quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agora sim, estrearam...

Ontem foi o dia de estreias no futebol do Rio Grande do Sul. e não estou falando só de Marcelo Moreno que fez sua primeira partida oficial pelo Grêmio. A estreia foi do bom futebol dos dois clubes: Grêmio e Inter.

Grêmio conseguiu sua primeira vitória no Gauchão e com uma atuação bem mais convincente dos que a apresentada contra o Lajeadense. Se impôs frente ao fraco time do Canoas e saiu com uma vitória de 3x1, com direito a gols feitos pela dupla de ataque Marcelo Moreno e Kléber.

O que ainda preocupa é o sistema defensivo. E ficou evidente quando Caio Jr. mexeu na equipe e alterou seu esquema tático. Colocando Gabriel no lugar de Marco Antônio, ele trouxe Mario Fernandes para a zaga e passou do 4-4-2 para o 3-5-2 com dois alas que apoiavam muito, sendo um dos gols de Gabriel, após um rebote da falta cobrada por Léo Gago.

Caio Jr. na sua coletiva se mostrou satisfeito com o desempenho do Grêmio tanto no primeiro quanto no segundo tempo, mas enfatizou que a mudança fez com que o time fosse mais agressivo e certamente o resultado da partida passou pela troca do sistema de jogo.

Quanto ao Inter, escrevi no site A Dupla Grenal na terça-feira que a torcida seria a peça mais importante para o jogo contra o Once Caldas - link do meu texto lá: Começar de Novo - e não foi diferente. Torcida apoiando o clube durante os noventa minutos, mesmo quando o time não mostrava a mesma pegada do início da partida.

Podemos resumir o jogo em duas etapas: o primeiro e o segundo tempo. Primeiro tempo de luxo do Inter! Não deu espaço para os colombianos e D'Alessandro mostrou porque é querido pela torcida e que sua presença é de suma importância para o grupo. É o ser pensante do meio campo colorado. Dos pés dele saiam todas as jogadas ofensivas e foi dele o passo para Damião abrir o placar

Com a característica do centroavante, aproveitou a desatenção da zaga e recebeu a bola livre para deslocar o goleiro com um leve toque. E depois disso ainda teve outras chances que não conseguiu converter em gols. Na partida de volta, Damião será importantíssimo na classificação do Inter para a fase de grupos da Libertadores da América. Um gol marcado na Colômbia obriga o Once Caldas a vencer com uma diferença de dois gols para conseguir eliminar o time gaúcho.

É verdade que ainda estamos no início do ano e os jogadores recém saíram da pré-temporada para mostrar mais qualidade e entrosamento, mas a garra e a alma gaúcha, essa sim estreou ontem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário