quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Livro do Centenário

Todo clube que completa um século de história, precisa colocar isso em um documento para que fique registrado durante toda a eternidade. E com o Brasil de Pelotas não é diferente. Está lançado o Livro que contra a trajetória do clube mais amado e da maior e mais fiel torcida do interior do estado e se alguém ainda duvida do Brasil.

Identidade Xavante é o livro que traduz em palavras toda a história do Grêmio Esportivo Brasil, desde a  sua criação, o surgimento do seu apelido e por consequência do seu mascote, suas cores e sua história marcada por glórias e dessabores.

É estranho eu querer passar para aqueles que não assistiram ou que não tem o conhecimento - o que eu acho difícil não conhecer o Xavante da Baixada - de como "funciona" a paixão da torcida pelo seu clube.

Celebridades gaúchas já declararam seu amor pelo Brasil. Entre elas posso citar Paulo Sant'Ana, Ruy Carlos Ostermann entre outros.

Paixão essa que trespassa as fronteiras da cidade do interior gaúcho que já foi a Capital do Charque. Que já foi o centro da cultura e o centro financeiro do estado e que hoje busca se reerguer do período de dificuldades pelo qual passa.

Não que eu queira convencer vocês de que o Xavante é maior que Grêmio ou Inter, muito pelo contrário. Não existe comparação do Brasil de Pelotas com a Dupla Gre-Nal. A paixão que assola os torcedores rubro-negros é infinitamente maior do que qualquer outro sentimento de algum torcedor da Dupla.

Paixão essa que faz com que se lote o Estádio Olímpico para uma semi-final de Campeonato Brasileiro em 1985 e que se saia com o sentimento de certeza da conquista do título nacional. Não concretizado pela pequenês de um certo jogador que na época vestia o manto xavante e se vendeu por trocados para o clube do bixeiro Castor de Andrade, o Bangu.

Paixão essa que faz com que um jogador seja transformado em ídolo máximo e que só um desastre como o ocorrido em janeiro de 2009 consiga tirar o anjo Claudio Millar fisicamente do elenco xavante, mas com certeza está entranhado na alma de cada torcedor.

Paixão essa que faz com que se jogue o Campeonato Gaúcho mesmo depois do desastre e que se tenha a ombridade de lutar até o fim pela conquista da permanência na elite do futebol do Rio Grande do Sul. Poderíamos ter nos acovardado, mas não é esse o verdadeiro espírito xavante.

Essas e outras histórias e relatos estão registrados para a posteridade no livro que foi lançado em 10 de dezembro de 2011. Um manual de como se constrói uma paixão entre torcida e clube, entre torcedor e time. Para quem não conhece, apareça algum dia na baixada, em uma tarde de domingo ensolarada e escute o rufar dos tambores da Xaranga.

Se não for tocado diretamente no coração, não sabe o que é o amor pelo futebol.

3 comentários:

  1. tumtum tumtumtumtum.... eeeeeeee
    tumtum tumtumtumtum.... eeeeeeee
    tumtumtumtumtumtum tum...... eeeeeee
    tumtumtumtumtumtum tum...... eeeeeee
    tumtumtumtum tumtumtum... tumtum..tumtum...
    RUBRO NEEEEEEEEGRO-O
    RUBRO NEEEEEEEEGRO-O!!!!

    (Quém é xavante vai entender)

    ResponderExcluir
  2. Já juntei e reservei a grana para adquiri-lo! É a nossa história sendo preservada e contada. Lindo demais!


    100% XAVANTE!

    ResponderExcluir
  3. Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!
    Crônicas de 1 Fã é mais um blog a documentar o lançamento do Livro Identidade Xavante e reconhecer a grande, irreverente e inigualável paixão do Torcedor Rubro Negro pelo G. E. Brasil. Há quem diga que o Brasil não é um Time que tem uma Torcida e sim uma Torcida que tem um Time como poderão ver no Livro do nosso Centenário. E isto é bom. Assim todos ficarão sabendo que o Rio Grande do Sul não se restringe a Grêmio ou Internacional. O futebol Interior agoniza mas na Princesa do Sul, a Torcida Xavante dá o tom.

    ResponderExcluir