sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Chico Garcia

Pessoal

Mais um final de semana e como de costume, estou publicando outra entrevista aqui no blog.

O entrevistado de hoje é o repórter, apresentador e comentarista de arbitragem da BAND AM 640 e BAND TV, Chico Garcia.

Agradeço a disponibilidade de ceder seu tempo para batermos um papo descontraído e poder trazer à público suas opiniões e sua trajetória.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: O esporte surgiu na tua vida antes da profissão de jornalista ou trabalhar com o jornalismo esportivo foi algo que apareceu durante o curso?

Chico Garcia: Na verdade surgiu antes, não como vontade ou objetivo, mas quando criança, o fato de gostar muito de futebol, faz com que a gente se interesse e acabe entendendo um pouco mais. Na profissão, as coisas meio que se confundiram, pois eu comecei a trabalhar na Rádio RGS 1300AM, da LBV de Poa, em Janeiro de 2001 e meu primeiro dia de aula do primeiro semestre de jornalismo foi em Fevereiro. Eu comecei a Faculdade e já trabalhana como jornalista esportivo.


L.C.: Qual das transmissões mais te realizou profissionalmente?

C.G.: A Copa do Mundo de 2010. Não fiz in loco, fiz do estúdio e foram quase todos os jogos. Acredito que uns 55. Eram 3 jogos por dia, começando às 8h e terminando às 18h. Analisei árbitros do mundo todo e eram grandes jogos. Foi uma cobertura muito intensa, quando ainda estava na Rádio Gaúcha.


L.C.: Existe alguma que fica como "sonho de consumo"?

C.G.: Acho que o sonho de todo jornalista esportivo é cobrir uma Copa do Mundo e ainda tenho esse sonho, de cobrir in loco.


L.C.: Falando um pouco de arbitragem, o que explica o atual momento dos árbitros em geral, no Brasil?

C.G.: Nem vou falar na falta da profissionalização, mas o mínimo que se espera é comando, comprometimento e organização de uma entidade tão importante como a Comissão de Arbitragem da CBF. São várias coisas que contribuem. Os árbitros no Brasil precisam cuidar da sua preparação física, alimentação, preparação teórica, viagens, hotéis, tudo por conta própria. Não existe nenhuma assistência e nenhuma reciclagem. Eles erram, não sabem porquê erraram, não recebem respaldo e muitas vezes, são punidos, retirados da escala, sem nenhuma conversa prévia. É preciso instrução, acompanhamento e estrutura para serem cobrados como são. Não dão a devida assistência e exigem como se dessem. Aí fica complicado, afinal eles são responsáveis por um espetáculo que gera bilhões em todo o mundo e são tratados como amadores.


L.C.: Para os momentos de tempo livre, o melhor a fazer é...?

C.G.: Ficar longe do futebol...risos Procuro me distrair com seriados, como "How I met your mother" e "Friends". Lógico, ficar com a família e com a namorada. Relaxar, ficar de bobeira e curtindo as redes sociais, como o twitter.

Chico Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário