terça-feira, 21 de junho de 2011

As Revelações da Dupla e os Treinadores

Ainda não entendi bem o porque de treinadores terem restrições em colocar os garotos da base de Grêmio e Inter para jogar como titulares no time principal.
E isso já não é de hoje que acontece.    Ou os outros jogadores do plantel exercem algum poder dentro do vestiário ou os treinadores que passam pela Dupla Gre-Nal não conseguem ver o talento dos garotos.
Me lembro do tempo de Mano Menezes treinando o Grêmio e de Abel Braga treinando o Inter e as resistências em colocarem para jogar atletas como Anderson e Alexandre Pato.    Hoje é quase impensado que isso ocorra.
Anderson é ídolo no Manchester United, participou da conquista da vaga para a final da Champions League fazendo dois gols na última partida e  está com crédito com o treinador Alex Ferguson.    Mas no Grêmio foi reserva por vários jogos, mesmo sendo um dos melhores jogadores do elenco, que na época disputava a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
Alexandre Pato por sua vez foi escondido nas categorias de base do Inter para não chamar a atenção dos clubes estrangeiros.    Quando subiu para o time principal, Abel tinha uma restrição em colocar o guri para jogar.    Sua primeira participação como jogador profissional do Colorado, fez uma pintura de gol sobre o Palmeiras com apenas trinta segundo de bola rolando após o seu ingresso no jogo.    Participou da conquista do Mundial pelo Inter e logo em seguida foi mostrar seu futebol aos italianos do Milan, onde hoje é titular e grande estrela do clube milanês.
Mas o que toda essa conversa tem a ver com os treinadores de hoje da Dupla Gre-Nal?
Eu explico.    Ainda não vi a convicção do Renato em colocar o Leandro como sendo um titular absoluto e dar a ele a chance de se firmar com uma sequência de jogos.    Sei que muitos vão falar que as partidas em que ele não esteve foram por motivo de lesão, mas  também houve um período em que o treinador tricolor exitava em colocar o menino para jogar.     Mario Fernandes que tem sido considerado melhor jogador em campo nas últimas apresentações do Grêmio no Brasileirão só virou titular por falta de jogadores na lateral e zaga gremista.    Lesões e algumas dispensas forçaram Renato a utilizar o garoto como titular e ele acabou mostrando qualidade e dificilmente volte a ser uma opção de reserva no clube.
Falando do elenco colorado, qual é a dificuldade que Falcão tem em colocar Oscar como uma peça chave no meio campo dos Vermelhos?    O garoto tem tanta qualidade ou mais do que todas as opções que o treinador do Inter levou à campo no último confronto pelo Brasileirão, contra o Coritiba.
Oscar faz parte de uma nova safra de meias habilidosos que estão em alta no futebol brasileiro.    O melhor exemplo vem dos clubes paulistas, onde circulam nada mais nada menos do que Paulo Henrique Ganso, do Santos e Lucas, do São Paulo.
Com os garotos, o time da Vila Belmiro já conquistou uma Copa do Brasil no ano passado e está na final da Libertadores da América deste ano.
É com o time cheio de meninos que o São Paulo está em primeiro lugar no Brasileirão deste ano e com uma campanha de cinco vitórias em cinco jogos.    Fato este que é o melhor início de um clube dentro da Era dos Pontos Corridos.
Será que não está na hora dos nossos treinadores começarem a ver com bons olhos os meninos da base da Dupla Gre-Nal e investirem neles ao invés de trazer jogadores que não tem tanta identificação com o clube?
Fica o questionamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário