quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Entrevista no Crônicas - Rafael Serra

Estou trazendo minhas postagens de volta para minha antiga casa e com esse retorno, o Entrevista no Crônicas também volta.

Na publicação de hoje, o jornalista Rafael Serra, integrante da Rádio Grenal.

Rafael Serra me contou sobre suas escolhas pelo jornalismo e pelas rádios e também fala um pouco da sua carreira e lazer.

Curtam a entrevista dele logo abaixo:

Luciano Coimbra - Como foi a tua escolha pelo Jornalismo?

Rafael Serra - A escolha foi fácil. Primeiro foi por causa do futebol e do esporte. Desde criança, sempre acompanhava meu pai e meu avô nos estádios. Quando assistia jogos, ou ouvia, me imaginava fazendo aquilo. A música também contribuiu para escolha. Desde os nove anos toco violão. A guitarra veio a partir dos 11. A ideia de ser jornalista sempre foi trabalhar com música e/ou futebol.


LC - A primeira opção sempre foi o rádio?

RS - Sempre. Quando eu tinha 4-5 anos, meus pais me deram um microfone. Naquela época, eu gravava, em uma fita cassete, entrevistas e também tentava cantar.


LC - Qual a relação que tu faz entre a música e o futebol?

RS - A música é o gol do futebol. Para compor uma canção é preciso letra, melodia e harmonia. O gol é parecido. É preciso uma jogada, um passe e o arremate final.


LC - De todas transmissões que tu já trabalhou, ainda falta alguma que é "sonho de consumo"?

RS - Faltam: Copa do Mundo e Olimpíada.


LC - Como foram as tuas saídas das emissoras de rádio antes de ingressar na Cuentos y Circo?

RS - Para mim foram tranquilas. Na Rádio Gaúcha, a RBS como um todo, passa por uma renovação. Acabei entrando nessa, a chamada fase do desapego. Mas foi uma honra ter feito parte da Gaúcha. Aprendi muito sobre rádio, jornalismo, entretenimento e pessoas. A passagem pela Rádio Grenal foi muito legal. O projeto 24h de futebol é diferenciado, tanto que números importantes de audiência foram conquistados. Profissionalmente na Grenal comecei a desenvolver um lado mais opinativo e de análise, algo até então novo na minha carreira. Me desliguei para apostar em projetos voltados para a internet.


LC - Aceitar esse desafio de materializar o jornalismo esportivo via internet é o maior que apareceu na tua carreira?

RS - É um desafio, com certeza. Mas não é o maior. O maior sempre está por vir.


LC - Como está sendo esse momento de trabalho fora dos gramados e tendo como ferramenta os canais da empresa no Youtube?

RS - Confesso que ainda estou em adaptação. Tinha uma rotina totalmente diferente no rádio. A atual é totalmente nova. Até os finais de semana livres são estranhos (risos).


LC - Quais são as tuas opções de lazer quando não está gravando ou tocando com a banda?

RS - Gosto muito de correr na orla do Guaíba, curtir a minha casa, estar com a família e meus amigos. Tento aproveitar o máximo deles nas horas de folga e lazer.

Entrevista no Crônicas - Rafael Serra
Entrevista no Crônicas - Rafael Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário