sábado, 28 de janeiro de 2012

Listas são sempre polêmicas...

Guardei nos meus favoritos o link de uma notícia que li no Globoesporte.com sobre os melhores goleiros dos últimos 25 anos e não é surpresa para ninguém que qualquer lista feita sobre qualquer assunto em qualquer momento, vai gerar discussão e polêmica. E essa não vai ser diferente...

A listinha foi divulgada pela  Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) na quarta-feira, dia 25. Fui olhar e opinar sobre os eleitos e me espantei com alguns goleiros que vi figurarem entre os dez melhores.

Coloco aqui a lista dos dez primeiros e depois vou fazer considerações:

Classificação:
1. Gianluigi Buffon (ITA) - 226 pontos
2. Iker Casillas (ESP) - 213 pontos
3. Edwin van der Sar (HOL) - 201 pontos
4. Peter Schmeichel (DIN) - 179 pontos
5. Oliver Kahn (ALE) - 162 pontos
6. Petr Cech (RCH) - 154 pontos
7. José Luis Chilavert (PAR) - 146 pontos
8. Walter Zenga (ITA) - 132 pontos
9. Andoni Zubizarreta (ESP) - 132 pontos
10. Claudio Taffarel (BRA) - 130 pontos

Considerando que a votação foi feita com especialistas, não entendo o que o paraguaio Chilavert fez de tão excepcional assim para estar a frente de Taffarel, por exemplo. Uma coisa eu tive que concordar: Buffon é realmente o melhor goleiro que eu vo nos últimos vinte e cinco anos.

Os critérios para os pontos de cada goleiro não sei informar, mas Zenga, Zubizarreta e Taffarel atrás de Chilavert é, no mínimo, uma piada. Dos goleiros que citei acima, dois tem pelo menos uma Copa do Mundo no currículo e Zubizarreta fez parte de uma seleção espanhola que encantou na década de 80, mesmo não conquistando nada de expressivo.

Críticas à parte, não tenho muitas mudanças a fazer na listagem dos TOP 10. Claro que troca de posições são obrigatórias, mas as figuras devem ser as mesmas. Algum que outro goleiro esquecido pode aparecer e se colocarmos critérios de conquistas outros brasileiros virão, mas o Chilavert.... OPINE!!!

2 comentários:

  1. Se a pergunta fosse feita para mim há alguns poucos anos, responderia com firmeza: Cássio, goleiro Xavante. Por muito tempo foi o jogador que admirei - e queria ser goleiro em razão disso!

    Mas a lista não está tão ruim. Concordo com a liderança de Buffon, mas Taffarel deveria estar numa melhor posição.

    Abração e saudações Xavantes ao laterna do Gauchão... haha

    ResponderExcluir
  2. Ontem estava discutindo isto com um amigo. Creio que em algumas posições pesou muito o titulo mundial. A midia tem certa "culpa" nesta lista, não que alguns estejam erroneamente citados, mas estão acima da sua realidade.

    ResponderExcluir