o meu blog um pouco de lado essa semana, mas tudo é por uma boa causa. Quando comecei a escrever para o site A Dupla Grenal, me propus a escrever em dois dias na semana e o resto estaria disponível para o Crônicas.
Como hoje é sábado, é dia de Entrevista no Crônicas e o entrevistado da décima terceira edição - isso mesmo 13ª -  é o Editor de Esportes da TV Bandeirantes Porto Alegre.
Paulo Pires é natural de Vacaria e já fez cobertura dos Jogos  Pan-Americanos de 2007 para a Radio Bandeirantes de São Paulo.
Conheçam um pouco mais deste jornalista na entrevista abaixo:
 Luciano Coimbra: Quando despertou em ti a vontade de ser jornalista, você esperava trabalhar no ramo esportivo?
Paulo Pires: Diz um velho ditado que “Filho de peixe, peixinho é”! E foi assim, inspirado em meu pai (Anápio Pires), homem de rádio, que resolvi dar meus primeiros passos no meio jornalístico. Na verdade, comecei em rádio em 1976, ainda com DOZE anos de idade. Lembro, muito bem, que participei da cobertura das eleições municipais de Vacaria. E, por ironia do destino, como na época ainda não exista o voto eletrônica (a contagem dos votos era manual), fui colocado, com uma calculadora na mão, para somar os votos de cada candidato à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Vacaria. Portanto, os números já faziam parte da minha vida profissional desde os doze anos de idade. Naquela época, também exercia a função de operador de áudio. Atualmente, passo a maior parte do tempo na televisão, mas sempre gosto de ressaltar que sou um “homem de rádio”. “Tal pai, tal filho…”

L.C.: Trabalhar com editoria de esportes requer um conhecimento apurado de todos os ramos esportivos?
P.P.: Sem dúvida, É preciso estar bem atento para tudo o que está acontecendo (o que nós chamamos de factual) e, principalmente, para os eventos futuros, que poderão se transformar em informações importantes para o nosso público alvo. O conhecimento geral e, às vezes, mais apurado de cada modalidade esportiva é extremamente importante para quem é responsável pela editoria esportiva. É claro, que como o futebol é o esporte mais popular do Brasil, o foco maior está nesta modalidade, mas não podemos deixar de lado os outros esportes, olímpicos ou radicais, não importa.

L.C.: Como você faz para estar por dentro dos variados estilos de esporte?
P.P.: Procuro me informar de todas as maneiras: lendo, ouvindo, vendo.. enfim, sempre que posso estou com os olhos grudados em publicações de outros esportes (menos populares) e acompanhando entrevistas, sejam elas em emissoras de rádio ou de TV. O conhecimento mais amplo de outras modalidades, não só do futebol, abre um campo maior de ação para quem trabalha com esporte.

L.C.: Existe alguma cobertura que ainda está como “sonho de consumo”?
P.P.: Modéstia à parte, me considero um bom conhecedor dos esportes olímpicos. Já fiz a cobertura do PAN 2007, no Rio de Janeiro, para a Rede Bandeirantes de Rádio. Meu sonho é participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016, que também serão realizados aqui no Brasil e no Rio de Janeiro. Alguns amigos já me perguntaram se eu não tenho o sonho de transmitir uma Copa do Mundo. Disse a eles que mesmo que a Copa seja um grande evento universal, talvez o de maior expressão, se tivesse que optar, faria a opção pelos Jogos Olímpicos.

L.C.: Nos momentos de lazer, a prioridade é…?
P.P.: A família. A família acima de tudo. No mundo moderno, com tantas guerras, tantos problemas, nada pode ser mais importante que a família. Só existirá lazer na minha vida se eu estiver acompanhado dos meus familiares, esposa, filhos e neto.


Na Foto: Edu Cesar (Papo de Bola - o site) e Paulo Pires

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

E tem gente que reclama do gramado da Baixada...

Ontem no horário do jogo eu estava trabalhando e não pude assistir a partida. Mas ouvi quase tudo pela Rádio Gaúcha com a narração de Zé Aldo Pinheiro e os comentários engraçados do Wianey.

Só que uma coisa me chocou e muito. O estado precário do gramado e as condições que se encontrava o Estádio era de chorar. Aí eu fiquei pensando: O que faz uma seleção aceitar a realização de uma partida em um campo onde não tinha grama decente, o estádio ainda em obras em uma cidade que a falta de água e luz é a coisa mais comum do mundo?

Me veio uma resposta que só pode ser a única: DINHEIRO e dos bons...
A grana que a CBF recebeu para a realização desta partida deve conter muitos "zeros". É a única explicação para colocar os jogadores da seleção brasileira a atuar naquele gramado. Não que os Gabanezes tenham que jogar em campos ruins. Nem eles mereciam participar daquele jogo.

Aí eu fico me perguntando de novo: no tempo em que trabalhei como auxiliar técnico e preparador físico no E. C. Pelotas, durante a participação das categorias de base no Gauchão de 2001, viajamos por grande parte dos gramados do interior do estado e confesso que não vi nada igual ao Estádio do jogo contra o Gabão.

Vou colocar algumas fotos abaixo e vocês me digam se eu não tenho razão. E olha que o Presidente do Gabão estava lá para assistir a partida. Fico imaginando se ele não estivesse, onde a seleção jogaria...
Alô, Sr. Ricardo Teixeira, o campinho da Praça da ENCOL aos finais de semana tem espaço para um joguinho amistoso da Seleção.




quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quinta é dia de jogo?

Já escrevi várias vezes aqui no blog sobre a Seleção Brasileira. E esse post de novo é "dedicado" ao time que representa o país. Ainda não consegui digerir que o Brasil, uma equipe considerada potência mundial no futebol, não tenha capacidade e cacife para atrair amistosos de renome ou com seleções mais qualificadas.

Explico: como o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo 2014 por ser o país sede, não precisa jogar as eliminatórias. Lado bom: não teremos que sentir aquele calafrio que toma conta dos torcedores quando a seleção se classifica aos 44 minutos do segundo tempo em uma partida disputada com o seu maior rival a Venezuela ou a Colômbia, o Equador e por aí vai...

Mas também tem o seu lado ruim. Não participando das eliminatórias, o Brasil não tem com quem jogar, visto que nenhuma seleção que participa dos torneios classificatórios para a Copa 2014 quer disputar amistosos fora das Datas FIFA - dias reservados para jogos oficiais da entidade máxima do futebol mundial e que os clubes são obrigados a liberar seus jogadores.

Acontece que a seleção precisa de treinamento e necessita jogos para aprimorar as qualidades e corrigir os erros que durante o período de preparação venham a surgir. Mas vamos combinar que GABÃO e EGITO não tem lá sua tradição no futebol mundial para fazer uma frente com a seleção brasileira.

Isso tudo no papel! Depois do futebol que foi apresentado pelos atletas canarinhos na Copa América, nos amistosos contra seleções de expressão mundial tais como Alemanha, Holanda e França, a seleção não demonstra nenhuma segurança para os torcedores de que Gabão e Egito sejam adversários fáceis.

Pelo retrospecto, no ano de 2011, o Brasil já enfrentou seleções inferiores tecnicamente e obteve vitórias, mas sem convencer o seu torcedor de que aquela é a seleção penta campeã mundial. Apagar a marca deixada pela vergonhosa participação na Copa da Africa 2010, só vai ser possível com uma triunfo grandioso em terras tupiniquins, em 2014.

Até lá, vamos sendo brindados com amistosos sem a menor importância e sem competitividade. No papel...

sábado, 5 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Marco Aurélio Souza

Chega sábado e meu compromisso com vocês é de colocar na rede mais um Entrevista no Crônicas.
A figura do jornalismo esportivo entrevistado hoje é o repórter da TV Globo e SPORTV Marco Aurélio Souza.
Para quem nao sabe, Marco Aurélio é natural de Canoas e já trabalhou na RBS TV Porto Alegre e na RBS TV Florianópolis.
Fiquem sabendo mais um pouco das histórias dele na entrevista abaixo.
Luciano Coimbra: A profissão de jornalista requer muita leitura, quais são suas preferidas?
Marco Aurélio: Adoro as biografias. Emendo uma atrás de outra. Das esportivas, a melhor que li é a do tenista Andre Agassi. História fantástica. No mais, as leituras diárias também são muito importantes: jornais e revistas. Leio tudo. Adoro até uma fofoquinha…

L.C.: Dos esportes que você já cobriu, qual o mais emocionante e o mais inusitado?
M.A.: O futebol é sempre o mais emocionante, mas também gosto muito de trabalhar em jogos de vôlei. Acho que o mais inusitado que cobri foi o xadrez. Inusitado porque é considerado esporte.

L.C.: Trocar o Sul do país por São Paulo foi opção pessoal ou mais um desafio?
M.A.: Foram duas trocas. Na primeira sai de Porto Alegre, onde fiz o Projeto Caras Novas, na RBS, e fui para Florianópolis, também na RBS. Em Floripa tudo aconteceu. Fiz grandes amigos e, depois de dois anos, fui chamado para trabalhar no Sportv, em SP. Em SC, fui buscar espaço. Em SP, a realização profissional. Hoje sou repórter da TV Globo e isto é uma vitória.

L.C.: Tua ligação com o esporte veio com a profissão?
M.A.: Não. Joguei futsal desde os 8 anos. Pre-mirim, mirim… e só parei na hora de fazer a opção entre estudar mais ou seguir a carreira de atleta. Fui federado por muitos anos no RS.Joguei num time da dupla Grenal, mas não vou revelar qual…

L.C.: Nos momentos de lazer, tua prioridade é…?
M.A.: Família e amigos. Eu já viajo muito a trabalho e isto cansa. Na folga, o negócio é ficar mais quieto ou desligar completamente do trabalho.


Marco Aurélio Sousa

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Já virou piada pronta.

A gente até faz força para não cair na tentação da piada pronta, mas não dá mais. A passagem de Adriano pelo Corinthians está sendo uma sucessão de atos cômicos.

Primeiro ele chega, se apresenta e com a forma física que nem o Rei Momo do Carnaval de Porto Alegre tem se lesiona antes mesmo de estrear pelo Timão. Aí, com o jogador no Departamento Médico, as notícias só podem vir dos sites e colunas de fofoca.

É uma troca de namoradas que só vendo. A vida amorosa do jogador só não é mais concorrida que o vestibular de medicina da UFRGS. Troca tanto de "amores" quanto o Mano Menezes de jogadores em suas convocações.

E pra não ficar tão chato para a direção do Timão, ele consegue estrear com a camisa do Alvi-Negro Paulista. Mas são apenas dois joguinhos. O total de tempo em que o Imperador esteve em campo com a camisa do Corinthians não completa o tempo de meia partida de futebol. Isso mesmo!!! Ele jogou apenas 42 MINUTOS desde a sua chegada no clube.

É o investimento mais caro do futebol, em relação ao custo-benefício. Isso fez com que o próprio presidente se manifestasse contra as atitudes e a forma do atacante.
- Está demorando mais do que o esperado para entrar em forma. Mas ele vem trabalhando forte, vamos ver se ajuda nos próximos jogos - colocou o mandatário corintiano. Com relação as atitudes de Adriano fora de campo, Andreas Sanches disse o seguinte - Ele que faça o que quiser nas férias. Ele que beba, encha a cara o quanto quiser. Vou proibir de beber, vou falar que tem de dormir 8h e não 11h da noite? Na folga, ele faz o que achar melhor.


Marcos Piangers, integrante do Pretinho Báasico, da Rede Atlântida e do Grupo RBS ironizou o peso do atacante na sua participação no programa Redação SPORTV desta manhã. Sua menção ao peso de Adriano é na comparação com o peso de um hipopótamo.


Piadinhas a parte, a gente já sabia que a volta do Imperador ao Brasil ia dar em pizza. Sempre bem acompanha da de um choppinho... 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

E se fosse com você?

Pense na situação: você, um trabalhador que faz a sua função na empresa. Está sempre, ou melhor, quase sempre pontualmente no seu local de trabalho. Respeita as regras que são impostas pelo chefe. E ainda trás algum retorno financeiro para o grupo.

Pensou?? Agora imagine que por uma "falha" na sua contratação, a empresa deixa de lhe pagar o seu salário. O que você faria?? Primeiramente ficaria P*** da vida com a situação e daria um jeito do chefe resolver o "probleminha".

É mais ou menos isso que está passando, nada mais nada menos do que Ronaldinho Gaúcho!!! Seu salário com a Traffic está atrasado em dois meses devido a não ter um contrato formalizado quando da sua contratação. O que foi feito entre Flamengo, Traffic e R10 foi apenas um memorando resumindo as cláusulas do contrato.

Por motivos de mudança no comando da empresa de marketing esportivo, a assinatura do contrato foi sendo adiada e agora as partes envolvidas acharam por melhor formalizar  o contrato, uma vez que o memorando não contemplava todos os pontos necessários do acordo entre os envolvidos.

Minha preocupação desde quando soube da notícia: Como será que R10 está fazendo para pagar as parcelas do Carnê das Casas Bahia?? E o condomínio, tá em dia?? IPTU e IPVA da casa e dos carros, conseguiu quitar ou fez empréstimo??

É amigo, tá ruim pra todo mundo...