sábado, 20 de junho de 2015

Entrevista no Crônicas - Taynah Espinoza

Mais uma entrevista para o meu espaço aqui no blog.

Desta vez, o Entrevista no Crônicas traz Taynah Espinoza, jornalista que já atuou na Band RS e Band SP.

Taynah nos conta um pouco de sua trajetória dentro do jornalismo e fala também de família e lazer.

Curta abaixo a entrevista com ela.

Luciano Coimbra - Como foi a tua escolha pelo jornalismo?

Taynah Espinoza - Minha escolha pelo jornalismo foi muito diferente da maioria das pessoas que eu conheço. Eu queria fazer educação física, mas quando saí da escola, só fiz a prova da faculdade estadual e não passei. Fiquei então 6 meses fazendo eventos como produtora, pensando se realmente queria educação física. Meu pai chegava em casa todo dia e lá estava eu com a TV ligada no Sportv, ESPN...tava sempre assistindo algum esporte, algum jogo, competição de ginástica. Tudo! Ai ele comentou comigo que se eu gostava tanto de esporte e de assistir aquilo, por que não pensava em transmitir. Eu disse pra ele que não gostava de literatura, história, geografia..,nada que todo mundo que fazia jornalismo gostava. Ele disse que não se importava se eu começasse a faculdade e trocasse depois se eu não gostasse, mas achou que eu deveria tentar. Logo no primeiro semestre adorei o curso e desde então, não parei mais.


LC - A escolha pelo jornalismo esportivo tem alguma influência familiar?

TE -  Toda minha família é ligada ao esporte. Meu tio Espinosa é técnico, meu pai era técnico de futsal. Meu irmão jogava e hoje é treinador. Um primo era auxiliar e depois diretor das categorias de base, o outro é empresário e o outro tá indo jogar nos EUA. Além disso, minha mãe é professora de educação física. Ou seja, o esporte tá no sangue.
Eu cresci em ginásio berrando pelo time do meu pai e do meu irmão no futsal, depois no campo. Pela TV, torcia pelo meu tio. Acho que isso influenciou muito na minha escolha.


LC - Teu início foi na Grêmio Rádio. Iniciar no rádio facilitou a atuação na TV?

TE - Não sei se o radio facilita o trabalho na TV, mas acho que ele dá mais bagagem. No rádio, é preciso ligar pra mil fontes pra tentar alguma informação nova, é preciso ter muito vocabulário porque quase sempre é ao vivo, nunca tem texto escrito pronto. Então acho que quem faz rádio quase sempre larga na frente.


LC - Como foi a troca da Band RS pela Band SP?

TE - Vir pra SP foi muito desafiador. Eu sempre pensei em sair do Sul pra ir morar no RJ. Esse sempre foi meu sonho. Amo praia, calor...e vim pra uma cidade que também tem inverno e não tem praia. E pior, tem um trânsito enlouquecedor. Mas SP me acolheu tão bem que tenho muito carinho pela cidade hoje. As pessoas me cativaram!
Na profissão foi um grande salto na carreira. Foi fazer "vivo" no CTs que eu sempre assistia na TV. Foi fazer matéria cobrindo o mesmo evento que o Mito Mauro Naves. Foi conseguir apresentar programas em rede nacional. Com certeza foi um salto na minha carreira.


LC - Após a saída da Band, qual o próximo projeto profissional?

TE - O próximo projeto profissional...o tempo dirá.


LC - Nos momentos de folga, qual a atividade preferida?

TE - Praia, muita praia!!! Amo passar o dia inteiro na praia, adoro a energia do sol. Então quer me ver feliz na folga é me levar pra rua num baita dia de sol. Pode ser na praia, no parque andando de skate, na vila madalena tomando uma cervejinha com os amigos...estar no sol na rua me deixa muito feliz nas folgas.

Entrevista no Crônicas - Taynah Espinoza

Nenhum comentário:

Postar um comentário