sábado, 13 de julho de 2013

Entrevista no Crônicas versão Copa do Mundo - Lipe Assunção

Mais um sábado chegando e outra edição do Entrevista no Crônicas vai para o ar.

E hoje temos um convidado novo na coluna de entrevistas do Crônicas de 1 Fã.

Lipe Assunção (perfil no Twitter: @Lipe_Assuncao) vai nos trazer as suas visões e expectativas sobre a Copa do Mundo no Brasil.

Confiram abaixo a entrevista com o polêmico participante do GrenalizandoTV, um canal que fala só sobre Dupla Gre-Nal e que está estourando nos domingos à noite. (Trago depois um post só sobre o programa dos caras que é muito bom...)


Luciano Coimbra:  Você já assistiu alguma Copa in loco? Qual a Copa mais emocionante para você?

Lipe Assunção: Nunca assisti nenhuma. Estou montando um projeto com amigos onde veremos as Copas de Mochila. Começando pelo Brasil em 2014, Russia 2018, Catar 2022 e assim vai. A Copa mais emocionante pra mim foi a de 94. Brasil com time médio conseguiu chegar ao título de forma brilhante. À época ainda torcia fervorosamente pro Brasil.


L.C.: Qual a tua expectativa para a Copa 2014?

L.A.: A Melhor possível. A tradição do Brasil no futebol mundial merecia uma copa na era moderna. Acredito que o Brasil vai crescer financeira e culturalmente.


L.C.: Qual a tua opinião sobre a construção dos estádios fora do eixo central do futebol no país, tais como Manaus, Brasília, Cuiabá e Natal?

L.A.: Há um paradoxo. Ao mesmo tempo que construímos estádios em praças onde não tem futebol regularmente e temos um possível desperdício de dinheiro, como vamos deixar essas cidades fora da "festa", do desenvolvimento e das possibilidades que uma Copa traz? Cabe a CBF e Governo Federal construir um calendário de futebol nestas cidades após a Copa para que não tenhamos um desperdício dos estádios.


L.C.: Qual a projeção que tu faz do time do Brasil para a Copa 2014?

L.A.: Esse título da Copa Confederações foi um pouco enganoso, na minha opinião. Primeiro pela competição. Não podemos ter um time amador como o Haiti disputando jogos em uma competição oficial. Segundo, as seleções mais fortes estão em fim de temporada. Itália, por exemplo, foi visível o esgotamento físico. A Espanha estava mais interessada em levar meninas pros quartos de hotel do que ter a posse de bola nos jogos. Apesar disso, o título foi importante pro favoritismo do Brasil. Motivou time e torcida. Dá tranquilidade para a continuidade do trabalho. Neymar foi a afirmação da seleção. Brasil vai chegar forte em 2014. Por jogar em casa, por ter camisa e pelos bons jogadores que tem. Hoje, apontaria a Alemanha como favorita ao título.


L.C.: Felipão conseguirá fazer o mesmo trabalho da "Família Scolari" de 2002 em 2014?

L.A.: Acho que sim. Felipão tem o respeito dos jogadores, é um cara correto e justo com eles. Acredito que a família Scolari se repetirá. Só não sei se repetirá o título de 2002...


L.C.: Tu acredita que as outras seleções que disputarão a Copa do Mundo vão ter receio de enfrentar o Brasil em casa?

L.A.: Com certeza. Todas as seleções terão de enfrentar o apoio da torcida brasileira. Enfrentaremos seleções fortes e experientes. Só o grito da torcida não nos levará ao título.


Lipe Assunção




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Entrega a taça....

Depois do que vi ontem e do jogo que vi antes da parada para a Copa das Confederações, podem entregar a taça da Libertadores ao Galo.

Sorte de campeão é tudo que já aconteceu com eles e o que ainda poderá vir. Penaltis não marcados, gol já nos acréscimos do segundo tempo levando a decisão para as penalidades máximas e uma estrela imensa do goleiro Victor pegando a última cobrança.

Nada mais me tira da cabeça que o Galo é campeão da Libertadores desse ano.

Sei que ainda precisa jogar contra o Olimpia do Paraguai, mas eles não tem time para bater o Atlético.

Bernard jogou muita bola ontem, como já vem fazendo há algum tempo.

Sem tirar o mérito dos paraguaios por chegarem à final, mas o verdadeiro adversário do Galo foi o NOB.

Era o único time capaz de tirar a taça de Minas Gerais.

Como não conseguiu, já mandem um comunicado para a CONMEBOL e nem percam tempo com as viagens e os dois jogos.

Já temos o novo campeão. Parabéns torcida Atleticana!!!


Ilustração de Renato Peters (@renatopeters)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tá difícil de vender...

Já não aguento mais essa novela da venda de Damião pelo Inter.

Primeiro o jogador tem proposta. Daqui a pouco não aparece nada e direção diz que ele não está a venda. Mais tarde anunciam que só vendem se aparecer uma quantia boa em dinheiro...
Mas peraí!!!!! ele não estava a venda... Como é que aparecendo dinheiro bom a direção fecha negócio.

Se fizerem um consenso sobre o assunto, a torcida e os amantes do futebol ficarão mais felizes por terem a mesma versão para os fatos.
A real situação qual é??? Apareceu uma proposta do Napoli e o Inter optou por não aceitar, levando em conta que a valorização do atleta pode ser maior depois da Copa do Mundo.
Tudo bem... Até aceito esse argumento.
Só não esqueçam que ele estava relacionado para a Copa das Confederações e não jogou devido a uma lesão antiga e possivelmente mal curada...
Vão correr o risco de esperar até a Copa do Mundo?? e se ele fica de fora da lista por qualquer motivo??

Situação pode ficar mais complicada do que já está e o clube perde a venda de um jogador que a muito não vem apresentando o futebol que o fez ser conhecido como Damigol.
Riscos à parte, eu já teria vendido na primeira proposta real que pintasse no clube...

Leandro Damião fica ou vai embora???

terça-feira, 9 de julho de 2013

O Xavante está de volta!!!

Valeu o esforço. Valeu a luta. Valeu a garra dessa torcida que tem um time maravilhoso. 

Tudo isso foi recompensado com a volta ao seu lugar de origem.

E não estou colocando isso com base na possibilidade do Xavante ser segundo colocado do segundo turno. Falo isso sabendo que o Brasil vai com tudo pra cima do Aimoré e vai levar para a cidade de Pelotas o título do segundo turno, para não restar dúvidas de quem realmente é o detentor da vaga na Série A do Gauchão 2014.

Depois de todo o luto pela perda de seus atletas e do preparador de goleiros, depois da luta que foi jogar o Campeonato Gaúcho sabendo que a possibilidade de rebaixamento era certa.
Depois disso tudo veio a redenção!!!

E vai ser completa da melhor forma de todas. Com a volta olímpica e o troféu de campeão do segundo turno da Série A2.

Não me resta nenhuma dúvida que a torcida vai empurrar o time ainda mais e que a conquista é iminente.

Basta que se mostre dentro de campo toda paixão e todo amor que essa torcida tem pelo clube. E empenho por parte dos jogadores não vai faltar. A conquista também é deles. faz parte do currículo de cada um: ser campeão pelo clube de maior torcida do interior do estado!

Qualquer jogador quer essa marca, mas poucos são detentores desse privilégio.
Mostre ao estado o que o Gauchão 2014 receberá. Uma equipe aguerrida e forte na luta pelas maiores conquistas.

Vamos Torcida Xavante!!!
Essa vaga é nossa e só precisa ser coroada com todos os louros que ela merece.


Charge de André Macedo

sábado, 6 de julho de 2013

Entrevista no Crônicas versão Copa do Mundo - Gustavo Manhago

Estou abrindo um espaço novo dentro de um velho conhecido de vocês.

O Entrevista no Crônicas vai trazer a opinião de várias personalidades da mídia gaúcha e brasileira sobre o próximo evento que irá parar o Brasil.

Não... Não tem nada a ver com a paralisação do dia 11... Tô falando da Copa 2014.

Hoje, Gustavo Manhago nos dá a sua opinião sobre o evento e alguns desdobramentos que podem ocorrer.

Confere abaixo a entrevista:


Luciano Coimbra: Quantas copas você já cobriu, in loco ou a distância?

Gustavo Manhago: Nenhuma in loco e nenhuma diretamente a distância. Na verdade, acompanho copas trabalhando em veículos de imprensa desde 1994. Então de lá para cá sempre tive relação com os jogos e noticiários nos veículos em que trabalhei e trabalho.


L.C.: Qual a tua expectativa para a Copa 2014?

G.M.: Muito boa. Evento fantástico, apaixonante. Tenho certeza que será um sucesso.


L.C.: Qual a tua opinião sobre a construção dos estádios fora do eixo central do futebol no país, tais como Manaus, Brasília, Cuiabá e Natal?

G.M.: Totalmente desnecessários. A copa pode se dar muito bem nos grandes centros futebolísticos pois o pós-copa se realizará plenamente, com grandes times e grandes torcidas presentes nos estádios construídos ou remodelados. Nestas citadas teremos “elefantes-brancos”.


L.C.: Qual a projeção que tu faz do time do Brasil para a Copa 2014?

G.M.: Está em evolução. Melhorou bastante desde o 2 a 2 com a Inglaterra no Maracanã. Felipão tendo tempo para trabalhar, vai ajustar ainda mais o time.


L.C.: Felipão conseguirá fazer o mesmo trabalho da "Família Scolari" de 2002 em 2014?

G.M.: Penso que sim.


L.C.: Tu acredita que as outras seleções que disputarão a Copa do Mundo vão ter receio de enfrentar o Brasil em casa?

G.M.: Não. Os grandes estádios são neutros. Não oferecem muita pressão nos adversários. Terão problemas por termos jogadores de qualidade apoiados pela torcida. Mas dentro de campo se resolve.



Gustavo Manhago


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dos grandes, venceu o maior deles...

A final dos sonhos de todo mundo.

Um jogo para guardar na memória.

A Copa das Confederações guardou para os últimos capítulos as maiores emoções. E que emoções!!! Tudo começou na decisão do terceiro lugar entre Itália e Uruguai.

Os italianos estiveram na frente por duas vezes e não conseguiram segurar a vantagem. Os uruguaios demonstraram por que foram os campeões da Copa América e trouxeram para campo muita luta e muita garra, atributos típicos do povo uruguaio. Decisão indo para os pênaltis e a Azzurra leva vantagem com seu grande goleiro Buffon defendendo três cobranças. Itália conquista o terceiro lugar da Copa das Confederações.

Bastava o capítulo final para fechar a competição-teste da Copa do Mundo 2014. Uma final entre Brasil e Espanha no maior estádio do mundo. Mesmo reformado e com sua capacidade diminuída, o Maracanã continuará sendo o maior do mundo para os amantes do futebol.

E foi nesse gramado que se viu a maior seleção de todos os tempos superar com uma aplicação tática fora do comum a grande seleção da atualidade.

O Brasil comandado por Luiz Felipe Scolari e com uma genial apresentação de Neymar e companhia (tenho que me render a esse jogador que, para mim, era banco da seleção pelo que vinha apresentando no Santos... Queimei a língua!!!) mostraram ao mundo que a seleção brasileira pode ser novamente a melhor do mundo. Basta querer...

E ontem o Brasil quis. enquanto o jogo rolava, nas câmeras que mostravam uma ampla visão do campo, pode se perceber que o Brasil atacava e também defendia com muita compactação.

Não por menos que isso, lembrei de um vídeo que assisti a alguns dias sobre a comparação que o Professor Valdir Espinosa fez sobre o Bayern campeão da UEFA desse ano e o Grêmio campeão do mundo em 1983.

A aplicação e a dedicação de todos os jogadores, inclusive Fred, Neymar e Oscar, atletas talentosos e que na normalidade do futebol brasileiro não "conseguem" exercer marcação e diminuição dos espaços, estavam muito engajados na conquista da taça.

Com essa aplicação e muita disciplina, trago o vídeo do Professor Valdir Espinosa e um compacto dos melhores momentos do jogo de ontem para a comparação de vocês. Pode-se ver claramente que nos ataques da seleção, no mínimo três atacantes chegam para definir e nas roubadas de bola, são sempre dois ou três jogadores fazendo a pressão nos espanhóis até que a posse de bola seja retomada.

Apreciem os vídeos e deixem seus comentários.


Melhores momentos Brasil 3x0 Espanha



Valdir Espinosa comparando o Bayern 2013 com o Grêmio 1983