terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobrou só os grandes

Copa das Confederações tá dando uma dor de cabeça para o Brasil e a FIFA.
Protestos, manifestações, quebradeiras e por aí vai... Pensamento de que tudo pode dar errado em 2014 paira sobre os representantes da FIFA e do COL.

Mas não vim aqui para falar desse assunto. O blog foi feito para falar de futebol e assim vai ser até o último dia dele - que pelo visto ainda vai durar muito...

Semi-final da Copa só conta com times de gabarito e história no futebol mundial. Claro que as vezes abre-se  a exceção e algumas "zebras" pintam nas fases finais dos torneios de seleções, mas isso não ocorreu.

Brasil, Uruguai, Itália e Espanha fazem duas semi-finais de tirar o fôlego e empolgar qualquer torcedor. Em jogo, temos doze títulos mundiais divididos entre as seleções. Itália e Brasil pontuam na frente com 4 e 5 títulos respectivamente. Uruguai foi campeão mundial por duas vezes e a Espanha é a atual detentora da taça.

Favoritismos à parte, Brasil e Espanha é a final que todos esperam, mas não podemos contar com os jogos já decididos. Uruguai mostrou bastante força e versatilidade, atuando com formações diferentes nos três jogos. Treino de hoje dá indícios que o técnico da seleção uruguaia pode jogar com três atacantes amanhã.

A Itália é que passa por um período turbulento, mesmo tendo uma equipe qualificada. Tem os desfalques do seu atacante Mario Balotelli e do lateral direito Abate, que lesionados, voltaram para a Itália. Pirlo ainda é dúvida por conta de dores na panturrilha, enquanto isso De Rossi retorna após suspensão.

Tanto brasileiros quanto espanhóis vão precisar jogar muito para vencerem seus adversários e fazerem a final que é esperada. Amanhã começa a batalha com Brasil e Uruguai e na quinta Espanha e Itália fecham as semi-finais.

Bons jogos a todos e volto assim que der.

Ah!!! Não esquece de opinar e indicar o blog. em breve teremos promoções com a Camisetas do Sul e mais detalhes estarão por aqui.

Abraço


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vale o risco?

Noticia-se que Inter está abrindo negociações para ter Adriano Imperador. Quando era jogador de futebol - para mim, hoje, ele é um ex-atleta - tinha uma qualidade no chute que poucos do ramo tem. Força, velocidade e posicionamento eram outros pontos fortes do Imperador.

Só que o mundo extra campo desvirtuou um pouco a carreira do atacante. Bebidas, festas, mulheres de sobra e muita confusão com polícia passaram a  ser mais notícia do que seus gols dentro de campo.

Os últimos clubes a apostarem numa recuperação de seu futebol deram com os burros n'água. Corinthians e Flamengo apostaram suas fichas na tradição da torcida e em fazer o atacante voltar a jogar futebol pelo prazer de ter seu nome gritado pela massa, mas o resultado não foi dos mais satisfatórios.

No Corinthians, sua passagem foi finalizada após a negativa de uma pesagem de rotina. O treinador Tite não aceitou a postura do atacante e pediu seu desligamento. Já havia acontecido mais alguns episódios de falta em treinamentos e atrasos, o que colaborou para que a sua estada no clube fosse encerrada.

Depois disso o atleta recebeu a cartada final de conseguir recuperar sua carreira. O Flamengo acolheu o jogador em agosto de 2012, mas com decorrentes atrasos e faltas a treinamentos,  aparições públicas em estado alterado e a declaração via assessoria de imprensa que não jogaria em 2012 custaram a ele o desligamento do clube carioca com apenas três meses de contrato.

Agora a diretoria do Inter acena com a possibilidade de aposta na recuperação do Imperador.

Devido ao histórico que se apresenta, não vejo com bons olhos gastar tempo e espaço no vestiário com uma contratação desse risco.

É colocar dinheiro fora, caso seja feito contrato com valor fixo mais bonificação por treinamento, jogos e gols. Também existe a possibilidade de contaminar o vestiário, caso ele não tenha a recuperação que se espera.

Risco muito alto para um benefício muito baixo.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Parceria firmada

Já estou colocando no Twitter que está firmada uma parceria entre o Crônicas de 1 Fã e a Camisetas do Sul.

Essa parceria se dará em forma de divulgação da loja virtual da Camisetas do Sul e também contará com sorteio de camisetas pelo meu perfil no Twitter.

Aquele pessoal que acompanha os meus posts vão poder concorrer.

Aqui no link da Camisetas do Sul você pode conhecer e adquirir os produtos dessa loja tipicamente gaúcha.

Não percam as oportunidades nesse mês dos namorados e presenteie seu amor com uma camiseta bem bacana.

Em breve teremos aqui no blog, um modelo que será sorteado para apreciação de todos.

Também estamos estudando a ideia de lançar uma camiseta exclusiva do Crônicas de 1 Fã.

Assim que tivermos mais novidades colocamos aqui no blog.

Abração a todos!!!

A dor maior da lesão

Leandro Damião é cortado da Seleção Brasileira que vai jogar a Copa das Confederações. Onde está a maior dor dessa notícia???

Para o jogador, dor de não representar a seleção de seu país no evento principal antes da Copa do Mundo. Claro que tem a dor física também que deve estar incomodando Damião. Uma lesão muscular não é de fácil recuperação e precisa de repouso e remédios, tanto para amenizar a dor quanto para curar o local afetado.

Para o clube detentor do atleta, a dor pode ser financeira. Com Damião participando da Copa das Confederações, a possibilidade de venda do atleta para o exterior é grande. essa lesão atrapalha os planos do inter de conseguir uma valorização maior pelo seu atleta, já que ele não estará na vitrine mundial do futebol nas próximas três semanas - período mínimo necessário para a sua recuperação.

Sem contar ainda que qual clube iria investir em um atleta lesionado e sem saber as reais condições que ele irá apresentar após a recuperação? No ano passado, Damião passou por um episódio de séria lesão muscular e seu retorno ficou bem abaixo daquilo que o clube e o próprio jogador esperava.

Para o técnico da Seleção fica aquela dúvida. Deveria ter convocado o jogador, já que ele acabara de se recuperar de um período afastado por lesão muscular na mesma região que o afasta do grupo agora? E se não aposto no atleta e ele mostra que teria condições de estar com o grupo? Questionamento s que podem estar passando na cabeça de Felipão agora...

Para a torcida colorada fica uma ponta de incerteza quanto a recuperação e retorno do centroavante. Volta a passar aquele filme de 2012 onde ele não se mostrou plenamente recuperado nas suas qualidades técnicas quando retornou de um período parado. Será que ele voltará a ser o mesmo Damião?

Dores, dúvidas e incertezas que só serão respondidas com o tempo. E algumas dessas dores, nem o tempo cura.... Que o diga os atletas que já foram cortados da seleção por lesão nesses anos todos...

terça-feira, 4 de junho de 2013

O Álbum de figurinhas...

Quem nunca colecionou figurinhas de chiclete não sabe o que é ter infância e depois dor de dente... A citação foi só para  introduzir o assunto álbum de figurinhas no texto do post. E já comecem a contar os dias para o lançamento do Álbum do Brasileirão.

Só que quando essa coleção começa, um desgosto me surge.

Ano passado eu colecionei as figurinhas do álbum com meu filho de 3 anos (na época) e quase completamos o bendito álbum. Mas o fato de não completar os clubes não me chateava. O que mais incomodou foi ver os clubes com suas figurinhas coladas de forma equivocada devido ao mercado do Vai e Vem entre os clubes.

Bem que as figurinhas poderiam vir só com a cabeça do jogador e a gente cola de acordo com as negociações que os clubes fazem.

Ia ser um tal de troca-troca de cabeças de boleiros que não ia ter mais fim. E haja figurinha e cola para consertar toda lambança feita pelas negociações dos dirigentes.

O mercado das negociações esportivas está iniciando com o final dos regionais e o começo do Brasileirão. E quando a famosa janela de transferências abrir a correria vai ser maior ainda. Tanto pelo lado da chegada de craques vindo do exterior quanto da saída dos boleiros para países do Leste Europeu e da Europa.

O caminho das saídas já começou com Neymar indo para o Barça. Fernando e Wellinton Nem também estão se despedindo de Grêmio e Fluminense, respectivamente. Mais alguns craques podem embarcar com destinos financeiros agradabilíssimos e vitrines futebolísticas nem tão satisfatórias, mas o fato é que nos dias de hoje, colecionar figurinhas passou a ser um exercício de memória.

Memória para lembrar de onde os atletas vieram e mais memória ainda para saber onde foram parar...

No meu tempo de moleque, as negociações eram bem menos frequentes e alguns jogadores faziam carreira em no máximo dois ou três clubes. Hoje o mercado exige mais do que amar o seu clube de infância. É preciso também ter amor ao que paga as nossas contas. Não que no passado isso não fosse importante, e era, mas é que hoje o dinheiro tá falando um pouco mais alto que o coração...

sábado, 1 de junho de 2013

Entrevista no Crônicas - @JuarezRoth

Este espaço está buscando aquilo que todo mundo gostaria de ler. E não é que conseguiu?!?! Nessa entrevista de hoje vocês terão as mais sábias palavras de Cautela que esse blog poderia publicar.

Uma pessoa amada por gremistas e colorados - quando está trabalhando no time rival, claro.

Estou falando de @JuarezRoth. O Perfil do Twitter tão falso como todo meio do futebol, como ele mesmo se define.

Aproveitem abaixo a entrevista e sintam o nível de Cautela das respostas.

Luciano Coimbra: Como se faz para agradar gremistas e colorados nos teus trabalhos fora da República Riograndense?

@JuarezRoth: Com resultados. Sempre peguei times em crise e salvei. A única vez que peguei um elenco de qualidade levantei a América. Meu histórico fala por mim.


L.C.: Dos clubes que você já atuou, qual o mais organizado em termos de estrutura e direção?

@J.R.: O Internacional de 2010. Píffero e Carvalho conduziam o colorado muito bem.


L.C.: Na sua passagem pelos clubes do interior do estado, quais foram as maiores dificuldades encontradas e onde você se sentiu mais adaptado?

@J.R.: No interior sempre foi complicado por dois motivos: estava em início de carreira e a gente sabe, se perder duas seguidas no interior é demitido. Não teve um clube em especial que me senti mais adaptado, mas sempre preferi os que tinham mais volantes.


L.C.: Dentre os campeonatos que disputou e os títulos que você conquistou, qual ficou faltando na prateleira?

@J.R.: Ficou faltando o Mundial. Aquela derrota pro Mazembe está engasgada até hoje, ali tinhamos time para vencer. O Brasileiro de 2008, pelo Grêmio, não considero como uma perda. O elenco era muito fraco e eu fiz milagre em ser vice campeão com aquele time.


L.C.: Como fazer para motivar um jogador que está em desconforto com a torcida?

@J.R.: Mostrando o contracheque. Jogador hoje em dia anda muito mimimi. É pago e tem que jogar motivado. Ponto.


L.C.: Dos jogadores mais conhecidos, qual era mais fácil deixar no banco?

@J.R.: O mais fácil foi o Ronaldinho. Itaqui era reconhecidamente superior.


L.C.: Como lidar com a cobrança da imprensa do Rio Grande do Sul?

@J.R.: Resmungando. A imprensa gosta dos meus resmungos e gosta de quem trabalha.


L.C.: Nos momentos que não está trabalhando nos clubes gaúchos, quais atividades o Professor prefere para o tempo de lazer?

@J.R.: Cornetear. Gosto muito de cornetear os técnicos da dupla Gre-Nal quando estou desempregado (risos)...



@JuarezRoth