domingo, 18 de dezembro de 2011

Terminada a discussão...

Acaba o último jogo oficial do ano para os profissionais da bola e também se encerra a discussão que vinha tomando proporções gigantescas. Quem é melhor, Messi ou Neymar?

Será que foi respondida, na partida que decidiu o Mundial de Clubes da FIFA, hoje pela manhã?

A gente consegue notar que o barcelona joga num sistema de 4 defensores, 4 meias e 2 atacantes, certo? ERRADO!! Daniel Alves não é defensor nem aqui nem o Japão quanto mais no time do Barcelona... Atua como um ponta direita daqueles do tempo de Jairzinho.

Tudo bem que a zaga do barça não é aquela maravilha toda... Puyol e Piqué podem deixar a desejar, mas o que fazer, se eles não são atacados? Dá para colocar até o roupeiro no lugar de um deles que não modifica em nada o resultado da partida.

E Messi. Precisa falar? O cara faz dois gols numa decisão de Mundial de Clubes, contra o Santos, idolatrado no Brasil por quase todos e, para piorar a situação, entra na área adversária como se estivesse no pátio de casa. Decide quando é preciso e enfeita para ficar mais bonito. Simples assim.

Falar de Neymar e cia? Eu digo que, para mim Neymar é só mais um Robinho com cabelo diferente. Ambos poderiam ser bons triatletas quem sabe nas Olimpíadas de Londres. Quando se precisa deles, corre, pedala e..... NADA. Não está preparado para assumir a responsabilidade de decidir títulos para o Santos.

Daí muitos vão dizer que ele ganhou Copa do Brasil, Paulistão, Libertadores...  E a qualidade dos clubes que decidiram essas competições contra ele é a mesma dos clubes que decidem competições contra o barcelona de Messi? Não vou colocar o Campeonato Espanhol, que se não for Barça é Real Madrid o campeão. Aí até o time da várzea de Pelotas ganha se não tiver nenhum dos dois fortes da Espanha.

Mas para não ficar só falando que o Messi é o cara, que o Messi é isso ou aquilo também vou pontuar o que penso dele. Messi é um excepcional craque... DE CLUBE. Quando sua seleção precisa dele, se apaga. Argentina ainda carece de craques decisivos como Maradona, Batistuta, Caniggia, Kempes, Passarela e por aí vai.

Fiquemos com os gols da aula de futebol que o mundo viu hoje pela manhã. E aprendamos que jogando para cima e atacando é a única forma de ser triunfar.


Um comentário:

  1. Caro Amigo Luciano,

    Todo mundo adora o "messi" do barcelona.Mas quase ninguém nota que existe um motor naquele time, que só toca de primeira, em diagonal, sempre em situação de espaço vazio, progredindo...um tal Iniesta...incomoda horrores....
    Assim, tendo dormido no horário do jogo e sem ver...já acreditava que isso fosse ocorrer, principalmente pelo Barcelona ter se preparado para tal jogo e não vindo de salto alto ou de férias, pois se o fizessem, perderiam.

    Abraço, boas festas e um ótimo ano de crônicas pra ti, meu grande parceiro.

    ResponderExcluir