segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Reabertura ou reinauguração: chamem como queiram.

Reabertura do Estádio Beira-Rio
(Foto: Luciano Coimbra)
Chamem como quiserem: reabertura, reinauguração ou inauguração pós-reforma. O que não podemos dizer nada contra é quanto a beleza do Beira-Rio.

Após mais de 400 dias fechado para atender as mudanças exigidas para receber os jogos da Copa do Mundo, foi neste sábado passado que os torcedores tiveram a oportunidade de conhecer as novas dependências do estádio.

Tá certo... Ainda há muito para se fazer e muita coisa a terminar, mas o interior do estádio está muito bonito.

O gramado é um tapete, as cadeiras são confortáveis e com um bom espaço entre as fileiras, os acessos estão muito mais facilitados - tanto para entrada quanto saída (levei menos de dois minutos para estar do lado de fora do estádio ao final da partida)

É claro que muita coisa ainda está em obras e isso acaba por não deixar que se abra totalmente o estádio.

O entorno ainda é um canteiro de obras, com muito cascalho e tapumes. O pátio do estádio ainda está sem pavimentação e o acabamento interno não está completo - falta pintura e alguns arremates nos corredores, rampas de acesso e cadeiras.

Mesmo assim, a torcida estava deslumbrada com tudo que estava vivendo e presenciando naquele 15 de fevereiro de 2014. Muitos emocionados, fotos para todos os lados, telefonemas e relatos de que pareciam não acreditar no que viam.

E com tudo isso de novidade, surgiram algumas reclamações de parte da torcida. As cadeiras ainda não são bem vistas para as organizadas.

Assistir ao jogo sentado é se transformar "na social" como diziam alguns. O fato de não ter um espaço destinado aos torcedores poderem assistir aos jogos em pé, pode acabar trazendo tumulto ou confusões após a escolha dos lugares ser encerrada.

Quem fica nas primeiras fileiras da arquibancada está muito próximo ao gramado. Assim a emoção parece maior. Você se sente protagonista daquele espetáculo. Mas não se esqueça que nessa posição - assistindo ao jogo em pé - você atrapalha a visão de quem está nas fileiras seguintes.

A proximidade das cadeiras trás esse inconveniente: quem fica em pé, atrapalha a visão de quem está atrás.

Outro ponto que precisa ser corrigido - e acredito que esses eventos-testes servem para isso - é quanto as placas de publicidade dentro do gramado.

Na posição que se encontram, atrapalham a visão de quem senta nas primeiras fileiras. E acaba criando um efeito cascata: esse torcedor para poder enxergar, se levanta, mas atrapalha os torcedores de trás que acabam por se levantarem também e assim por diante...

Sem falar só de pontos negativos, ressalto que a acústica do estádio está fantástica. Com "apenas" 10 mil torcedores, o barulho era tanto que o estádio parecia estar lotado. A torcida cantava e empurrava o time como se fossem 60 mil colorados nas cadeiras do estádio, mas não eram.

Fiz um vídeo com a torcida colorada entoando o cântico: ÔÔÔÔ O Beira Rio voltou, O Beira Rio voltou, O Beira Rio voltou... e essas 10 mil vozes parecem se multiplicar no estádio.

Com o passar do tempo, ia ficando noite e os holofotes foram acesos. A noite virou dia dentro do estádio. A iluminação é perfeita, não colocando pontos de sombra nos atletas e deixando bem nítido o que se passa dentro do gramado. Impossível reclamar da iluminação

Enfim, a experiência da reabertura, para o torcedor, foi emocionante. Para os críticos, apenas uma tentativa de encontrar os defeitos. Para quem aprecia futebol, feliz por ver reaberto mais um estádio de primeiro mundo há poucos kilômetros de onde se mora.

Abaixo, algumas imagens feitas dentro do estádio e o vídeo que falei há pouco.

O novo gramado
(Foto: Luciano Coimbra)

A casamata e as cadeiras
(Foto: Luciano Coimbra)

Uma panorâmica do estádio
(Foto: Luciano Coimbra)

O sistema de iluminação
(Foto: Luciano Coimbra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário