quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Foi o boi com a corda...

Cada vez mais me convenço que algumas atitudes são tomadas pelo desespero ou por pura sacanagem e falta de critério no que é certo ou errado.

O assunto mais comentado do ano dentro das rodas de conversa sobre futebol com certeza foi a arbitragem brasileira. Alguns dizendo que clube A é favorecido para ser campeão, outros dizendo que clube B e C tem privilégios com mudanças de datas dos jogos e convocações da Seleção Brasileira, mas o que me deixa mais indignado é o fato que está nas manchetes esta semana.

O argumento pode até ser cabível e o direito de reclamação pode até ser justo, mas vamos concordar que não é nada ÉTICO reclamar a anulação de um gol feito ilegalmente, mesmo que o árbitro não tenha visto e tenha sido auxiliado por outro integrante da equipe de arbitragem.

Pedir a anulação de um jogo por um lance onde o jogador coloca intencionalmente a mão na bola para levar vantagem sobre o adversário é a coisa mais descabida que eu já vi acontecer ESTE ANO. A segunda coisa mais descabida foi o árbitro da partida não ter visto que tal irregularidade aconteceu.

Até a minha avó, que está no céu ao lado de São Pedro, viu que o atacante do Palmeiras desviou a bola com a mão em direção ao gol colorado. e olha que a minha avó usava óculos fundo de garrafa...

Vejamos por uma outra ótica: O cara está sendo pago para estar dentro do campo de jogo e regular a partida de acordo com as regras já bem definidas, mas com pontos de interpretação - o que acaba levantando suspeitas por parte dos torcedores no caso do favorecimento que falai lá em cima - e sua função é a de conduzir o jogo dentro das normas e regras do esporte.

Lá no livrinho de regras consta que qualquer jogador, com exceção do goleiro, que colocar a mão na bola está infringindo a regra do jogo. Simples. E como foi feito o gol que o Palmeiras reclama? Com a MÃO!!!

Se fosse nos campeonatos de handebol que tanto participei, nada de anormal. Mas não numa partida do campeonato Brasileiro de FUTEBOL. O esporte que se joga com os pés.

E mesmo assim a justiça dá ao Palmeiras o direito de reclamar. eles alegam que estão sendo injustiçados pela anulação do gol ILEGAL. Peraí!!!!! Tu tá errado e tá reclamando que viram o teu erro e anularam a tua ação, é isso?

Se for assim, vamos eliminar os árbitros e cada jogo é gravado e o resultado passa a ser definido no tribunal ou em uma salinha com TV, pipoca, e um DVD. Só não pode ter reclamação da interpretação de cada lance, senão a coisa vira baderna. OPS!!! Será que já não virou???

Nada me espanta que o STJD queira levar o caso para julgamento e que o Palmeiras queira provar que o gol foi legal, mesmo sendo ele feito com a mão.

O que mais me espanta é que as pessoas perderam o critério de certo e errado e o que é justo ou cabível de reclamação.

Simples assim. Se esse caso foi julgado procedente na reclamação do Palmeiras, preparem-se para o Santos reclamar de todas as faltas sofridas e não marcadas no Neymar, do grêmio querer exigir todos os pênaltis não marcados no Kléber e que suas punições por reclamação em lances onde ele teve razão sejam revistas.

A vaca tá indo direto e reto para o brejo e tá levando com ela o boi com a corda...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Só paliativo

Mais uma rodada do Brasileirão 2012 quase encerrada - ainda teremos dois jogos na quarta-feira - e o líder Fluminense está cada vez mais perto do título. Mesmo perdendo para o Atlético Mineiro em um ótimo jogo de muitos gols e chances para os dois lados, a vitória do galo foi apenas paliativo para o resultado final da competição.

Quando escrevi aqui no blog que já tinhamos um campeão, e isso se deu dia 10 de outubro, ainda tinha pontos suficientes para Grêmio e Atlético alcançarem o Flu. Sem contar os confrontos diretor entre o tricolor carioca e o tricolor gaúcho e o clube mineiro e o time carioca.

Só que as rodadas se passaram e nada mudou no cenário do campeonato. Tanto Atlético como Grêmio ainda sonham, mesmo que remotamente com a conquista nacional. Só que os percentuais de consagração vão diminuindo para o segundo e o terceiro colocado e aumentando gradativamente para o líder.

Mesmo que se tenham chances matemáticas de conquista - 9% para o Atlético e 1% para o Grêmio - a probabilidade do Fluminense não conquistar o Brasileirão é quase tão remota quanto a vez que ele escapou do rebaixamento mesmo tendo apenas 1% de chances de que o fato acontecesse. Mas ele aconteceu....

E agora? Pensar o que sobre essa "matemática" do futebol? Os dois outros clubes tem chances de conquista? Tem! Elas são reais? Sim! E por que não acreditar? Em 2009 o tal 1% de chances do Fluminense não jogar a Série B aconteceu...

Por quais motivos Grêmio e Atlético não acreditariam nas suas conquistas? Dependem apenas deles? Não! E o Fluminense também não dependia. Estão fazendo a sua parte? Aí é que está o ponto da questão...

Atlético fez contra o Flu o que precisava. uma vitória e a diminuição dos pontos que o separam da primeira colocação. Já o Grêmio... Conseguiu um empate heroico contra o tricolor das Laranjeiras e na rodada seguinte um empate frustrante contra o Coritiba.

Nesses pequenos detalhes que a competição se define. Não em erros de arbitragem para favorecer um ou outro clube, mas na competência e regularidade que cada time apresenta.

O mais competente vence. Os outros ficam a ver navios e apenas apreciando a comemoração alheia...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Temos um campeão

Campeonato Brasileiro está na sua reta final e os times da ponta de cima da tabela já mostram quais são as suas reais chances dentro da competição. Com maiores chances de título temos três clubes: Fluminense, Atlético Mineiro e Grêmio.

Correndo por fora aparece o time do Vasco. São Paulo e Inter apontam alguma possibilidade, mesmo que remota de vaga no G4 que pode garantir uma vaga na Libertadores da América 2013.

Mas o post é para trazer uma opinião de que a taça já tem um dono: Fluminense.

O tricolor das Laranjeiras está demonstrando que tem time para manter a vantagem que abriu dos outros dois concorrentes ao título. Tanto Atlético quanto Grêmio precisam de uma reza muito forte para diminuírem a larga vantagem que os separam da primeira posição da tabela.

Seria uma sorte muito grande que os dois clubes, o gaúcho e o mineiro, consigam ganhar todas as partidas que ainda estão por serem jogadas e o clube carioca precisa perder pelo menos três jogos que ainda restam.

E a tabela aponta um caminho mais facilitado para o Fluminense. Pega vários clubes da parte de baixo da tabela além de ter os confrontos diretos com Grêmio e Atlético. Contra o tricolor gaúcho, a partida será no Rio de Janeiro e contra o Galo Mineiro, o local do jogo será em Minas.

Um  ponto que pode favorecer o clube gaúcho é que na rodada onde Flu e Galo se enfrentam, o tricolor pega o Coritiba no Olímpico, onde o retrospecto gremista é bem favorável.

Mesmo assim acredito que ninguém mais tira a taça das Laranjeiras. Fluminense mostrou uma regularidade que outros clubes não conseguiram, mesmo não tendo um grande elenco. Claro que os jogadores do Fluminense são de uma grande qualidade, mas vários clubes possuem um grupo de jogadores de qualidade semelhante ao elenco carioca.

A partir de 2013 espero que os clubes prezem mais pela regularidade durante a competição inteira do que priorizem o campeonato só depois da rodada X ou Y.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dupla se complica sozinha.

A Dupla Gre-Nal consegue se complicar no Campeonato Brasileiro sem que precise de outros clubes atrapalharem as suas vidas. Eles conseguem se complicar sozinhos e de um jeito inacreditável.

Inter conseguiu empatar com o Cruzeiro num jogo fraco tecnicamente e se afastou ainda mais da zona de classificação da Libertadores 2013. Sua posição na tabela acabou sendo mais complicada devido a vitória do Vasco, último clube que figura no G4.

Grêmio tinha toda a chance de se aproximar ainda mais da segunda colocação no campeonato e desperdiçou na partida contra o Santos dentro do Olímpico. O clube paulista chegou a ficar sem o seu craque Neymar, expulso no segundo tempo, e mesmo assim terminou o jogo com uma bola na trave, assustando a torcida tricolor.

tanto Grêmio quanto Inter estão com um plantel que pode ser considerado um dos melhores do país, mas no campo estão tendo dificuldades de mostrar que o investimento está valendo a pena.

No colorado a folha salarial se aproxima de 9 milhões de Reais e os resultados estão bem aquém da expectativa da torcida. Já pelo lado do tricolor, com o grupo reformulado após a chegada de Luxemburgo, o crescimento da equipe dentro da competição apresenta altos e baixos em pontos importantes do campeonato.

Tá chegando a hora das equipes do Rio Grande do Sul mostrarem que o investimento aqui é compatível com os resultados obtidos. Precisa que em campo os ogadores se mostrem obstinados e engajados na proposta e nos planejamentos dos clubes. E isso se ê mais em um clube do que no outro...