quinta-feira, 4 de junho de 2015

Entrevista no Crônicas - Eduardo Gabardo

Mais uma edição do Entrevista no Crônicas e como eu anunciei para vocês pelo meu perfil no Twitter (@LucianoFCoimbra) trago nesta edição uma entrevista com Eduardo Gabardo, jornalista que atualmente trabalha no Grupo RBS.

Gabardo irá nos contar um pouco da sua trajetória e também nos conta como foi trabalhar nos bastidores da Copa 2014.

Curtam abaixo a entrevista que fiz com ele.

Luciano Coimbra: Como foi a tua escolha e o início na carreira de jornalista?

Eduardo Gabardo: A escolha foi tranquila, sempre gostei de futebol e jornalismo. Poder unir as duas coisas foi gratificante. No início tive a sorte de conseguir começar a trabalhar cedo, aos 18 anos na Rádio ABC, na época sediada em Campo Bom (hoje o estúdio fica em Novo Hamburgo). Em 1994 trabalhei em quase todos os jogos do 15 de Novembro e do Novo Hamburgo na segunda divisão. Foi um grande aprendizado. Depois foram 4 anos na Bandeirantes, mais 4 anos na Guaíba e estou desde 2002 na Rádio Gaúcha.


LC: Trabalhar no rádio sempre foi tua preferência?

EG: Gosto muito de rádio, mas também dos outros veículos. Nesse período tive chance de fazer tudo. Na Bandeirantes e Guaíba trabalhava também na TV. Na RBS tive grandes oportunidades. Em várias viagens internacionais fiz matérias para os jornais do grupo. Na Copa de 2010 entrava diariamente na RBS TV. Em 2013 e 2014, quando morei no Rio de Janeiro, trabalhei para todos os veículos da empresa (rádio, jornal, tv e sites).


LC: O esporte entrou por acaso na tua carreira ou ele já fazia parte da tua vida antes mesmo da profissão?

EG: O esporte sempre fez parte da minha vida. Até hoje gosto de praticar esportes, e quando posso, jogo futebol com os amigos.


LC: Ser escolhido para coordenar a equipe de repórteres que atuou na cobertura de eventos relacionados à Copa do Mundo do Brasil e comandar o programa No Mundo da Copa, no ar desde 2010 foram os desafios mais difíceis da tua carreira?

EG: Acho que tive grandes desafios na carreira. O jogo da paz no Haiti em 2004, a cobertura em Congonhas do acidente com o avião da TAM em 2007, quando voltava da Copa América da Venezuela, a primeira Copa na África em 2010, coberturas internacionais em lugares inusitados e difíceis como Gabão e Omã... a permanência no Rio por quase 2 anos foi super importante, pois além da parte jornalística cuidava das questões institucionais com a FIFA, quando comecei a observar mais atentamente o funcionamento da entidade, hoje envolvida em escândalos de corrupção.


LC: Nos momentos de lazer, quais tuas opções para descontrair?

EG: Encontrar os amigos e familiares, churrasco, cinema, leitura e praticar esportes.

Entrevista no Crônicas - Eduardo Gabardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário