quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quinta é dia de jogo?

Já escrevi várias vezes aqui no blog sobre a Seleção Brasileira. E esse post de novo é "dedicado" ao time que representa o país. Ainda não consegui digerir que o Brasil, uma equipe considerada potência mundial no futebol, não tenha capacidade e cacife para atrair amistosos de renome ou com seleções mais qualificadas.

Explico: como o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo 2014 por ser o país sede, não precisa jogar as eliminatórias. Lado bom: não teremos que sentir aquele calafrio que toma conta dos torcedores quando a seleção se classifica aos 44 minutos do segundo tempo em uma partida disputada com o seu maior rival a Venezuela ou a Colômbia, o Equador e por aí vai...

Mas também tem o seu lado ruim. Não participando das eliminatórias, o Brasil não tem com quem jogar, visto que nenhuma seleção que participa dos torneios classificatórios para a Copa 2014 quer disputar amistosos fora das Datas FIFA - dias reservados para jogos oficiais da entidade máxima do futebol mundial e que os clubes são obrigados a liberar seus jogadores.

Acontece que a seleção precisa de treinamento e necessita jogos para aprimorar as qualidades e corrigir os erros que durante o período de preparação venham a surgir. Mas vamos combinar que GABÃO e EGITO não tem lá sua tradição no futebol mundial para fazer uma frente com a seleção brasileira.

Isso tudo no papel! Depois do futebol que foi apresentado pelos atletas canarinhos na Copa América, nos amistosos contra seleções de expressão mundial tais como Alemanha, Holanda e França, a seleção não demonstra nenhuma segurança para os torcedores de que Gabão e Egito sejam adversários fáceis.

Pelo retrospecto, no ano de 2011, o Brasil já enfrentou seleções inferiores tecnicamente e obteve vitórias, mas sem convencer o seu torcedor de que aquela é a seleção penta campeã mundial. Apagar a marca deixada pela vergonhosa participação na Copa da Africa 2010, só vai ser possível com uma triunfo grandioso em terras tupiniquins, em 2014.

Até lá, vamos sendo brindados com amistosos sem a menor importância e sem competitividade. No papel...

Um comentário:

  1. Muito bom!

    Estava eu fazendo uma "pequena" comparação da seleção brasileira atual com a de 70 em minha mente quando pensei numa questão:
    Se aquela seleção tricampeã do mundo estivesse no lugar do elenco selecionado por Mano Menezes, o título do post seria "Todo dia é dia para torcermos por nossa Seleção!", certo? Ou estou errado?

    Pelo menos para mim o título seria esse.

    Torçamos para que a seleção brasileira volte a jogar o que, tradicionalmente, sabe.

    Aproveitando a ocasião: "Tchau, sr. Teixeira. Vaza!"

    Grande abraço. E parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir