quinta-feira, 7 de março de 2013

Tá valendo pouco uma vida...

Cada vez que leio sobre as punições e os julgamentos dentro da esfera esportiva me apavoro. E não foi diferente lendo a notícia de que o Corinthians vai voltar a ter torcida em seus jogos, pelo menos quando mandante.
Chega a ser engraçado para não dizer trágico uma decisão dessas. Sem contar que quando foram os ingleses punidos por causa dos hooligans era bem fácil achar alguém no Brasil concordando com tal punição e dizendo ser assim que a violência terminaria no futebol.
Mas por que quando é com algum clube brasileiro as coisas precisam ser diferentes? Quer dizer que sendo nós o povo envolvido a punição é ruim?
Qual é a diferença dos hooligans e dos torcedores de organizadas brasileiras? E não estou só falando dos corinthianos...
Falo também dos palmeirenses, que agrediram os jogadores no aeroporto por causa de uma derrota na Libertadores.
Falo também dos gremistas que destroem cadeiras e arranjam confusões na saída da Arena após uma VITÓRIA do seu time - ou seja, nem é mais a derrota a desculpa para esse tipo de vandalismo e violência.
Falo também dos colorados que têm como chefe de uma torcida organizada um cara que esfaqueia outro torcedor do MESMO TIME e, para ficar mais estupefato o quadro, DENTRO DO ESTÁDIO.
Falo de todas essas coisas que passam do limite da sanidade humana e viram um canibalismo e uma selvageria sem fim.
Mas com os ingleses a gente acha certo punirem os baderneiros e vândalos... e a punição para nós, torcedores brasileiros? Ou será que são mesmo torcedores?
Fico pensando quando é que vou conseguir levar meu filho a um jogo e ter um pouco de tranquilidade na arquibancada.
Quando eu era criança, assistia ao vivo a vários jogos do Brasil de Pelotas - e olha que a torcida Xavante também não é flor que se cheire... - mas as crianças eram respeitadas. Hoje nem isso...
Levei meu filho a um jogo de futebol e para ser mais tranquila a aventura, fiquei na parte destinada as cadeiras laterais. Resultado: paguei o meu ingresso e o dele.
Me foi dito pela própria atendente da bilheteria que se eu não quisesse pagar pelo ingresso dele poderia assistir na arquibancada, mas com que segurança? Se até em jogo de torcida única se encontra violência e vandalismo.
Torço pelo dia que poderemos ir tranquilos aos estádios espalhados pelo país sem preocupação com fogos de artifício ilegalmente levados à campo, com brigas de torcidas na saída, com brigas de torcidas dentro de campo e por aí vai.
Não sei se é um sonho completamente impossível, mas que eu tenho, Ah!!! se tenho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário