sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista no Crônicas - Luciano Périco

Conforme o meu propósito, estou colocando no blog mais uma entrevista com jornalistas ou pessoas ligadas ao futebol.

Meu entrevistado desta semana é uma pessoa conhecida da "galera" que vai ao estádio e também dos ouvintes da Rádio Gaúcha.
Luciano Périco, mais conhecido como Lucianinho, é "repórter da torcida" em jogos da Dupla Gre-Nal e apresentador de programas da Gaúcha.
Também atua em eventos da rádio, espalhados pelo estado, como faz na Caravana do Gauchão.

Reitero o meu agradecimento a ele e a todos os que se dispuseram até agora, a participar deste espaço informal.

Confira abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: Quando despertou em você a vontade de estudar jornalismo?

Luciano Périco: Desde sempre. Nunca pensei em fazer outra coisa. Quando criança descobri o rádio, veículo que de cara me identifiquei. Sempre quis trabalhar com jornalismo esportivo em rádio. Felizmente consegui. Nada melhor na vida do que se fazer o que se gosta.


L.C.: Você já tinha alguma ligação com o esporte antes ou foi através da profissão que surgiu o gosto pelo assunto?

L.P.: Como a grande maioria das pessoas, sempre gostei de futebol. Mas nunca joguei nada! Também sempre gostei muito de outros esportes: vôlei, basquete, fórmula 1, tênis... Unindo a paixão pelo rádio foi o casamento perfeito. Claro que o aprendizado de outras modalidades, além do futebol, é permanente.


L.C.: Quais as dificuldades em trabalhar no meio das torcidas?

L.P.: Felizmente, não encontro dificuldades no trabalho junto aos torcedores. Muito pelo contrário! Sou muito bem recebido no Grêmio e no Inter. As pessoas entendem e respeitam o meu trabalho. Tenho que contar como está o clima, seja de festa ou de tristeza. Acabo me envolvendo nos dois casos. Digo que o meu maior patrimônio profissional é poder transitar com tranquilidade no meio das duas torcidas. Gosto muito do contato com as pessoas. Se tem a repercussão direta do teu trabalho. E graças a esse trabalho no meio da galera consegui fazer várias coisas importantes na minha trajetória profissional, como um Pan-Americano, uma Olimpíada e uma Copa do Mundo.


L.C.: Dentro das transmissões esportivas, qual é o teu sonho de trabalho ainda não realizado?

L.P.: Já fiz muita coisa no rádio nesses 13 anos de jornalista, tanto no microfone quanto na retaguarda.      Não gosto muito de fazer planos. Deixo as coisas acontecerem naturalmente. Até mesmo o trabalho na torcida acabou surgindo por acaso em 2003, quando era produtor da Gaúcha. Mas quem sabe, fazer narração, seria uma coisa legal. Só que precisa de muita preparação e disciplina. Algo que necessitaria de tempo.


L.C.: Longe do ambiente de trabalho, o que você faz como distração e lazer?

L.P.: O trabalho acaba tomando grande parte do meu tempo. Fim de semana sempre é de muita atividade.      Futebol e rádio direto! Com isso, se perde muita coisa no convívio com a família e os amigos. Deixei de ir em muitos churrascos, aniversários, festas... Mas faz parte. Nas horas vagas, gosto muito de ir ao cinema, ler um bom livro, navegar na internet, ouvir muita música e fazer caminhadas pra tentar entrar em forma.


Luciano Périco

Nenhum comentário:

Postar um comentário