quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entrevista no Crônicas - Alice Bastos Neves

2012 chegando e para retomar as atividades a pleno vapor, mais uma edição do Entrevista no Crônicas, desta vez com a apresentadora e repórter da RBS TV, Alice Bastos Neves.
Alice, que é pelotense como eu,  é apresentadora da edição gaúcha do Globo Esporte. Também já apresentou o RBS Esportes e o TVCom Esporte Clube, além de participar das reportagens sobre a Dupla Gre-Nal e esportes olímpicos.
Uma curiosidade sobra ela é que é torcedora assumida do Brasil de Pelotas, mais conhecido como Xavante, que tanto já escrevi aqui no blog
Aproveitem a entrevista abaixo e conheçam um pouco mais sobre essa pelotense:
Luciano Coimbra: Quando despertou em ti, a vontade de ser jornalista?
Alice Neves: Acho que desde sempre fui jornalista. Sempre gostei de ouvir e contar historias e a curiosidade me acompanha a vida toda. Não consigo ver o fato acontecendo e não chegar pertinho pra ver do que se trata. Se alguém me conta uma história, já imagino como seria contar pra outras pessoas. No colégio, adorava redação. Então sempre tive na minha personalidade os ingredientes para ser jornalista.

L.C.: Das matérias que já fizeste, qual a mais emocionante e a mais inusitada?
A.N.: Todas as matérias que fiz no período em que cobri os “esportes amadores”, que eu prefiro chamar de “outros esportes”, foram emocionantes. Na imprensa esportiva o domínio é do futebol, por uma necessidade de mercado. E os investimentos também estão no futebol. As outras modalidades acabam ficando à margem. Então quando cada atleta se superava e batia um recorde, fazia rifa e conseguia viajar pra disputar um mundial, conquistava uma medalha, era como se a conquista fosse minha também. As matérias inusitadas apareceram mais quando entrei na apresentação do Globo Esporte. É cada imagem curiosa, cada fala inesperada que cai na minha mão. Minha missão é transformar isso em texto pra apresentar ao telespectador.

L.C.: Existe alguma matéria que tu classificas como “a desejada”?
A.N.: Matéria não consigo lembrar, mas cobertura esportiva sim. Cobrir Copa do Mundo, Olimpíadas são o momento máximo da carreira de um jornalista esportivo. Ainda não tive essa oportunidade, mas a Copa aqui no Brasil está chegando e vai ser um momento de muito aprendizado pra todos nós.

L.C.: Trabalhar com o jornalismo esportivo sempre foi tua maior determinação?
A.N.: Não. O jornalismo esportivo que me escolheu na verdade. Quando saí da faculdade não tinha um foco muito preciso de onde gostaria de trabalhar. Gostava de rádio, de revista… Mas nunca tinha pensado nem em televisão e muito menos em esporte. Só que surgiu uma entrevista para uma vaga de repórter na área de esporte da RBSTV. Como negar? Fui aprovada e me apaixonei pelo esporte imediatamente. Hoje não consigo entender como nunca tinha pensado nisso! Tem a ver com meu perfil, meu jeito de ser, de ver a vida. Enfim, o jornalismo esportivo me escolheu e eu me apaixonei por ele!

L.C.: Nos momentos de lazer, tua prioridade é…?
A.N.: Meu noivo, minha família e meu amigos. Sou totalmente do dia! Adoro um churrasco na beira da piscina! Amo praia! E procuro estar sempre reunindo as pessoas. Manter perto as pessoas que amo é minha prioridade total!


Alice Bastos Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário