quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A bravura de um grupo.

Ontem foi a última partida para o Vasco na Copa Sul-Americana. Acabou perdendo o jogo para a equipe do Universidade de chile pelo placar de 2x0. Mas o que me leva a escrever este post não é só o jogo de ontem em si.

A motivação desta escrita é mostrar a bravura e determinação de um grupo de jogadores focado em conquistar o máximo de títulos possíveis no ano de 2011. Começou pelo Campeonato Carioca, onde perdeu a chance de disputar a taça do regional perdendo a final da Taça Rio para o Flamengo. Como o rubro-negro havia ganho a Taça Guanabara, sagrou-se campeão estadual sobre o maior rival.

Passado a disputa do estadual, o Vasco focou suas atenções na busca pela conquista da Copa do Brasil. E isso acabou por acontecer pouco mais de um mês após perder o Campeonato Carioca. em uma final contra o Coritiba, que vinha encarreirando vitórias avassaladoras no Paranaense e também na Copa do Brasil, a equipe Cruzmaltina levantou o troféu da competição e garantiu uma vaga à Libertadores da América de 2012.

Muitos pensaram - inclusive eu - que o segundo semestre do vasco seria morno e sem emoções. Totalmente enganados! Em agosto durante o jogo contra o Flamengo pelo Brasileirão, o técnico da equipe, Ricardo Gomes, sofre um AVE - Acidente Vascular Encefálico - o seu auxiliar Cristóvão Borges assume o "trem bala da Colina", como é denominado pela sua torcida e a trajetória de vitórias e viradas sensacionais aumenta ao ponto de colocar a equipe na iminência de conquistar mais dois títulos no segundo semestre.

Cair na semifinal da Copa Sul-Americana diante da boa equipe da La U não é desmerecimento nenhum do trabalho feito ao longo deste ano. O Vasco mostrou aos outros clubes que quando se conquista um título de expressão é bem possível ir em busca de mais triunfos e vitórias. Basta que se tenha um grupo fechado e aguerrido, com propósitos bem determinados e acima de tudo que se tenha força e superação na hora das adversidades.

Que sirva de exemplo para os dirigentes e treinadores dos clubes brasileiros. Foco nas conquistas e um elenco engajado no trabalho do treinador é o primordial para a conquista dos objetivos traçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário