sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O lado obscuro do futebol

Após escrever o post que fala sobre o rebaixamento do Xavante, fui em busca de mais informações sobre o ocorrido.
Já tinha um acompanhamento do fato por sites de notícias, mas achei melhor correr atrás de mais alguma informação que pudesse esclarecer o caso.
E não é que me deparo coma uma informação que me deixa mais atônito ainda.
Coloquei no post que a culpa do rebaixamento era da diretoria por não ter buscado maiores esclarecimentos à respeito da situação do jogador contratado.
Só que o fato não é verdadeiro.
A diretoria do Brasil, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol, solicitou à Federação Mineira o relato das punições e a real condição de jogo do lateral Claudio.
Recebeu o OK por parte dos mineiros e os dados não foram contestados pela CBF.
Mas a maior de todas as barbaridades está nos prazos que a CBF não conseguiu cumprir.
Com 45 dias de antecedência, a direção do Brasil de Pelotas solicitou um relatório sobre a situação do jogador em questão e não foi atendido.
A desculpa da CBF é de que não havia tempo hábil para tal.
Só que 48 horas, isso mesmo, 48 horas foram suficientes para que a CBF aceitasse a denúncia a respeito da  inscrição irregular do lateral.
Para isso havia tempo hábil. Para a busca da informação e possível correção na inscrição do atleta necessitava mais tempo.
Já trabalhei no meio do futebol, como preparador físico e auxiliar técnico das categorias de base em um clube conhecido de Pelotas, e sei bem como são os bastidores do esporte.
Atletas que são escalados, mesmo sem condições físicas, por pressão de diretores, reservas que não tem chance no time titular e apresentam rendimento técnico melhor, aceitação de "conselhos" por parte dos treinadores sobre escalação e contratação de jogadores ligados à direção de futebol, são algumas formas que cito de indicação e intromissão nas definições das equipes.
Se o futebol fosse jogado só dentro do gramado, sem as peripécias e trapalhadas de dirigentes e Federações, o esporte seria mais bonito e com certeza, muito mais atraente para o torcedor.

Um comentário:

  1. Melhor time deste país é o Caneta F.C. Cartolas desse clube tem aos montes! São um belo exemplo de como não se fazer futebol!

    ResponderExcluir