segunda-feira, 11 de junho de 2012

Agora tem cara de time

Eu sei que faz tempo que não apareço por aqui... Tudo bem, podem me cobrar. Quando criei o espaço, minha proposta era escrever todos os dias. Depois vi que era quase impossível trabalhando com outras atividades. Mas vamos deixar de lado o mimimi e partir para o que interessa ao leitor: Post Novo!!!

Escrevo para falar de Grêmio e sua nova cara de time. Trago esse assunto por que estamos vendo um padrão bem definido de jogo aplicado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo e que não se altera nem quando o jogo é fora das cercanias do Olímpico.

Até então se reclamava muito que os treinadores que por aqui se aprumavam não conseguiam dar um estilo de jogo definido e nem uma "cara" para o time do Grêmio. O que se apresenta agora é um esquema tático montado em cima das peças disponíveis para o técnico Luxa.

Cada vez mais me convenço que é possível montar um bom time com peças de qualidade mediana para boa. O time do Felipão de 95 era assim. Não tinha grandes estrelas e nem por isso foi um time campeão e copeiro. Basta que tu consiga colocar o esquema tático certo para as peças que tu dispõe no plantel.

Foi isso que Vanderlei fez. Se a defesa do Grêmio não demonstra confiança e temos volantes a disposição para fazer esse resguardo defensivo sem perder o poder de ataque, que se faça então! Jogar com terês volante escalados não quer dizer que o teu time será extremamente defensivo. Assim como ter três atacantes na planilha significa que o poder de ataque aumenta.

Basta que tudo esteja casado certinho entre esquema tático e plantel. Com tudo isso encaminhado, me arrisco a dizer que está chegando perto o final do jejum de títulos importantes do tricolor. Só resta saber se vai ser na Copa do Brasil, Sulamericana ou no Brasileirão. Mas que está se encaminhando, isso está...

Nenhum comentário:

Postar um comentário