sábado, 24 de novembro de 2012

Caiu pela inconcistência

Mano Menezes teve a maior chance de se firmar como um dos treinadores da história da Seleção Brasileira e do futebol mundial. Não aproveitou.

Foi contratado pela CBF ao final da segunda Era Dunga na Seleção e teve todo o apoio de Ricardo Teixeira, na época presidente da instituição. Estava com carta branca para fazer a remodelação que fosse precisa e a renovação do elenco de jogadores que vestiriam a amarelinha era obrigatória.

Passados dois anos e alguns meses, Mano não conseguiu implantar um esquema de jogo definido na Seleção, bem como a grande variedade de jogadores convocados era mais um entrave para dar uma cara a Seleção Brasileira.

Vários jogadores convocados sem uma grande atuação em seus clubes, alguns remanescentes da equipe de 2010 mantidos, e a perda de duas competições essenciais no calendário da equipe - Copa América e Olimpíadas - foram os pontos mais cruciais para determinar a sua queda.

Outra fonte forte e responsável pela saída do treinador foi a troca do comando da CBF. Saindo Ricardo Teixeira e entrando José Maria Marin, Mano ficou sendo classificado como uma contratação "da gestão anterior" e isso também pesou para a sua demissão.

Com uma saída anunciada e mais de um ano e meio para a Copa do Mundo 2014, o treinador que assumir a equipe vai ter que mostrar um trabalho bem mais consistente e convincente para a direção e a torcida. Nesse meio tempo, a Copa das Confederações passou a ser uma conquista obrigatória por dois motivos: será disputada no Brasil e é a última competição preparatória para a Copa 2014.

Mostrando durante a Copa das Confederações que a equipe está unida e bem definida na sua escalação e forma de jogar, a probabilidade da torcida voltar a apoiar a Seleção será maior.

Até janeiro muita especulação virá a respeito da figura que ocupará a vaga de Mano. Muricy, Felipão e Tite são hoje os mais cotados, mas ainda pairam dúvidas sobre  a presença de Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo ou quem sabe até Carlos Alberto Parreira.

Apostas lançadas, só esperando o resultado final. e você, quem prefere à frente da Seleção? Opine nos comentários.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário