segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pitacos.... (guarde para me cobrar depois....)

Conforme prometi, hoje (23/05/2016) vou postar aqui os times que, na minha opinião e análise, chegarão ao final do Brasileirão 2016 entre os 5 primeiros com possibilidade de título e os 5 clubes que irão estar na parte mais ingrata da tabela: a zona do rebaixamento.

Primeiro coloco os clubes com chances de título e uma pequena explicação:
(a ordem que estão os clubes não é a ordem de classificação final, viu?!?!?!)

1- Palmeiras - grupo com boas qualidades individuais e que tem um treinador capaz de levar esse time ao título. É só a diretoria deixar.

2- Atlético Mineiro - apesar de ser eliminado da Libertadores pelo São Paulo, o elenco do Galo tem qualidade. Acabou caindo por desfalques importantes que o ex-treinador não tinha peças de reposição à altura. Com Marcelo Oliveira ganha um novo ambiente e mais motivação.

3- Grêmio - o time de Roger passou por momentos de instabilidade que culminaram com 3 eliminações em sequência, mas o grupo tem qualidade, principalmente no ataque, e está recebendo reforços para o seu ponto fraco: a zaga. Seu treinador tem opções táticas capazes de reverter o atual quadro.

4- Corinthians - vão me chamar de maluco colocar um time que tem 1 ponto em 6 disputados como postulantes ao título nacional. Não tem problema, a minha explicação é a mais simples de todas: TITE.

5- Inter - pode parecer mais loucura ainda eu colocar o time de Argel como candidato ao título, mas essa tática de jogar como time pequeno que ele impôs ao Colorado vem dando resultado. Mesmo que Argel não tenha as melhores explicações táticas para o que ele faz, (até porque ele acha que é tudo na base do "sangue nos olhos"...) suas escolhas têm dado um resultado positivo e podem levar o clube a um patamar não esperado.


Agora vem o pessoal da guilhotina...

1- Botafogo - sem precisar de muitas explicações, o Botafogo não conta com um elenco que possa salvar o clube de mais um rebaixamento. Muito abaixo da média. Sério risco de cair.

2- América Mineiro - junto com o Botafogo, conta com um dos elencos mais abaixo da média . Sem possibilidades de não cair novamente. Outro forte candidato à Série B/2017.

3- Atlético Paranaense - time com algumas qualidades individuais, mas que não serão suficientes para não figurar na zona de baixo da tabela. Sem falar na inconstância da diretoria do Furacão com relação aos seus treinadores. (Tudo bem que não é privilégio só deles...)

4- Vitória - mesmo tendo iniciado com derrota para o Santa Cruz e vitória sobre o Corinthins, time baiano não apresenta opções táticas para se sustentar do meio pra cima na tabela do campeonato.

5- Figueirense - o time catarinense acabou escapando do rebaixamento no campeonato estadual por conta de sua campanha no segundo turno, mas não afasta o fantasma do rebaixamento no Brasileirão. Conseguiu apenas dois empates neste início de competição e a tendência é que o grupo não seja capacitado o suficiente para subir mais na tabela.

A possibilidade de eu errar isso tudo? Grande.
É uma projeção sobre esses dois primeiros jogos apenas? Não, mas a tendência é que pouca coisa mude.
Tem a possibilidade de eu virar meme no final de tudo? Tem, mas mesmo assim sustento a minha opinião, afinal seria bem mais fácil chegar lá no final e eu dizer: "Eu sabia... Não tinha condições.".

Arrisco tudo agora.

Se der certo, me consagro. Se der errado, era bem previsível. Mesmo assim eu arrisco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário