terça-feira, 29 de março de 2011

A Polêmica da Vez

Que o técnico do Grêmio Renato Portaluppi é polêmico isso já sabemos a muito tempo.
E pra não ficar de fora das rodas de conversas sobre futebol, política e religião ele me aparece com mais umas de suas decisões que geram um misto de revolta e aprovação por parte dos torcedores tricolores.
Quando renovou com Grêmio, apresentou seu contrato com o clube sem prazo de término e sem nenhuma multa rescisória.
Alguns até pensaram que isso poderia ser mais um duro golpe na torcida, tão mal tratada pelas novelas Ronaldinho Gaúcho e Jonas, mas não.
Ao que tudo indica ele está feliz com o clube e com o trabalho.
Só que pra não perder o costume, acaba levando a público sua insatisfação em viajar com a delegação do Grêmio para os jogos no interior do estado, alegando que seriam muitas viagens e pouco tempo para se concentrar no trabalho e preparação da equipe para a Libertadores.
Direção achou por melhor - e com toda a razão - tratar o assunto internamente e a cada jogo em específico. Ficou resolvido que Renato viaja com o grupo para onde ele for. Nem que seja até Cacimbinha do Norte pra disputar um amistoso com o time juvenil da paróquia.
E paramos por aí? Claro que não...
Em meio a participação do Grêmio na  Libertadores da América surge uma suposta entrevista via telefone com um jornalista do centro do país que levanta suspeitas da ida de Renato para o Fluminense - até então sem técnico devido a saída de Muricy Ramalho.
Nesta gravação Renato coloca com sendo grande a possibilidade de ele vir a treinar o clube das Laranjeiras, mas que não se comentasse isso com ninguém. (foi o que ficou subentendido nas entrelinhas...)
Polêmica instaurada e pseudo-crise nas internas do clube. Para desmentir o fato é mais fácil falar que foi trote e todo mundo acredita, certo?!
Errado! A torcida do tricolor já não aceita mais desculpas e perdões por causa dos últimos acontecimentos desastrosos para o clube com relação aos seus contratados.
Vamos colocar isso em pratos limpos!!! E surge a explicação que ameniza a situação constrangedora criada. Houve uma entrevista sim, ele falou tudo aquilo sim, mas está bem feliz no clube e satisfeito com a diretoria e o grupo de jogadores. Ponto. Até que passa, mas o pessoal não esquece...
E agora a polêmica instaurada é sobre um tal de Mundialito de Futvôlei.
Para Renato, são só 2 ou 3 dias de afastamento de Porto Alegre em períodos determinados.
Para a Direção é uma oportunidade de marketing para o clube com a imagem do ídolo e atual treinador em uma "competição" de visibilidade internacional.
Para a torcida é só mais um motivo para Renato estar onde ele mais gosta: as areias das praias do Rio de Janeiro.
E todas essas versões só estão neste patamar de comparação porque o Grêmio já está na final do Gauchão 2011 e com a classificação praticamente encaminhada à próxima fase da Libertadores.
Seria diferente se o Grêmio precisasse de resultados mais expressivos?
Acredito que sim.
Ou espero que fosse...

Um comentário:

  1. Bom, como ninguém comentou ainda comento eu.
    Creio que se os resultados do Renato fossem inexpressivos ele poderia jogar o mundial de futvolei, e explico porquê: Ele iria para o torneio como ex-treinador do Grêmio, pois já teria caído.
    Penso ainda que, o Renato sofre pressão maior para cair do que outro treinador menos identificado com o clube.
    Quanto aos seus treinamentos, escuto colegas da área dizerem que ele não faz treinamentos táticos...então tem mais feeling do que juízo.

    Abraços ao amigo Anão.

    ResponderExcluir