terça-feira, 31 de maio de 2016

Nilmar no Inter!!!

Quer ver como um montão de gente vai clicar nesse meu post só por causa do título dele?!?!?!

E realmente a notícia é verdadeira. Nilmar esteve hoje à tarde no Beira-Rio assistindo ao trinamento comandado pelo técnico Argel.

Mas nada tem a ver com um retorno do atleta ao clube, viu.

Nilmar ainda tem contrato com o clube Árabe Al Nasr, por mais uma temporada.

Mas essa visita dele vai dar muito o que falar...

Nilmar visitando o Internacional
(foto: Divulgação do clube via Twitter)

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Será que aprenderam???

A Dupla Gre-Nal está estampando as capas dos jornais e sites Brasil afora por liderar o Brasileirão 2016.

Grêmio é o líder com 10 pontos e 6 gols de saldo e o Inter é o vice com os mesmos 10 pontos, mas 3 gols de saldo.

A campanha dos dois é quase igual: Grêmio tem 3 vitórias (2 em casa e 1 fora) e 1 empate (fora) e o Inter tem 3 vitórias (2 fora e 1 em casa) e 1 empate (em casa).

Vejo o início do Inter como melhor em relação ao do Grêmio pelas vitórias fora de casa, mas considero a jornada do tricolor sendo mais bem construída pelas vitórias em casa, até por que sempre se colocou que o importante numa competição de pontos corridos é ganhar em casa e empatar fora.

Tanto Grêmio como Inter aprenderam como se joga esse modelo de competição?

Há anos batendo sempre na trave com ambos os clubes chegando perto, mas sem conseguir alcançar o objetivo de conquista de título.

Desta vez será diferente? Lá no meu outro post onde dou meus pitacos sobre os postulantes ao título, coloco a Dupla Gre-Nal e explico meus motivos para a análise. Estão construindo uma base sólida para a virada do campeonato e alicerçando bem esse caminho até o título.

Basta que os dois clubes não coloquem salto 15 e se mantenham com a mesma postura e o mesmo empenho.

Quero estar certo nas minhas previsões e ver um dos dois gaúchos alcançando a conquista do Brasileirão ao final das 38 rodadas.

Até lá, sigamos na torcida!!!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Seleção tem numeração definida para a Copa América

Divulgado no site da CBF a numeração oficial da Seleção Brasileira para a disputa do amistoso contra o Panamá, dia 29/05, e a participação na Copa América Centenário que será realizada nos Estados Unidos.

Abaixo a listagem dos atletas e sua numeração:

(Créditos: Assessoria de Imprensa CBF)

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pitacos.... (guarde para me cobrar depois....)

Conforme prometi, hoje (23/05/2016) vou postar aqui os times que, na minha opinião e análise, chegarão ao final do Brasileirão 2016 entre os 5 primeiros com possibilidade de título e os 5 clubes que irão estar na parte mais ingrata da tabela: a zona do rebaixamento.

Primeiro coloco os clubes com chances de título e uma pequena explicação:
(a ordem que estão os clubes não é a ordem de classificação final, viu?!?!?!)

1- Palmeiras - grupo com boas qualidades individuais e que tem um treinador capaz de levar esse time ao título. É só a diretoria deixar.

2- Atlético Mineiro - apesar de ser eliminado da Libertadores pelo São Paulo, o elenco do Galo tem qualidade. Acabou caindo por desfalques importantes que o ex-treinador não tinha peças de reposição à altura. Com Marcelo Oliveira ganha um novo ambiente e mais motivação.

3- Grêmio - o time de Roger passou por momentos de instabilidade que culminaram com 3 eliminações em sequência, mas o grupo tem qualidade, principalmente no ataque, e está recebendo reforços para o seu ponto fraco: a zaga. Seu treinador tem opções táticas capazes de reverter o atual quadro.

4- Corinthians - vão me chamar de maluco colocar um time que tem 1 ponto em 6 disputados como postulantes ao título nacional. Não tem problema, a minha explicação é a mais simples de todas: TITE.

5- Inter - pode parecer mais loucura ainda eu colocar o time de Argel como candidato ao título, mas essa tática de jogar como time pequeno que ele impôs ao Colorado vem dando resultado. Mesmo que Argel não tenha as melhores explicações táticas para o que ele faz, (até porque ele acha que é tudo na base do "sangue nos olhos"...) suas escolhas têm dado um resultado positivo e podem levar o clube a um patamar não esperado.


Agora vem o pessoal da guilhotina...

1- Botafogo - sem precisar de muitas explicações, o Botafogo não conta com um elenco que possa salvar o clube de mais um rebaixamento. Muito abaixo da média. Sério risco de cair.

2- América Mineiro - junto com o Botafogo, conta com um dos elencos mais abaixo da média . Sem possibilidades de não cair novamente. Outro forte candidato à Série B/2017.

3- Atlético Paranaense - time com algumas qualidades individuais, mas que não serão suficientes para não figurar na zona de baixo da tabela. Sem falar na inconstância da diretoria do Furacão com relação aos seus treinadores. (Tudo bem que não é privilégio só deles...)

4- Vitória - mesmo tendo iniciado com derrota para o Santa Cruz e vitória sobre o Corinthins, time baiano não apresenta opções táticas para se sustentar do meio pra cima na tabela do campeonato.

5- Figueirense - o time catarinense acabou escapando do rebaixamento no campeonato estadual por conta de sua campanha no segundo turno, mas não afasta o fantasma do rebaixamento no Brasileirão. Conseguiu apenas dois empates neste início de competição e a tendência é que o grupo não seja capacitado o suficiente para subir mais na tabela.

A possibilidade de eu errar isso tudo? Grande.
É uma projeção sobre esses dois primeiros jogos apenas? Não, mas a tendência é que pouca coisa mude.
Tem a possibilidade de eu virar meme no final de tudo? Tem, mas mesmo assim sustento a minha opinião, afinal seria bem mais fácil chegar lá no final e eu dizer: "Eu sabia... Não tinha condições.".

Arrisco tudo agora.

Se der certo, me consagro. Se der errado, era bem previsível. Mesmo assim eu arrisco...

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Às vezes, o futebol é justo....

Ontem tive a oportunidade de ver um dos jogos mais justos do ano e quem sabe o jogo mais justo da Libertadores de 2016.

Existe uma máxima de que no futebol não há justiça, mas ontem ela se fez e se materializou na forma de gols a favor do Atlético Nacional da Colômbia.

O jogo foi de muita disputa entre as duas equipes, mas o Rosário Central foi premiado com uma penalidade no início da partida - pênalti MUITO DISCUTÍVEL - e acabou se acomodando com o resultado, afinal precisaria tomar 3 gols para ser desclassificado.

O que fizeram os argentinos? O que mais sabem fazer nessas horas: catimbar, catimbar e catimbar....

Cheguei a postar em minha conta no Twitter (para quem ainda não segue: @LucianoFCoimbra ) que a vaca do Nacional havia deitado.

Ledo engano meu.....

Os colombianos não se abateram e foram para cima da equipe do Central. Pressão total até o último minuto do primeiro tempo.

Alguém lembra de outro ditado popular que podemos colocar nesse contexto?

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura..."

Aos 46 minutos do primeiro tempo, o Nacional chega ao seu gol de empate e recoloca a equipe na partida. Virar para o segundo tempo perdendo de 1x0 seria trágico demais para uma equipe aplicada e com espírito de vitória.

Não satisfeito com apenas um gol, a equipe colombiana voltou com mais gás para o segundo tempo e aos 5 minutos coloca fogo no posto de gasolina. 2x1 e todo restante da partida para ir atrás de apenas um gol.

Era só mais uma bola.

UMA BOLA.

Que demorou 44 minutos para chegar. Mas antes dela, para mim, a jogada mais marcante da partida foi protagonizada pelo artilheiro Marco Rubén e pelo meia Cervi.

Num contra-ataque rápido, aos 47 minutos do segundo tempo, o Central chega na cara do goleiro Armani com a bola dominada por Rubén, seguido por apenas um marcador e tendo Cervi, em posição privilegiada, entrando pelo meio da área com o gol escancarado à sua frente. Rubén tenta o passe e é interceptado por Armani, que salva a equipe do Nacional da desclassificação. Um gol naquele momento sepultaria de vez as chances de chegar a semifinal.

Mas como eu disse lá no título do texto, às vezes, o futebol é justo.

Ontem ele foi.

Após esse ataque desperdiçado pelo Central, Berrió (que entrou ainda no primeiro tempo para dar mais ofensividade ao Nacional) aproveitou o rebote de uma cabeceada e colocou a bola para o fundo das redes do goleiro Sosa, do Central.

Confusão armada. Berrió foi incisivo na comemoração e, aos berros, estendia os braços na cara de Sosa. O suficiente para o volante Musto chegar chutando o atacante. Ambos expulsos, confusão generalizada, pancadaria e invasão de gramado por parte de jogadores reservas, dirigentes, gandulas e alguns torcedores.

Apartir daí, os jogadores do Central perderam o controle. Ainda tiveram mais uma chance com Rubén, mas ontem não era o dia do futebol ser injusto.

Ontem era a noite da justiça, do mérito. O clube com a melhor campanha na fase de grupos e que vem apresentando um futebol eficiente e rápido passava de fase. Chegava à semifinal da Libertadores para enfrentar o São Paulo.

Aqui abaixo vou postar a narração do último gol do jogo, marcado por Berrió, na transmissão feita peça Rádio Múnera, de Medellín - Colômbia.

É de arrepiar...



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Resultados iguais, valores diferentes.

Dupla Gre-Nal estreia no Brasileirão 2016 de forma idêntica no resultado, mas com valores diferentes.

Ambos acabaram seus jogos num 0x0 marcado pela chance que os dois clubes tiveram de vencer a partida, mas não o fizeram.

Tanto Inter quanto Grêmio poderiam ter iniciado o campeonato com uma vitória, mas não conseguiram transformar as chances criadas em gol.
Um pouco pela falta de ambição e pontaria - no caso do Grêmio, e pela falta de pontaria e precisão - no caso do Inter.

Grêmio e Corinthians fizeram um jogo bom taticamente.
O tricolor poderia ter saído com a vitória se considerarmos a partida até os 35 minutos do 2º tempo. Depois desse período, escapou de não ser derrotado em São Paulo.
Roger fez alterações que trouxeram o Timão para o campo do Grêmio e isso quase termina com uma derrota na estreia. Até então, o time havia criado algumas oportunidades, mas não conseguiu converter em gols.
Deixa a capital paulista com um empate que pode ser considerado bom resultado pelo adversário que enfrentou, já que se classifica o Corinthians como uma das equipes candidatas ao título brasileiro.

Já o Inter fez um jogo sonolento e de poucas oportunidades contra a Chapecoense.
O colorado poderia ter saído com a vitória não fosse o zagueiro Paulão desperdiçar um pênalti na etapa final.
A Chapecoense veio disposta a não dar espaços ao Inter e dificultou as ações da equipe colorada.
Com bolas alçadas na área, o time de Argel não conseguiu fechar a estreia no Beira Rio com êxito.
O time saiu vaiado pela torcida e o resultado foi considerado ruim pelo adversário declarar que sua ambição é atingir a 13ª colocação na tabela ao final da competição.

Dois resultados iguais, mas com valores diferentes. O Grêmio feliz com o empate contra o Corinthians e o Inter lamentando o empate contra a Chapecoense.

Teremos longas 37 rodadas até o final da competição. Se a Dupla Gre-Nal não buscar outras alternativas para seus sistemas de jogo, veremos mais uma vez eles serem coadjuvantes de um Brasileirão sem favoritos inquestionáveis.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

A 3ª em dois meses.... Onde está o erro?!?!

Mais uma eliminação para a torcida do Grêmio assimilar.

Sim!!! A torcida.....

O time? Acho que já assimilou. Não que isso vá fazer mudar muita coisa, mas como são profissionais, já devem estar pra lá de acostumados com derrotas e quedas em competições, mas para a torcida.....

Ahhhh... Essa não se acostuma nunca.

É a terceira eliminação em cerca de dois meses: Copa da Primeira Liga (eliminado em um empate no Gre-Nal), Gauchão (eliminado no saldo qualificado contra o Juventude) e Libertadores (eliminado com dois atropelos táticos para o Rosário Central, da Argentina).

O motivo disso tudo?!?!

Alguns colocarão a culpa nos dirigentes, nos jogadores, no treinador, mas é bem mais do que isso.

Coloco que o erro todo está no PLANEJAMENTO e explico onde acho que houveram os erros.

1- Utilização dos reservas apenas na derrota para o Avaí na Primeira Liga: se vamos priorizar todas as competições que participarmos, não vamos conseguir êxito em nenhuma delas. Como se diz, quem muito quer, nada tem. O Grêmio sabia que a maratona de jogos aumentaria com a continuação da equipe nesse torneio amistoso, então porquê não dar mais ritmo aos jogadores do grupo de transição ou mesmo aos reservas?

2- A logística antes dos jogos da semi-final do Gauchão: o maior erro de todos foi o Grêmio ter solicitado a transferência do jogo contra o Juventude mesmo não sabendo o resultado da partida contra a LDU. E se viesse de lá desclassificado?!?! Significa que não estava tão confiante assim na vitória ou classificação antecipada da equipe. Atropelou o calendário e acumulou partidas com a equipe titulat.

3- A utilização dos titulares contra o Toluca no jogo da volta: Se a classificação já estava encaminhada, qual o motivo de utilizar os mesmos jogadores que atuariam na semi-final do Gauchão dois dias após a partida? Sobrecarregou o grupo e não conseguiu o êxito na partida de ida do certama estadual. Escolher adversário é errado? Não sei até que ponto. Poderiam ter poupado os titulares, mesmo que o resultado acabasse encaminhando outra equipe como adversária nas oitavas de final da Libertadores. Não seria melhor enfrentar novamente o Toluca? Ou pegar um River Plate sem a mesma marcação do Rosário Central, facilitando o estilo de jogo do Grêmio. Fica a reflexão.

4- Nenhuma reação nas duas partidas contra o Rosario Central: O Grêmio levou um chocolate nos dois jogos contra os argentinos. Não que tenha sido goleado nas duas partidas, mas poderia ter acontecido sem nenhum demérito. O Central mostrou na partida de ida que estava preocupado em fazer apenas UM gol. Quando o fez, tratou de amarrar o jogo e não deixar o Grêmio atuar da sua maneira. Poderia ter feito mais uns dois ou três gols sem problema nenhum. Saiu barata demais a derrota tricolor na Arena. No segundo jogo, mesmo tendo tempo para treinar e buscar alternativas de saída da marcação do Central, Roger não conseguiu fazer nada diferente. Acabou caindo no mesmo nó tático imposto em Porto Alegre. Só que desta vez, o Central queria mais. E fez......

A saída dos dirigentes vai mudar alguma coisa?

Vai fazer o clube passar a ganhar como num passe de mágica?

Vai tornar o elenco um time de galáticos?

Façam suas reflexões. O espaço está aberto aos comentários de vocês.

Sentimento da torcida gremista com mais uma eliminação do clube.
(Foto Richard Ducker - Ducker.com.br)