sábado, 16 de fevereiro de 2013

Misto ou não? Eis a questão...

Acabei de escrever o título do post e me lembrei de uma velha conhecida frase para quem curte teatro e literatura que é: "Ser ou não ser? eis a questão..." e ela acaba se aplicando perfeitamente para o assunto que eu vou tratar aqui no post.
Misto ou não? Eis a questão...
Escalar os titulares em uma competição de "segundo plano" é dar um tiro no pé ou sinônimo de busca de entrocamento e ritmo de jogo?
Escalar os titulares só em competições de ponta é esta focado em um objetivo principal ou arriscar perder tudo por não ter um conjunto forte e ligado em campo?
Dúvidas que eu tinha uma opinião bem formada, mas acabei tendo que abrir alguns precedentes.
O Inter está focado em trabalhar com os jogadores ditos titulares uma pré-temporada boa e construir uma base sólida para o ano inteiro, porque sabe que terá apenas duas fichas para apostar durante o calendário futebolístico brasileiro: Brasileirão e Copa do Brasil.
Pode aparecer a oportunidade na Copa Sulamericana, mas a busca por um título nacional já está com prazo de validade vencendo. O último título nacional conquistado foi a Copa do Brasil de 1992.
O clube conseguiu chegar na disputa da Libertadores por outras vias que não sendo campeão nacional e aproveitou duas dessas oportunidades e levantou a taça, mas ainda falta algo.
e a preparação do elenco esse ano está com um objetivo bem definido: conquistar algum título nacional.
Não vejo outra forma de buscar essa base bem feita senão escalando um time reserva no estadual e em algumas partidas ir mesclando com jogadores titulares para dar ritmo de jogo e buscar o entrosamento do grupo.

Já o tricolor entrou o ano em uma sinuca de bico. Precisava formar uma equipe consistente sem tempo de treinamento para buscar o maior objetivo do primeiro semestre: a vaga na fase de grupos da Libertadores.
Objetivo alcançado, o elenco gremista necessita de tempo para fazer a base que acabou fracionada na pré-temporada.
Mas como abrir mão do estadual e mesmo assim buscar entrosamento dos jogadores para a fase de grupos da Libertadores?
Neste ponto o Grêmio não tem outra saída senão colocar os titulares para jogar o Gauchão e usar a competição como treinamento e busca do entrosamento para a Taça Libertadores.
Minha opinião no início do ano era de que as duas equipes deveriam colocar a "gurizada da base" para jogar o estadual e dar ritmo de jogo aos novatos. Quem sabe não surge uma nova promessa e o clube acaba rendendo alguma grana com isso, mas tanto Grêmio quanto Inter precisaram da competição gaúcha para entrosamento e ritmo de jogo ao seus grupos.
Uns mais outros menos, mas ambos ficaram reféns do calendário apertado do futebol brasileiro.
Seria a hora de repensar algumas competições ou até mesmo as prioridades de cada clube?
Nem sempre será possível conquistar todas as taças....

Nenhum comentário:

Postar um comentário