quarta-feira, 8 de junho de 2011

O dono da 9

Acabei de escrever aqui no blog que a seleção não me empolga mais.    Só que hoje eu me sentei em frente a TV para assistir a seleção brasileira jogar.
O motivo principal: ver o Fenômeno jogar pela última vez e guardar as lembranças que ele nos deixou para contar aos meus filhos quando eles perguntarem quem foi o melhor camisa 9 que eu vi jogar.
Essa pergunta é fácil de responder, mesmo eu tendo visto craques como Van Basten, Careca, Batistuta, Nunes e outros grandes nomes do futebol brasileiro e mundial.    Ronaldo foi decisivo quando precisou, foi atacado quando não mostrou o que todos gostariam de ver, foi exclamado em escândalos extra-campo, mas com a bola nos pés seu apelido carinhoso resume o que fez pelo esporte mais popular do mundo.
Jogadas fenomenais, lances desconcertantes para cima dos marcadores, gols antológicos e outros mais decisivos.    Enfim, o cara é o dono da camisa 9 em qualquer seleção mundial que se queira escalar.
Aquele que não relacionar Ronaldo para uma seleção mundial está cometendo a maior heresia do mundo.
UM pequeno post para homenagear o final de carreira de uma pessoa fora de série, tanto dentro quanto fora dos gramados.    Suas atitudes de gratidão para com o povo brasileiro são suficientes para demonstrar que um atleta da minha idade virou referência para adultos da mesma época que a minha, adultos da época do meu pai e para crianças da época dos meus alunos.     Amanhã, na escola, todos vão querer ser Ronaldo.    Todos vão querer ser a figura do Fenômeno e aquilo tudo que ela representa.
Para concluir, todos vão querer ser um exemplo de craque de bola e um exemplo de cidadão comprometido com as causas sociais de qualquer parte do mundo.
Meu primeiro post foi dedicado a ele e esse não é diferente.    Segue tua caminhada de realizações e sucessos, iguais aos que tivesse dentro do gramado.

Um comentário:

  1. Oi filho! Eu sei que ser o vice ou ser o último, no brasil é a mesma coisa. Mas....
    Brsil VICE do mundo por causa do Ronaldo.... nuca explicado o motivo de ter jogado...
    Deixei de gostar dele, assim com deixeir de gostar do Zico pelo mesmo motivo...
    Beijo. Pai

    ResponderExcluir