segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Só paliativo

Mais uma rodada do Brasileirão 2012 quase encerrada - ainda teremos dois jogos na quarta-feira - e o líder Fluminense está cada vez mais perto do título. Mesmo perdendo para o Atlético Mineiro em um ótimo jogo de muitos gols e chances para os dois lados, a vitória do galo foi apenas paliativo para o resultado final da competição.

Quando escrevi aqui no blog que já tinhamos um campeão, e isso se deu dia 10 de outubro, ainda tinha pontos suficientes para Grêmio e Atlético alcançarem o Flu. Sem contar os confrontos diretor entre o tricolor carioca e o tricolor gaúcho e o clube mineiro e o time carioca.

Só que as rodadas se passaram e nada mudou no cenário do campeonato. Tanto Atlético como Grêmio ainda sonham, mesmo que remotamente com a conquista nacional. Só que os percentuais de consagração vão diminuindo para o segundo e o terceiro colocado e aumentando gradativamente para o líder.

Mesmo que se tenham chances matemáticas de conquista - 9% para o Atlético e 1% para o Grêmio - a probabilidade do Fluminense não conquistar o Brasileirão é quase tão remota quanto a vez que ele escapou do rebaixamento mesmo tendo apenas 1% de chances de que o fato acontecesse. Mas ele aconteceu....

E agora? Pensar o que sobre essa "matemática" do futebol? Os dois outros clubes tem chances de conquista? Tem! Elas são reais? Sim! E por que não acreditar? Em 2009 o tal 1% de chances do Fluminense não jogar a Série B aconteceu...

Por quais motivos Grêmio e Atlético não acreditariam nas suas conquistas? Dependem apenas deles? Não! E o Fluminense também não dependia. Estão fazendo a sua parte? Aí é que está o ponto da questão...

Atlético fez contra o Flu o que precisava. uma vitória e a diminuição dos pontos que o separam da primeira colocação. Já o Grêmio... Conseguiu um empate heroico contra o tricolor das Laranjeiras e na rodada seguinte um empate frustrante contra o Coritiba.

Nesses pequenos detalhes que a competição se define. Não em erros de arbitragem para favorecer um ou outro clube, mas na competência e regularidade que cada time apresenta.

O mais competente vence. Os outros ficam a ver navios e apenas apreciando a comemoração alheia...

Um comentário:

  1. Perfeito Luciano. Tocou na ferida. Chances reais há, porém, na dependência de maus resultados do Flu e, Atlético e Grêmio, fazerem sua parte. Tratando de Grêmio, acabou o gás na reta final do campeonato.

    O Galo ainda sonha, mas vou apelar para o platonismo que envolve o futebol. Atlético não é time de tradição para tal recuperação e conquistar o titulo, lhe falta algo.
    É uma questão que foge da lógica, mas o futebol é isto. Atualmente o Atlético não me passa confiança de time campeão, pode se-lo e me calar. Fico com o obvio, Fluminense.

    ResponderExcluir