segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esquema ou elenco?

Qual é a preferência dos torcedores: ter um elenco que se enquadra no esquema tático preferido do treinador ou ter um treinador que saiba montar um esquema tático que contemple as características do elenco que tem?

Meio complexo, né?! Mas explico melhor... O que se vê nos clubes de futebol é a contratação de um treinador para trabalhar com um grupo pronto, que já tem seus vícios futebolísticos - e não estou falando dos vícios extra-campo... - e que na maioria das vezes foi montado pelo ex-treinador.

Daí começam as críticas sobre o trabalho do treinador ou o rendimento de um ou outro jogador. E o que se vê: culpas recaindo sempre sobre o comandante da equipe. Óbvio que não vou eximir alguns treinadores de más escalações ou de "fritar" atletas. e isso acontece sim.

Mas também temos que levar em consideração que um trabalho não pode ser julgado por quatro ou cinco jogos e algumas boas e outras más atuações da equipe. É preciso dar tempo de trabalho para os comandantes e que eles sintam confiança no trabalho por parte dos dirigentes. Senão, por que o contrataram?

Mas como aqui no Brasil as coisas são sempre julgadas no imediatismo, não duvido que o ganhador de um campeonato de ontem seja o vilão da perda de dois ou três jogos de amanhã. Já escrevi sobre esse tema há algum tempo e naquele post citei Sir. Alex Ferguson e seus longos anos à frente do Manchester United. Títulos? Muitos. Derrotas? Várias. E o cargo à perigo? Não. Pela simples convicção dos dirigentes - e já passaram vários por lá - e por acreditar na continuidade do trabalho.

Deixem os comandantes trabalharem!!! Não foi isso que falaram para o Lula no início do seu primeiro mandato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário