sábado, 1 de outubro de 2011

Entrevista no Crônicas - Milton Leite

Pessoal

Chegou a hora de mais um Entrevista no Crônicas.     Projeto do blog que busca trazer entrevistas com jornalistas ou pessoas ligadas ao esporte.

O entrevistado da vez é o narrador do Canal SPORTV, Milton Leite.

Com seus famosos bordões, Milton Leite traz um pouco de descontração nas suas narrações.

Agradeço desde já, a disponibilidade e confiança em me conceder este bate-papo que irá mostrar o lado do narrador que não aparece nas transmissões.

Segue abaixo a entrevista:

Luciano Coimbra: Seu começo de carreira foi no rádio. Qual das transmissões, na sua concepção, é mais fácil, o rádio ou a TV?

Milton Leite: Transmiti muito pouco futebol em rádio, só quando eu ainda morava em Jundiaí, no interior do São Paulo. Mas considero o grau de dificuldade de transmitir no rádio muito maior do que na TV, porque você precisa "mostrar" para quem ouve o que ele não está conseguindo ver.


L.C.: Nas transmissões de TV, alguns jogos são narrados a partir de um monitor no estúdio e outros diretamente da cabine do estádio. Existe alguma diferença para o narrador?

M.L.: Claro, transmitir no estádio é muito melhor. Afinal você sente o clima que envolve o jogo, a torcida, além de ver coisas que as câmeras não mostram. Sem contar que a visualizar os jogadores em campo é muito mais fácil no estádio do que pela TV.


L.C.: De todas as transmissões que você já fez, qual delas foi a mais dramática e qual a mais emocionante?

M.L.: Difícil escolher depois de mais de 20 anops transmitindo esportes. Posso citar duas, que nem sei se são "as mais"... teve o jogo da Copa da África do Sul, entre Uruguai e Gana. O time africano teve um pênalti a favor no final da prorrogação que levaria a equipe para a semifinal. Perdeu e os uruguaios venceram nos pênaltis. Da forma como aconteceu, foi uma das partidas mais dramáticas que já acompanhei. No plano das mais emocionantes posso lembrar a coqnuista da medalha de ouro pelo César Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim.


L.C.: O bordões que você utiliza nas transmissões surgiram naturalmente? Há quanto tempo você faz o uso deles?

M.L.: Nem me lembro quando eles começaram, mas foi ainda na época da ESPN-Brasil. Normalmente são frases ou expressões que utilizava no meu dia-a-dia, nas conversas com os amigos, nas brincadeiras. Um dia usei numa transmissão, quase sem perceber e as pessoas gostaram., foram ficando. Mas não considero essa a melhor parte do meu trabalho. São apenas uma pequena parte. Acredito que mais importante do que usar bordões engraçados é transmitir direito os jogos, ser crítico e tudo mais.


L.C.: Nos períodos em que você não está à trabalho, quais suas preferências de lazer?

M.L.: Gosto muito de ler. Além disso, adoro viajar, ir a cinema, teatro. Eu e minha mulher curtimos muito numa cidade como São Paulo poder buscar sempre lugares novos pra conhecer, restaurantes.

Milton Leite

Um comentário:

  1. Adoro ele pra mim um dos melhores narradores q vi e ouvi, pra mim ele deveria narrar jogos na tv aberta, mais enfim espero q em breve isso aconteça... ''meus deus q beleza...''

    ResponderExcluir