domingo, 26 de junho de 2011

A queda de um Gigante

Falar de futebol é também falar de algumas desgraças.     E hoje o esporte mais popular no mundo está recebendo uma notícia triste.
Um gigante do futebol argentino está sendo rebaixado.     Isso mesmo, o River Plate, um dos grandes da Argentina caiu para a segunda divisão do Campeonato Nacional daquele país.
E olha que isso não é uma tarefa das mais fáceis.     A regra para determinar um rebaixamento no Campeonato Argentino é diferente das nossas regras no futebol brasileiro.
Lá, para ser rebaixado, o clube precisa obter campanha fraca em três campeonatos consecutivos.     Foi isso mesmo que você leu: TRÊS!
É feita uma média dos últimos três anos, de acordo com o rendimento dos clubes nos Torneios Apertura e Clausura.     Como o calendário do futebol argentino segue o calendário europeu, a decadência do futebol dos "Milionários", como são conhecidos os torcedores do River, começou em 2008 no torneio Apertura.
Foram apenas 14 pontos em 19 jogos.     Isso significa que de 57 pontos, foram conquistados apenas 24,5 % dos pontos disputados.     De lá para cá, só campanhas fracas que acabaram por culminar com o rebaixamento do clube centenário da Argentina.
Para um clube que já foi duas vezes campeão da Libertadores e uma vez campeão do Mundo isso é a maior desgraça da história.
Que  sirva de lição para os hermanos de que o futebol não é só o imediatismo e que precisa de uma continuidade de trabalho bem feito e com responsabilidade.
Esperemos que um clube, com a tradição do River, tenha mais sucesso no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário