quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tem idade?

A primeira coisa que se discute quando o assunto é futebol é a idade do jogador profissional. É amplamente debatido que o jogador quando chega a uma certa idade não serve mais para os grandes clubes, que é um investimento muito alto para o pouco retorno em uma venda futura ou que até mesmo acabará se aposentando no clube e não deixará nenhum rendimento.

O que estamos vendo no futebol brasileiro é a volta de alguns bons jogadores na faixa etária dos trinta e muitos anos. E não posso chamar os caras de velhos por que muitos deles tem a minha idade. Mas para os profissionais do futebol, a carreira está acabada.

Temos grandes exemplos de "velhos boleiros" que ainda estão na ativa e jogando como titulares nos seus clubes. Aqui no Rio Grande do Sul posso citar o zagueiro Índio do Inter e o improvisado Gilberto Silva do Grêmio. No Atlético Paranaense temos Paulo Baier como o articulador das jogadas do Furacão. Chegando em São Paulo, podemos citar Rogério Ceni, eterno titular da camisa 01 do São Paulo, o volante Marcos Assunção do Palmeiras e o lateral Santista Léo. Passando pelo Rio de Janeiro, o meia Deco e o atacante Araújo do Fluminense, os meias Juninho Pernambucano e Felipe e o goleiro Fernando Prass do Vasco.

Isso tudo sem entrar em outros clubes que não os pertencentes a Série A do Brasileirão 2012.

Aí falamos das especulações de contratações por parte do Grêmio. Foram sondados Alex, meia do Fenerbahce e Zé Roberto do Al-Gharafa do Catar. Muita gente vai dizer que são jogadores velhos, já sem a mesma vontade dos novatos da categoria de base, que já estão com a vida ganha e não precisam de mais motivação para jogar... Tudo isso pode ser levado em conta, mas não podemos esquecer que todos os que acabei de citar acima estão em plena atividade, jogando com seriedade e profissionalismo, almejando conquistar mais títulos por seus clubes e com a estabilidade financeira já consolidada.

Por que não arriscar em uma contratação como essa? Valerá a pena para o clube trazer um jogador deste nível e com essa idade? Ficarão as questões e esperamos para ver o resultado, torcendo sempre para um desfecho positivo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário