segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entrevista no Crônicas - Marcelo Rospide

Mesmo com algum atraso, está aqui a edição do Entrevista no Crônicas. O entrevistado de hoje é o técnico Marcelo Rospide.
Na entrevista ele fala do trabalho dentro e fora de campo além dos seus momentos de lazer.
Confiora abaixo a entrevista:
Luciano Coimbra: Na faculdade de Educação Física, já tinhas em mente trabalhar com o futebol profissional?
Marcelo Rospide: Quando entrei na faculdade tinha como meta trabalhar com futebol. Na época eu estava fazendo um teste no Zequinha para profissionalizar como atleta e também estava cursando a faculdade de Filosofia. Graças aos conselhos de meu amigo Carlos Renato Lopes, o Camarão, eu larguei a Filosofia e ingressei na Educação Física. Prestei novamente vestibular na UFRGS e passei!!!! Ali precisava decidir… seguir como atleta ou ingressar na carreira acadêmica e buscar um espaço no mercado de trabalho do futebol… Graças ao conhecimento que ganhei como atleta, o diretor da Escolinha do Grêmio, o Sr. Cesar da Rocha Lopes, oportunizou meu ingresso no Grêmio como estagiário… a partir dai tudo começou!!!!!!!!!
L.C.: Temos grandes evoluções de táticas na história do futebol mundial. Tu acredita que algo novo ainda está para surgir ou são remodelações do que já existe?
M.R.: Acredito que com o passar dos tempos o futebol irá se transformar… Na verdade as transformações estão acontecendo… Mudanças nas regras é o principal motivo para issso!!! Logo, a tática, a estratégia e a evolução técnica virão a medida que as exigências do jogo forem se modificando.
L.C.: A internet se transformou em uma ferramenta de informações instantâneas, principalmente sobre futebol. Como lidar com esse canhão de verdades e mentiras nos bastidores do esporte?
M.R.: Na verdade penso que toda informação que sai na mídia deveria partir do próprio clube… O clube produzir a informação. Isso daria margem para menos especulações!!! O resto não se controla… Administramos de acordo com a necessidade.
L.C.: O trabalho de um treinador a beira do gramado é só a ponta de um iceberg. Quais as armas de motivação mais usadas dentro do vestiário?
M.R.: Existe muita mística e muitos mitos que foram criados no futebol. Ninguém motiva ninguém!!!! Na verdade nós treinadores vivemos de conceitos. E se nossos conceitos não forem entendidos, aceitos e , sobretudo, compartilhados por nossos atletas a chance de dar errado é grande. Muitas são as formas de despertarmos a vontade de vencer em nosso grupo. Contudo, a vitória não depende de um trabalho motivacional unicamente, antes sim, está profundamente relacionada com o preparo técnico-tático e com o planejamento estratégico para cada momento.
L.C.: Naquele momento de folga, qual a melhor atividade de lazer para descontrair?
M.R.: Isso depende. Durante a temporada, prticamente não existem momentos de folga… O trabalho do treinador é constante… Observar jogos, adversários, análises, debates, opiniões, … Nunca para… É uma tensão emocional de 24hs por dia. Lazer de quem trabalha com futebol, normalmente é futebol… Pessoalmente, gosto de livros, música e família!!!!!!!!!!!!


Marcelo Rospide

Nenhum comentário:

Postar um comentário