segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Taça em Preto e Branco ou em Cores?

Lá no dia 17 de outubro eu escrevi um post sobre as chances de o Brasileirão 2011 terminar em Preto e Branco. As chances ainda continuam, mas agora apareceu como um furacão - não se assustem, não é o Atlético Paranaense que resolveu subir na tabela - uma possibilidade de a Taça mais cobiçada do segundo semestre terminar colorida em Grená, Verde e Branco.

Naquela data, coloquei que o matemático Tristão Garcia apontava como fortes favoritos à conquista do título brasileiro o Corinthians, o Vasco e o Botafogo. Os três clubes somavam 83 por cento de chances de um deles acabar o campeonato como melhor time do Brasil.

Neste meio tempo, o Botafogo fez a maior força do mundo para que isso não acontecesse, perdeu várias chances de se tornar líder da competição, sofreu derrotas inexplicáveis como perder para as duas equipes que já estão rebaixadas à Série B de 2012 e ainda demitiu seu treinador faltando três rodadas para acabar o campeonato.

Claro que isso tudo não teria como acabar bem e o Fogão está completamente fora da disputa pelo caneco. Voltando as contas, após a rodada deste final de semana que passou, as chances da competição terminar em Preto e Branco ainda são grandes.

Corinthians e Vasco somam hoje 96 por cento de chances de serem campeões - Corinthians tem 79 por cento e vasco tem 17 por cento - mas em se falando de Fluminense, tudo pode acontecer. O clube foi considerado rebaixado em 2009 e mesmo tendo apenas 1 por cento de chances de escapar da decadência pela segunda vez - o clube já foi rebaixado para a Série C e conseguiu voltar à elite pela "porta dos fundos" - terminou a competição apenas um pontinho fora da zona do rebaixamento e no ano seguinte realizou a façanha de sagrar-se campeão brasileiro.

Vamos deixar a matemática de lado, mesmo sendo ela uma ciência exata. Já conseguimos notar que dentro dos gramados a única matemática que funciona m,esmo é a que aponta um vitorioso por marcar mais gols que o adversário. Quando ainda tiver uma possibilidade de tudo ser modificado, no futebol esta pontinha de surpresa não pode ser desprezada.

Para sabermos realmente qual a cor da Taça do Brasileirão 2011, só depois da próxima rodada ou até mesmo depois da rodada do dia 4 de dezembro. Matemáticos e torcedores, fiquem no aguardo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário