segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ficou para a saideira...

E eu que achei que as emoções do Brasileirão iriam acabar neste final de semana que passou. Não é que me enganei. O Campeonato Brasileiro está ficando extraordinariamente emocionante a cada ano que passa e para melhorar ainda mais no quesito emoção, todos os jogos da rodada de encerramento do Brasileirão serão clássicos regionais entre os maiores rivais de cada estado.

Todos os jogos da próxima rodada valem alguma coisa. Alguns valem a Taça, outros vaga na Libertadores e também tem jogo que vale a salvação e manutenção do clube na Série A de 2012. De todos os jogos, vou colocar uma lista dos 5 mais emocionantes, em ordem de importância, da disputa ao título até a saída da zona do rebaixamento.

1- Corinthians x Palmeiras: Vale o título para o Timão, que só depende dele para ser campeão. Uma vitória ou um empate dão ao Corinthians seu 5º título nacional. Já o Palmeiras, garantido na Sul-Americana só tem uma função na partida: azedar a festa do seu maior rival!

2- Vasco x Flamengo: Vale o título para o Vasco e uma vaga na Libertadores 2012 para o Flamengo. As combinações que podem acontecer são: uma vitória do Vasco só dá o titulo ao clube carioca caso o Corinthians não ganhe ou empate com o Palmeiras. Flamengo consegue uma vaga na Libertadores se vencer ou empatar o jogo. em caso de derrota rubro-negra, só se classifica se Inter, Coritiba ou Figueirense um deles não ganhar seu jogo.

3- Inter x Grêmio: O clássico Gre-Nal vale a vida para o Inter e nada para o Grêmio. O colorado se classifica para a Libertadores 2012 com uma vitória sobre o tricolor ou um empate tendo outras combinações de resultados. Empatando, o Inter torce por tropeços de Coritiba e Figueirense nos seus jogos, ou de no máximo um empate de São Paulo e Botafogo. Já o Grêmio, assim como o Palmeiras, está garantido na Sul-Americana do próximo ano e sua função na partida é colocar água no chopp da festa dos colorados.

4- Atlético Paranaense x Coritiba: O jogo dos opostos!!! Vale vaga na Libertadores para o Coritiba e fuga do rebaixamento para o Atlético. Coritiba só depende dele para concretizar sua terceira participação na Libertadores  da América - a primeira foi em 1986 e a segunda em 2004. Uma vitória coloca o time paranaense na competição em 2012. Se classifica também com um empate ou derrota desde que Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam seus jogos. O atlético tem a missão de sair da zona do rebaixamento com uma vitória sobre o Coxa e ainda assim precisa que Ceará ou Cruzeiro não vençam seus jogos. Empate ou derrota levam o rubro-negro paranaense para a Série B de 2012.

5- Avaí x Figueirense: Para o Avaí já rebaixado, cumprir tabela e tirar do Figueira da chance de disputar a Libertadores são as razões para o jogo de domingo. O Figueira ainda busca uma chance de participar pela primeira vez da Libertadores e essa vaga só será conquistada com uma vitória sobre o rival combinado com tropeços de Flamengo, Coritiba ou Inter. Em caso de empate, só se classifica se Coritiba, Inter, São Paulo ou Botafogo não vencerem seus jogos.

Missão difícil para qualquer clube que está envolvido em alguma disputa. No caso de Botafogo e Fluminense, não mencionei pela grande complexidade de resultados que colocariam o Botafogo na Libertadores. Fluminense já está com a vaga garantida na competição.

Domingo que vem cheio de emoções e torcidas, tanto contra quanto a favor de seus clubes. É o Brasileirão mostrando que uma disputa por pontos corridos pode ser sim fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário