sábado, 6 de abril de 2013

Poupar em competições "secundárias"... De que adianta???

Todas as equipes principais do Brasil tem algumas competições que são prioritárias e outras acabam caindo como laboratório ou até mesmo entraves no calendário dos clubes. Isso não é diferente com a Dupla Gre-Nal.
Cada ano que inicia, as competições prioritárias são elencadas pela direção dos clubes e o que sobra é tido como competição para os reservas pegarem ritmo de jogo ou até mesmo lançar algum atleta das categorias de base e testar esquemas táticos e possíveis contratações.
Só que de nada adianta preservar os titulares dessas competições com a desculpa de prevenir lesão ou evitar a fadiga.
Em certas vezes, é nos treinamentos que as fatalidades acontecem. e no Grêmio não foi diferente.
Preservando os titulares no Gauchão, Luxemburgo acabou sendo traído pelo treinamento. elano teve uma ruptura do ligamento colateral lateral do joelho direito em um lance sozinho, desfalcará a equipe por, no mínimo, quatro semanas. Isso se a previsão de recuperação do atleta não se modificar depois dos exames que serão novamente feitos na segunda-feira.
Após algumas sessões de fisioterapia e medicamentos, é preciso esperar o joelho desinchar para que se tenha um novo diagnóstico da lesão.
Pode ser que quatro semanas sejam suficientes para colocar o atleta pronto a retornar os trabalhos ou pode ser que uma intervenção cirúrgica seja a única saída. E se isso for necessário, o período de afastamento aumenta com certeza.
Com casos iguais a esse, quem sabe os clubes acabem se dando conta que não são as competições "secundárias" que lesionam os atletas e afastam eles de seus objetivos principais de cada semestre, mas sim a fatalidade de lances individuais e a casualidade de uma lesão grave num simples treinamento.
Colocando seus atletas nas condições físicas ideais, o clube tem a possibilidade diminuída de que esse tipo de afastamento ocorra em jogos.
Mas para isso é preciso que se pense na real importância das competições ou se vale a pena poupar os titulares.
Já escrevi aqui mesmo no blog o que penso a respeito da participação dos grandes clubes em estaduais. Como não temos outra opção e pelo visto nada será repensado, que se atue sempre com a equipe principal, até por que se alguém for ficar fora por lesão, isso pode acontecer em casa, no treinamento ou em um jogo "secundário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário