segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entrevista no Crônicas - Luiz Alano


Depois de um tempo longe do blog e em busca de novas entrevistas, voltamos com esta edição do Entrevista no Crônicas.
Hoje trazendo Luiz Augusto Alano, catarinense que se transferiu para Porto Alegre e agora compõe o grupo de narradores da Rádio Gaúcha, RBS TV  e TV Com.
Conheçam um pouco mais sobre ele na entrevista abaixo:

Luciano Coimbra: Como surgiu tua vontade de trabalhar com jornalismo?
Luiz Alano: Cresci no meio do futebol. Meu pai foi jogador profissional. Adãosinho foi lateral direito de várias equipes de Santa Catarina nas décadas de 70 e 80. Naturalmente queria ser jogador. Não tinha talento. Aos 14 anos surgiu uma vaga para trabalhar de sonoplasta da Rádio Tubá de Tubarão SC. Fui aprovado e aí tudo começou. Era muito bem informado sobre futebol e a equipe de esportes quis me aproveitar. Sim, uma criança. E aos 15 anos iniciei como plantão esportivo.

L.C.: A tua adaptação ao Rio Grande do Sul e Porto Alegre está sendo gradativa ou já acostumou com a cidade e o estado?
L.A.: O Rio Grande do Sul nunca foi mistério pra mim. Tenho inúmeros parentes. Sempre ouvi as emissoras da cidade. Já trabalhei em emissoras de Caxias do Sul  e minha filha, hoje com 9 anos nasceu em Caxias. O próximo passo são os ouvintes e telespectadores do Rio Grande se adaptarem ao meu trabalho.

L.C.: E a família, como está se adaptando?
L.A.: Tenho três filhos. para criança mudança é difícil. Eles sentem falta da praia e dos parentes. Mas cada um já tem a sua rotina na cidade. São apenas cinco meses. Tá tudo ótimo.

L.C.: Tendo trabalhado com a Dupla Figueira/Avaí, quais as semelhanças e diferenças com a Dupla Gre-Nal?
L.A.: O torcedor de Avaí/Figueirense também é apaixonado, chato, patrulha a imprensa. Mas aqui é tudo multiplicado por 5. A ressonância é maior e a paixão também. Todos torcem para Grêmio ou Inter. É comum em SC encontrar simpatizantes de outros times.

L.C.: Dentre as tuas narrações, qual foi a mais emocionante?
L.A.: São muitas, porém em fases diferentes. Trabalhei em Tubarão, Caxias do Sul, Florianópolis e agora em Porto Alegre. Fiz jogos decisivos de grande e pequena importância, tanto no rádio como também na TV. Penso sempre que a melhor e mais emocionante sempre está por vir.

L.C.: Narrando outros esportes, qual requer mais estudo?
L.A.: Coincidentemente estou me preparando para cobertura das Olimpíadas pela Gaúcha. Já narrei outros esportes. Gosto muito de vôlei e domino as expressões do esporte. Tenho estudado com mais atenção o basquete. Até Londres não serei um expert, mas para um narrador você precisa dominar as expressões e as peculiaridades de um esporte que não é o seu do dia a dia.

L.C.: Na nova cidade, quais são as opções de lazer preferidas da família?
L.A.: Tenho explorado os parques em Porto Alegre que são ótimos. Na noite os barzinhos de pagode e MPB. Teatro e cinema sou também figurinha fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário