sábado, 17 de dezembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Nando Gross

Chegando perto da comemoração do Natal, o Entrevista no Crônicas trás um presente antecipado para vocês. Como Edição de Natal, temos aqui no espaço criado para aproximar o leitor do entrevistado, um dos jornalistas mais bem conceituados do rádio gaúcho.
Gaúcho de Porto Alegre, o comentarista e apresentador Nando Gross já passou por vários veículos de comunicação como Rádio Bandeirantes, Rádio Guaíba e Final Sports, todos de Porto Alegre.
Atualmente apresenta o Hoje nos Esportes e o Sala de Domingo na Rádio Gaúcha e participa do Bate Bola, na TVCom.
Veja abaixo a entrevista com Nando, falando mais do que só sobre futebol.
Luciano Coimbra: Qual a relação que você faz da música com o futebol?
Nando Gross: Tanto o futebol como a música dependem de conhecimento e boa técnica, mas ambos são dependentes da emoção. Uma música pode ser bem feita, executada de forma irretocável, mas nem por isso levará emoção às pessoas. O futebol tem uma lógica, uma razão, um método, mas em alguns momentos (e não são poucos) tudo isto cai por terra e a emoção, a entrega, o sentimento acaba fazendo a diferença.

L.C.: Nas coberturas esportivas, você já atuou como repórter de campo? Se sim, qual o maior desafio, comentar ou entrevistar?
N.G.: Fui repórter de campo durante mais de dez anos. São funções diferentes, ambas exigem muito, mas não há dúvida que comentar é um desafio maior. Praticamos futebol no Brasil, todos sabem jogar e por isso entendem do esporte, cada um da sua forma. Eu resolvi estudar para comentar futebol e hoje consigo entender melhor determinadas situações. Mas, independente de analisar o jogo, é preciso ter cuidado com os adjetivos quando emitimos opinião. Costumo dizer que quando falamos de um time, para o torcedor é como se estivéssemos falando da mãe dele, logo… Todo cuidado é pouco. Me assusta um pouco o nível de fanatismo esportivo que toma conta das pessoas. Me afastei de alguns conhecidos, já fui xingado por EX-amigos e vejo todo dia pessoas brilhantes agindo como idiotas quando falam em futebol e clubismo.

L.C.: Sua paixão por esporte e jornalismo tem a mesma trajetória?
N.G.: Não, gosto de esporte muito antes de jornlaismo. Mas sempre gostei de jogar, time do colégio, escolinhas e muitas peladas. Também fui torcedor mas nunca tive este nível de envolvimento que me referi anteriormente. Comecei a estudar música aos 13 anos, aos 16 montei uma Banda e o futebol ficou de lado. Mas sempre joguei futebol, enquanto tive condição física. O jornalismo aparece na minha vida quando fiz o IPV (Instituto Pré-Vestibular) em 1979. Ali montamos o jornal “Opinião Jovem” e pronto, resolvi ser jornalista.

L.C.: Qual a importância das redes sociais na busca por notícias e informações dos clubes?
N.G.: Fundamental, é uma fonte de notícias excelente, ficou mais fácil estar informado sobre as coisas que estão acontecendo pelo mundo. Quanto à interatividade, precisamos evoluir muito. É preciso que o internauta participe dos veículos de comunicação dando ideias, sugestões de pautas, emitindo SUAS opiniões, contestando opiniões emitidas, enfim, atuando de forma a realmente influenciar o veículo. Hoje o que vemos é um festival de baixarias que nada acrescentam. No futebol é bem pior, quem entra nos comentários para ler o que está escrito fica apavorado. Aí perguntam: “mas como é que tu aguentas?” E eu respondo que a gente vai se acostumando com as coisas ao longo da vida, inclusive com decepções. Hoje, trato com naturalidade, no meu blog tenho ótimos comentaristas que dão grandes contribuições, mas se fosse publicar tudo o que escrevem eu teria vergonha de assinar meu nome como responsável pela página.

L.C.: Além da música, que outras atividades ocupam o seu tempo livre?
N.G.: Praticamente não tenho tempo livre. Gostaria de me ocupar mais com diversas coisas que gosto de fazer e hoje ficaram arquivadas. Trabalho, estudo e cuido da Heleninha (esta é a melhor parte). Mas estou sempre projetando novidades para a minha vida. 2012 promete muitas.


Nando Gross

Nenhum comentário:

Postar um comentário