sábado, 26 de novembro de 2011

Entrevista no Crônicas - Luiz Ademar Jr.

Tô de volta com o Entrevista no Crônicas. Chega sábado e minha obrigação com vocês é colocar uma nova  entrevista para que o pessoal possa conhecer um pouco mais das personalidades do jornalismo esportivo do estado e também do país.


O entrevistado de hoje é o jornalista Luiz Ademar Jr., comentarista SPORTV e PFC. Foi eleito em 2011, o 3º colocado na categoria Comentaristas de TV por Assinatura e também 2º colocado como Melhor Blog Esportivo pela ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.
Curtam abaixo a entrevista com ele.
Luciano Coimbra: Na profissão de jornalista, as diversas áreas de atuação tem suas particularidades. Como passar aos leitores, credibilidade em uma matéria de jornal?
Luiz Ademar: Trabalhei 17 dos 20 anos de profissão na imprensa escrita. Estou na TV há 3 anos. Credibilidade vai do que você apura, escreve, fala e passa para o leitor, ouvinte ou telespectador. O importante é checar sempre com mais de uma fonte. Ouvir todos os lados. Apurar detalhadamente e jamais tomar partido, independente de quem seja, ou melhor, de qual clube seja. Tratar com respeito todos o clubes. Tratando o jornalismo com respeito diariamente, a credibilidade será eterna. Afinal, os entrevistados perceberão, mesmo quando não gostarem da matéria ou da opinião, que ela é isenta e honesta.

L.C.: Acompanhar as partidas do Brasileirão ajuda no estudo dos clubes antes das partidas?
L.A.: Claro que sim. Faz parte da rotina dos cronistas esportivos. O importante é ler as principais notícias diárias dos clubes. No meu caso, todos os clubes das Séries A e B. E, ao ser escalado para determinada partida, estudar muito os dois clubes, com noticários, informações dos treinadores e jogadores.

L.C.: Qual o fascínio que tem o futebol no interior dos estados?
L.A.: Entendo que o fascínio é maior porque no interior dos estados os torcedores não estão acostumados com a presença diária dos ídolos. E quando os jogadores estão em determinadas cidades, todo mundo quer autógrafo, fotos e marcar presença ao lado da delegação do seu clube de coração.

L.C.: Tua ligação com o esporte veio através da profissão?
L.A.: Sempre pratiquei diversos esportes, especialmente o futebol. Joguei futebol de salão e depois campo nas categorias de base do São Palo Futebol Clube. Fui emprestado para o São Bento, de Sorocaba, mas teria de deixar os estudos e morar, por minha conta, no interior de São Paulo. Não tinha como me manter financeiramente e fiz a opção de me federar no salão, no Nacional, da Comendador Souza. Prossegui com os estudos pensando em jornalismo esportivo e consegui atingir a minha meta.

L.C.: Quais as opções de programa nos momentos de lazer?
L.A.: Gosto de passear e viajar com a família. Jantar fora, curtir shows e cinema e, claro, um futebolzinho também.


Luis Ademar Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário