terça-feira, 15 de maio de 2012

O que fazem com o dinheiro?

Foi divulgado hoje uma lista com os balanços dos clubes da Série A do Brasileirão nos últimos dois anos. Algumas coisas me espantam, como ver o Flamengo em quinto lugar no ranking de receitas em 2011e não conseguir pagar seus salários em dia.

A frente do Rubro-Negro carioca estão Santos (4º), Inter (3º), São Paulo (2º) e Corinthians (1º). Desses clubes citados, ao que me consta três deles não possuem atrasos nos salários e direitos de imagem de seus atletas.

Mas outra coisa que me deixa mais espantado é o destino que pode ter o dinheiro que entra nos cofres dos clubes. Onde é investido todo o retorno financeiro que chega a um clube do porte dos cinco primeiros da lista?  Cada clube que encabeça o ranking tem prioridades diferentes. No Flamengo, a intenção é contratar todos os jogadores que possam ser negociáveis no mercado brasileiro e mundial. O mesmo ocorre com o Timão. Se existe algum boleiro que pode ter contrato rescindido, o alvi-negro paulista está na fila para tentar a contratação.

Me parece mais sensato o modo como o Inter administra as finanças. Não sacrifica os cofres do clube e consegue montar um time competitivo para qualquer campeonato que participa. Só penso que poderiam ousar um pouco mais e com isso consequentemente aumentar os recursos advindos da venda de produtos e licenciamentos.

Pela lista, podemos verificar também que os clubes com menor rendimento da Série A ainda apontam uma queda do ano de 2010 para 2011. Isso pode ser relacionado ao tempo que permanecem na Série B e quando conseguem retornar à elite do futebol brasileiro.

Abaixo trago a lista dos vinte clubes em ordem de faturamento.

Fonte: BDO Auditoria e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário