domingo, 20 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Carlos Cereto

Passou o sábado e não coloquei o Entrevista no Crônicas na rede porque minha garganta não deixou. Mas como tenho um compromisso de trazer para vocês mais uma entrevista a cada final de semana, aqui está. O entrevistado de hoje é o repórter e editor do Arena SPORTV, Carlos Cereto.
Cereto é paulista de Itapira e começou sua carreira em 1994, tendo passagens por rádios do interior e da capital paulista. É repórter SPORTV e PFC São Paulo desde 2001.
Como curiosidade, Cereto foi o único repórter a transmitir ao vivo, via Premiere Esportes, o drama do jogador Serginho, do São Caetano, que faleceu em campo contra o São Paulo, no Brasileirão de 2004.
Confiram abaixo a entrevista dele.
Luciano Coimbra: Na escolha pela profissão de jornalista, você esperava trabalhar no ramo esportivo?
Carlos Cereto: Sempre pensei em trabalhar no jornalismo esportivo. Escolhi o jornalismo porque sou apaixonado por futebol e por esportes de um modo geral. Sempre quis estar perto dos principais eventos. É a realização de um sonho

L.C.: Trabalhar no rádio é aprendizado para a televisão?
C.C.: Considero o rádio a grande escola do jornalismo esportivo. Rádio e Televisão tem linguagens completamente diferentes, mas o rádio pela questão do improviso te dá muita base para trabalhar na TV, sobretudo nas transmissões e links ao vivo.

L.C.: Na editoria do Arena SPORTV, como encaixar as notícias que chegam de última hora?
C.C.: Depende da importância e ineditismo da notícia. O Arena é um programa em rede nacional e a visão jornalística precisa atingir essa amplitude. Mas é mais simples do que se imagina. É só dar importância ao que realmente tem importância.

L.C.: O futebol brasileiro aderiu aos pontos corridos desde 2003. Qual a sua opinião com relação a essa fórmula de disputa?
C.C.: Todo sistema de disputa é bom desde que haja equilíbrio entre os participantes. Gosto mais do mata-mata. Gosto de uma final.No entanto, reconheço que esse ano o campeonato de pontos corridos está sensacional. O campeonato de pontos corridos é o mais justo, mas nem sempre é o mais emocionante. Perde a graça se alguém disparar na frente, mas nesse ano o equilíbrio é muito grande.

L.C.: Nos horários de folga, qual é a prioridade de lazer?
C.C.: Jornalista esportivo não tem folga. Não “desliga nunca”. Mesmo quando não estou trabalhado vejo futebol o tempo todo. Mas às vezes procuro relaxar, leio livros, vou ao Cinema, brinco com meu filho, etc

Na foto: Maurício Noriega, Carlos Cereto, Marco Aurélio Sousa e Milton Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário