quarta-feira, 25 de maio de 2011

Janela e Cotas.

Tema de discussões para a semana.   Janela de transferência e cota para extrangeiros.   Tanto gremistas quanto colorados não podem reclamar da atitude da Federação Gaúcha de Futebol e seu presidente Francisco Novelletto que está lutando pelos interesses dos dois clubes.
A Janela de transferência para atletas vindos do exterior não funciona nos padrões do futebol brasileiro.   Os clubes não tem o poder aquisitivo que as equipes européias tem e também não há como negar que é mais fácil algum clube extrangeiro levar jogadores para atuarem fora do país do que os clubes nacionais fazerem o caminho inverso.   Ainda fico mais esperançoso por notar que o futebol brasileiro está caminhando a passos largos para um sucesso nas contratações de atletas de ponta ou que já demonstraram uma ótima qualidade dentro das quatro linhas.   O Brasileirão se tornou uma competição referência mundial em termos de competitividade.   Diferente dos campeonatos europeus onde alguns clubes se destacam sempre e o resto é mera figuração, aqui podemos destacar vários clubes com condições de conquistar o título no início da competição.
Tudo isso não quer dizer que no meio do caminho as figuras não possam mudar de posição e um clube passar de figurante a possível candidato a título.   Isso se deve ao novo poder de contratação dos clubes.   Eles se reforçam e tornam seus atletas figuras de referência para a imagem do clube e com isso tiram proveito econômico e publicitário.
Abrir a janela de transferência para mais perto do início da competição nacional é uma forma de qualificar o campeonato, aumentar os investimentos dos clubes em atletas e, por conseguinte, a arrecadação das empresas responsáveis pela publicidade envolvida no evento.
Quanto as cotas de extrangeiros, não vejo problema em liberar o número de atletas para cada clube.
É mais fácil os clubes uruguaios, argentinos, paraguaios e por aí vai se tornarem mais "brasileiros" do que os nossos clubes virarem "extrangeiros".   O Futebol do Brasil é muito rico em talentos e com isso a exportação da qualidade futebolística se dá mais facilmente do que a importação dos craques de nossos vizinhos castelhanos.
Todas essas medidas não podem ser reclamadas e questionadas por gremistas e colorados, até porque em tempos diferentes, os clubes são beneficiados por brechas na lei.   Alguém lembra que o Inter teve o privilégio de inscrever Sobis e Tinga para as finais da Libertadores 2010?   Isso mostra que qualquer reclamação por parte da torcida vermelha será completamente descabida, assim como os azuis que reclamaram naquela época da vantagem obtida pelos colorados, liguem para a CBF e peçam para não transferir a abertura da janela e que se mantenha a lei.
Qualquer mudança que sirva para melhorar e qualificar o futebol do Brasil sou sempre a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário